Não, é um projecto interessante.
Aveiro distribui sensores para bicicletas para conhecer os percursos
Um total de 180 equipamentos “See.Sense Ace Rear”, uma luz de bicicleta com vários sensores instalados, vão ser distribuídos no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, com que a Câmara pretende conhecer os percursos dos ciclistas.
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13:48 - 13/11/19 POR LUSA
Em comunicado, a Câmara de Aveiro anunciou hoje que os equipamentos, que podem realizar até 800 gravações por segundo, permitem detetar e reconhecer riscos e situações com maior intensidade de trânsito, aumentando a luminosidade e ritmo da intermitência, gerir o nível de luz consoante a altura do dia e o nível de bateria existente e com um raio de visibilidade até 1,5 quilómetros de distância.
Segundo a autarquia, a distribuição dos equipamentos está integrada no “Desafio de Mobilidade”, que tem como principal objetivo potenciar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e seguro.
“Para além de promover a segurança dos ciclistas, será possível recolher informação e dados que nos permitem conhecer e melhorar os trajetos usados por bicicletas, acompanhando as opções de circuito dos seus utilizadores”, salienta uma nota de imprensa da autarquia.
Os sensores irão recolher vários tipos de dados que vão ser transferidos para uma plataforma urbana do município de Aveiro, neste momento em desenvolvimento pela Altice Labs, no âmbito do projeto Aveiro Steam City.
Será essa informação que depois irá permitir à Câmara de Aveiro analisar os trajetos usados pelos utilizadores de bicicletas.
Para a divulgação e implementação do projeto, a Câmara irá contar com a colaboração de entidades locais ligadas à promoção do uso da bicicleta, nomeadamente o NBICLA da Associação Académica da Universidade de Aveiro, a Cicloeixo e a Ciclaveiro.
O “Desafio de Mobilidade” terá início no próximo mês e prolonga-se até dezembro de 2021, estando aberto à participação de maiores de 16 anos, detentores de ‘smartphone’ com dados e bicicleta própria.
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“Para gerirmos a mobilidade, para tomarmos boas decisões sobre qualificação de circuitos, ciclovias dedicadas, sinalética, etc., é muito importante termos dados reais e objectivos”, argumenta Ribau Esteves.
Lol
Esses aparelhos fazem-me lembrar o bem caro Garmin Bike Radar.
O comunicado da MUBi Aveiro a respeito da iniciativa do ano passado: