Bicicleta elétrica vs bicicleta convencional (compra)

Boa tarde.
Encontro este fórum quando me deparo com a compra de uma bicicleta (elétrica ou convencional) para a minha namorada.
Ela conta fazer em média 7-8 km diários na cidade de Évora num percurso casa-trabalho. Não quer comprar carro, e agora a dúvida é entre uma bicicleta convencional ou elétrica. Nas elétricas encontrámos a elops 500e da decathlon por 650€.

Que vos parece?

Obrigado!

3 Curtiram

@Frederico_Zagalo olá e bem-vindo!
Traz a tua namorada aqui para o Fórum também… :slight_smile:

Consegues enviar +/- as moradas de partida e chegada para ver se o caminho tem muita inclinação?

Eu, por exemplo, no primeiro trabalho que tive, fazia um percurso de cerca de 9km de manhã, com paragem a meio por causa da viagem de barco. Mais 9km ao fim do dia. Numa bicicleta convencional, e nunca me cansou. O caminho tinha pouca inclinação.

Para fazer esses trajectos curtos, eu aconselho uma bicicleta convencional. A minha custou uns 700€, sobe tudo e melhor que isso, não tenho avarias normalmente. O que me confere maior autonomia. Mas claro, há mais baratas.

A eléctrica pode ser boa para fazer trajectos maiores. Mas se o objectivo for também ser um pouquito mais saudável, começar com uma eléctrica podes perder essa oportunidade.

Mas traz a tua namorada aqui para o Fórum também, uma vez que a bicicleta é para ela… :slight_smile:

7 Curtiram

Bom dia.

Já há alguns tópicos no fórum.

https://forum.mubi.pt/t/conselhos-sobre-escolhas-para-uma-electrica/4009/11

https://forum.mubi.pt/t/sugiram-me-um-bike-eletrica-para-ir-trabalhar/6732/3

Eu tenho a 900e e estou satisfeito.

Verdade é que já não pego nela há uns meses entre paternidade e confinamento (risco?) … Shame on me… Mas dá para fazer tudo à pé por aqui…

Boas escolhas,

2 Curtiram

Olá,

Eu já usei vários modelos eléctricos da Décathlon, todos com motor na roda traseira e, em geral, tenho uma opinião positiva. O modelo que usei mais foi a 920E riverside e, por 1000€, é um produto com uma boa relação qualidade / preço. É bastante robusta e confortável, mas para quem gosta mesmo de andar de bicicleta, acaba por ser pouco interessante porque o sistema de assistência é muito básico. Ele reage ao movimento dos pedais, que funcionam como um mero botão acelerador.

Para a utilização descrita, parece-me ser suficiente. A elops 500e é bastante inferior mas, para uma pessoa mais leve (eu peso cerca de 90kg pré-covid19), talvez seja suficiente.

Já agora, uma nota para as dobráveis, que também já usei bastante. Em termos de potência, também são fraquinhas, e têm os defeitos de muitas dobráveis: ganham folgas, rolam devagar e são menos confortáveis. Mas, por serem bastante mais leves do que elops e outras eléctricas, acabam por se tornar muito ágeis e são muito práticas na cidade, para distâncias curtas. Já estiveram 650€. 800€ parece-me um pouco excessivo.

Se tiverem orçamento para mais, e a decidirem por uma eléctrica, recomendo vivamente uma bicicleta de motor central e, embora não conheça todas as marcas (só experimentei Yamaha, Shimano Steps e Bosch), as minhas favoritas são as Bosch. Dá gosto pedalar numa bicicleta em que quase esquecemos que está lá um motor, tal a suavidade, e sem deixar de ter imensa potência (dependendo da versão). Obviamente, estas são muito mais caras. Sei de quem tenha conseguido modelos em descontinuação por uns 1500€.

Se ela é minimamente atlética, talvez não precise de uma eléctrica e possa optar por uma boa bicicleta. Mesmo assim, 500€ devem ser suficientes para uma com boas mudanças, confortável e que role bem.

Boas pedaladas!

4 Curtiram

Eu acho que em Évora e 7 km não faz muito sentido começar por uma eléctrica. Comprava uma convencional porque vai ter menos entraves, porque tem que se preocupar com os carregamentos e se fizer isto todos os dias, passado algum tempo até parece que são 500 m e quer mais. Se depois achar (devia experimentar uma) que tem zonas que quer explorar e com uma eléctrica é melhor opção, vende a convencional e então compra a eléctrica.

2 Curtiram

Inês, muito obrigado pela resposta e ajuda!
Não temos ainda a morada de habitação, vamos arranjar brevemente! De qualquer forma, pelo que li aqui no fórum, dará para fazer com bicicleta convencional, portanto iremos inicialmente apostar numa convencionais, até pela vertente da melhoria da saúde.

Já lhe disse para vir ao fórum :grinning:

1 Curtiu

Obrigado Bartolomeu!

Obrigado Ricardo!
Para já vamos apostar numa convencional. Depois se for preciso passamos para uma elétrica. Também vai depender das boas condições ou não, da cidade de Évora para bicicletas.

Um abraço

2 Curtiram

Obrigado pela ajuda, António. Será mesmo uma convencional para já.

Boas pedaladas!

1 Curtiu

Do que me lembro, quando pedalei em Evora, é que era uma cidade acessível em bicicleta. Pouco trânsito, e maioritariamente, plana. O maior problema que me lembro, era ter muitas ruas em empedrado, o que dificulta um pouco com as trepidações…

3 Curtiram