Av República

No Sábado dia 12, ao final da tarde, passou por mim a menos de meio metro, tipo cometa, uma bicicleta eléctrica que descia a Av República. Só a luz frontal me chamou a atenção no último segundo e me fez parar a tempo de evitar levar com a máquina e a pilota!
A passagem de peões (penso que é na Júlio Dinis) não tem qualquer referência à presença de uma ciclofaixa que a atravessa. Já nas vias das bicicletas há sinais de cedência de prioridade, mas que a ‘acelera’ não respeitou.
O facto de estar um veículo comercial estacionado talvez não lhe tenha permitido ver-me, mas um bocadinho de prudência da ciclista não lhe ficaria mal…
O que também deveria haver seria um sinal para os peões de que há uma ciclovia a atravessar a passagem de peões (nem que fosse o seu prolongamento a tracejado e o desenho de uma bicicleta antes e depois da dita ciclofaixa) para alertar quem atravessa.
Aqui fica o comentário e a foto tirada depois de ter recuperado o fôlego!

2 Curtiram

É de uma verdadeira imbecilidade terem criado estes pontos de conflito. Sim, a prudência deve ser a primeira medida de quem se desloca de bicicleta face aos peões.

Infelizmente, esses sinais que estão pintados no chão, apesar de nos darem uma indicação para sermos prudentes, não têm qualquer validade e estão incorrectamente aplicados. É só mais um detalhe de coisas feitas sem se pensar verdadeiramente nelas.

Espero que estejas bem.
Cumprimentos.

3 Curtiram