Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas

Caro Sérgio, mais uma razão que justifica o que digo no último parágrafo: se existisse uma equipa que, a nível nacional, apoiasse os autarcas e ouvisse os utentes, não só se evitaria muito investimento inútil e obras que têm de ser corrigidas a posteriori, como se resolveriam situações anómalas com bastante rapidez evitando situações que podem gerar acidentes.

O título do seu tópico é sobre um caso específico e foi sobre esse que me pronunciei.
Se quiser tratar de problemas gerais de má concepção de vias, erros de sinalização ou mau funcionamento do que existe, como tem conhecimento de várias dessas situações, sugiro que crie um tópico com um título adequado para funcionar como uma espécie de repositório de anomalias.

1 Curtiu

Acho muito bem. As importunações que tenho andado a fazer às entidades têm ou não tido resposta, ou respostas muito secas “uma frase para me despacharem e desampara-me a loja!”. Parece que ainda tenho alguma esperança numa que foi excepção vinda da JSD Odivelas:

Vão ficar abismados com a quantidade de coisas erradas de trânsito que uma pessoa sozinha (eu) conseguiu reportar na página https://forum.mubi.pt/t/barra-de-cimento-assassina-no-fim-…/ no percurso Lisboa — Odivelas!


Fórum da MUBi
forum.mubi.pt

JSD Odivelas

Olá Sérgio, obrigado pelo contacto desde já! Tentaremos responder com a maior brevidade possível, até já ✌️✌️

Entretanto porque não visitas o nosso blog?
http://www.kontacto.blogspot.com/

#Juventude2021

SÁB, 19:18

JSD Odivelas

Olá Sérgio! Desculpa a demora a responder mas às vezes é um pouco complicado. Já vimos que tens muito interesse sobre esta matéria e é algo que também nos preocupad. Gostariamos de te convidar para participares numa reunião nossa e falarmos um pouco sobre este tema. Deste modo poderás conhecer-nos e nós conhecermo-nos a ti, o que te parece? David Pereira de Castro Presidente da JSD Odivelas

SEG, 14:58

Sérgio

JSD Odivelas

Olá Sérgio, obrigado pelo contacto desde já! Tentaremos responder com a maior brevidade possível, até já ✌️✌️

Entretanto porque não visitas o nosso blog?
http://www.kontacto.blogspot.com/

#Juventude2021

Sérgio

Boa tarde.
Parece-me bem! No entanto nos próximos dias vai-me ser impossível por falta de disponibilidade.
Voltarei a pensar em reunirmo-nos lá mais para fim de Maio ou princípio de Junho!

É só seguir o link por cima da imagem que lá deixei! Se ler a mensagem toda, vê que fiz uma reclamação no Portal “Na Minha Rua” que é gerido pela Câmara Municipal de Lisboa, portanto é exclusivo ao Concelho de Lisboa!

Obrigado, Sérgio.

Mais uma situação que não devia acontecer no percurso Lisboa — Odivelas: Mato impede circulação na Ciclovia da Rua das Murtas

Mais uma resposta:

Junta de Freguesia de Odivelas

Mensagens

Junta de Freguesia de Odivelas

21 mil pessoas gostam disto, incluindo Liliana Patrícia Santos e 11 amigos

Organização governamental

24/04/2019, 17:26

Sérgio

Dado Odivelas ser a Cidade Europeia do Desporto e Lisboa ser organizadora do Velo-city 2021, não faria sentido dotar o acesso entre um concelho e outro de melhores infra-estruturas de acesso tanto para bicicletas como para peões? A Calçada de Carriche é péssima tanto para bicicletas como para andar a pé e não há alternativas decentes!

SÁB, 17:43

Sérgio

Vão ficar abismados com a quantidade de coisas erradas de trânsito que uma pessoa sozinha (eu) conseguiu reportar na página https://forum.mubi.pt/t/barra-de-cimento-assassina-no-fim-…/ no percurso Lisboa — Odivelas!

19:00

Junta de Freguesia de Odivelas

Boa tarde, caro Sérgio Loureiro,
Recordando que a Junta de Freguesia de Odivelas exerce competências bastante limitadas no que diz respeito à Mobilidade no território da Freguesia, encontrando-se estas no âmbito da ação da Câmara Municipal de Odivelas, resta-nos dizer-lhe que encaminhámos a sua mensagem para o Executivo, a fim de merecer a devida atenção.
Concordamos que a Calçada de Carriche não é amiga do peão nem própria para velocípedes, e embora também devamos lembrar que se encontra já no território da Câmara Municipal de Lisboa, o mesmo poderia ser afirmado, em certa medida, sobre os acessos à Calçada de Carriche que se encontram no território da nossa Freguesia. Assim, será útil que o Presidente Nuno Gaudêncio e o restante Executivo tenham conhecimento da sua queixa/do seu alerta.
Por fim, sugeríamos que encaminhasse a sua mensagem também para a Câmara Municipal de Odivelas.
Os nossos cumprimentos.

2 Curtiram

Já actualizei a terceira mensagem com todas as alternativas que experimentei de acesso ciclístico Lisboa — Odivelas.

Devo ter sido um kamikaze numa vida anterior!

1 Curtiu

Esta imagem do google maps está desactualizada… embora continue a ser verdade que a ciclovia obriga a virar. No entanto, a visibilidade agora é bastante melhor, pois a parte que aqui aparece como passeio calcetado, neste momento tem o piso igual à parte da ciclovia que a antecede, ou seja tudo a vermelho.

1 Curtiu

Quando a porca burguesia motorizada encontra buracos na estrada que danificam a suspensão do veículo, vai a correr processar o respectivo município pedindo compensação financeira. E resulta! Quando as ciclovias estão num nojo que provocam feridos, ou quandos os passeios estão todos ocupados por carros ou danificados e os peões caem, o que é que as vítimas fazem junto do município? Se o dano material na lataria dá lugar a compensação financeira, porque não o dano físico na pessoa humana?

1 Curtiu

Sou condutor e ciclista. Não poderia concordar mais.

Continuas a insultar os cidadãos que possuem automóvel? Porque razão a moderação não actua aqui ? Ah, deve ser por pertencer à quadrilha !

Cura-te pá!

O fim-de-semana que vem, pode ser?
Ou dá mais jeito durante a semana?
Quem mais era bom para vir à reunião? Políticos, vereadores, etc.

Acabei de enviar o seguinte e-mail à ANSR:

Caros/as Sr./as da ANSR.

Quero expressar a minha indignação perante o facto da Ciclovia da Rua das Murtas em Lisboa ter ao fundo da descida como obstáculo uma barra de cimento que pode constituir um grave perigo para qualquer ciclista que a desça, sobretudo de noite.

Tal obra é reflexo de uma postura ignorante e irresponsável, tanto de quem a projectou como de quem a concretizou.

Já fiz reclamação no portal “Na Minha Rua” da Câmara de Lisboa, com o número de ocorrência OCO/51979/2019, cujo conteúdo transcrevi para Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas . Aí tem um link do Google Maps e foto a detalhar precisamente onde é o local do problema.

Nessa página: Se lerem tudo além da primeira mensagem, vão ficar abismados com a quantidade de coisas erradas de trânsito que uma pessoa sozinha (eu) conseguiu reportar no percurso Lisboa — Odivelas!

Dado a reclamação que fiz já ter um certo tempo, e o seu estado ainda se encontra “Em análise”, fico com a ideia de que a para a Câmara Municipal de Lisboa a vida das pessoas não é importante.

Fiz a mesma reclamação dirigida à Junta de Freguesia de Alvalade, cuja resposta por e-mail me remeteu outra vez para a Câmara Municipal:

Exmo. Senhor
Sérgio Loureiro,

Agradecemos o seu contacto, relacionado com a ciclovia, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que foi criada nova OCO a 4/6/2019, OCO/71440/2019, para reforço do pedido anterior, dado que alterações ao espaço público é da competência da Câmara Municipal Lisboa.

Esperamos ter ido ao encontro das suas expectativas, disponíveis para futuros contactos.

Com os melhores cumprimentos,

Gostaria de saber de que maneira a ANSR pode intervir numa situação que pode causar feridos e mortos.

Grato desde já pela vossa atenção, deixando-vos com os melhores cumprimentos,
Sérgio Loureiro

2 Curtiram

Mais uma prova que a Engenharia de Trânsito na zona do Olival Basto foi feita por BACTÉRIAS
idiotas chapadas:
https://forum.motorguia.net/road-book/160619-fazer-rotunda-do-senhor-roubado-radial-de-odivelas-em-seguranca.html

Default Fazer Rotunda do Senhor Roubado a Radial de Odivelas em segurança

https://www.google.com/maps/dir/38.7…e3!4m2!4m1!3e0

Alguém me sabe dizer como faço o troço indicado entre a Rotunda do Senhor Roubado e a Radial de Odivelas em segurança? Tenho quase que causar um acidente se estiverem carros a vir na CRIL/A8!

1 Curtiu

Isso é uma via rápida (IC/A8/A22)… Não podes ou deves circular por lá de velocípede e equiparados.
Mais valia apanhar a próxima saída da rotunda e atravessar o centro de Odivelas… ou a outra a seguir (Parque metro) pelas colinas do cruzeiro.
Um corredor lateral (ciclovia) nessa rotunda seria útil no acesso a e de Lisboa… Teria que interligar e regular a circulação com a calçada de carriche (bidireccionalidade).

Não sei se reparaste, eu fiz a pergunta num fórum de carros; estava a falar de o fazer de carro.

Lol… Não reparei.
É agreste atravessar aí… Quando há uma aberta é prego a fundo.

Acabei de receber o seguinte e-mail

Caro Munícipe Sérgio Loureiro,

A Câmara Municipal de Lisboa agradece o seu contacto e informa que a Ocorrência OCO/51979/2019 com os seguintes dados foi encerrada.

Ocorrência: Estradas e Sinalização - Ciclovia - Manutenção
Data de Entrada: 25/04/2019
Local: Rua das Murtas
Freguesia: Alvalade
Ponto de Referência:
Descrição: Quem teve a ideia de meter a barra de cimento no fim da Ciclovia da Rua das Murtas devia ser preso! Na segunda-feira passei lá e ia batendo contra ela! Fica ao fundo duma descida e de noite é muito difícil de a ver! O ponto em causa pode ser visto em Google Maps

Na sequência do seu pedido de intervenção de 25 de abril, que mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que iremos proceder à substituição do referido lancil por balizadores. ENT/1666/DMM/CML/19

Poderá consultar o estado do seu pedido n.º OCO/51979/2019 no portal NA MINHA RUA LX ou na APP Na Minha Rua Lx

Obrigado pelo seu contacto.

Com os nossos melhores cumprimentos.

808 20 32 32 | 218 170 552

Se balizadores são aqueles pinocos verticais, a solução é ERRADA. Não deviam era pôr lá nada. Não acredito que carros queiram entrar ali para estacionar, não há nada no meio daquele deserto!

1 Curtiu

Os pinocos verticais hão-de ser de borracha, menos mal… e claro que aquilo não é um deserto: tem o centro de saúde a 100 metros (e uma porrada de outras coisas no parque de saúde), cujo estacionamento passou a ser pago há coisa de um ano… com o escândalo idiota do costume.

Dei o meu feeadback para lá e responderam-me:

Caro Munícipe Sérgio Loureiro,

A Câmara Municipal de Lisboa informa que não foi aceite o pedido de reativação da Ocorrência OCO/51979/2019 com os seguintes dados:

Ocorrência: Estradas e Sinalização - Ciclovia - Manutenção
Data de Entrada: 25/04/2019
Local: Rua das Murtas
Freguesia: Alvalade
Ponto de Referência:
Descrição de Entrada: Quem teve a ideia de meter a barra de cimento no fim da Ciclovia da Rua das Murtas devia ser preso! Na segunda-feira passei lá e ia batendo contra ela! Fica ao fundo duma descida e de noite é muito difícil de a ver! O ponto em causa pode ser visto em Google Maps
Descrição de Reativação: Recebi um e-mail em resposta: « Na sequência do seu pedido de intervenção de 25 de abril, que mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que iremos proceder à substituição do referido lancil por balizadores. ENT/1666/DMM/CML/19 » Se balizadores são aqueles pinocos verticais, a solução é ERRADA. Não deviam era pôr lá nada. Não acredito que carros queiram entrar ali para estacionar, não há nada no meio daquele deserto!

Agradecemos o seu contacto e informamos que os balizadores têm outra função que não de evitar a entrada de viaturas para estacionar.

Poderá consultar o estado do seu pedido n.º OCO/51979/2019 no portal NA MINHA RUA LX ou na APP Na Minha Rua Lx

Agora fiquei curioso na parte :

… informamos que os balizadores têm outra função que não de evitar a entrada de viaturas para estacionar.

Qual é a função?