Automóveis eléctricos são a salvação, dizem

"PM [Particulate matter] is one of Europe’s most problematic pollutants in terms of harm to human health, being responsible for several hundreds of thousands of premature deaths in the European Region every year.

Traffic is one of the main reasons why PM levels are too high, and is the primary source of PM in urban areas.

Electric vehicle PM emissions are comparable to those of conventional vehicles.

Non-exhaust sources account for 90% of PM10 and 85% of PM2.5 from traffic."

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S135223101630187X

2 Curtiram

Ainda mais estranho esse artigo vir da Holanda…

O 1º autor é da Universidade de Edimburgo.
O 2º, sim é da Holanda.

Mas pq estranho?
Este artigo é apenas uma revisão da literatura, não revela nada q já não se soubesse.

Sim tens razão. O meu comentário foi algo despropositado :slight_smile:

1 Curtiu

como é que os veículos elétricos emitem Material Particulado? Durante a produção?
Não é claro pelo abstract do paper.

se quiserem amanhã posso carregar aqui o o paper ponho tenho acesso às revistas científicas no trabalho.

1 Curtiu

“road abrasion and tyre wear” … “Brake wear”

O paper só aborda, e di-lo claramente, a operação dos veículos, não a sua produção.

Cuidado com o cherry picking. Esse articulo foca-se apenas na “PM”.

Gostaria de saber como são produzidas essas PM em primeira instancia.

Por exemplo, é sabido que os VE usam travagem regenerativa, que é feita com o motor sem usar as pastilhas de travão, o que reduz as particulas produzidas.

Também não percebi de que forma o peso é responsavel no aumento das PM.

PM - Particulate Matter só partículas sólidas dispersas no ar que prejudicam a saúde de quem as respira. São produzidas por motores diesel sem DPF, (onde incluem grande parte dos taxis e autocarros da carris assim como transportes de mercadorias), mas também pelas pastilhas de travão ( os sistemas de travagem regenerativa só funcionam acima de determinada velocidade, em velocidades urbanas continuam a usar as pastilhas), e finalmente os pneus. Para onde acham que vai toda a borracha perdida pelos pneus ? O pior é que não é só borracha, é borracha reforçada com sílica e carbono na zona de rodagem.

O peso aumenta as PM ao nível dos pneus porque aumenta o desgaste, ao nível das pastilhas de travão parece-me óbvio, para imobilizar maiores massas as pastilhas sujeitam-se a maior desgaste. Ainda assim, umas pastilhas num VE duram uns 120 000 KM ao passo que num a combustão dura uns 50-60 000 Km. Quanto aos pneus a durabilidade é semelhante.

Desenganem-se os ciclistas, as bicicletas também emitem PM dos calços e dos pneus mas em quantidades muito inferiores tal como qualquer veículo com pneus e travões como carruagens .

1 Curtiu