Bicicleta roubada: que fazer?

Era algo interessante para a MUBi desenvolver. Haja voluntários para propor e levar a iniciativa avante. :slight_smile:

1 Curtiu

Já em tempos sugeri isso, uma página facebook para bicicletas roubadas, pode ser alimentada pelo nosso fórum tb… é mais uma ideia que precisa de mão-de-obra.

Referi isso aqui http://forum.mubi.pt/t/o-forum-visto-por-quem-nao-tem-conta-de-socio/2402/20 mas ainda nem o “Compras & Vendas” foi criado… espero que seja brevemente, tal como uma categoria para Bicicletas roubadas, e’ fundamental.

Em Lisboa ja’ foram roubadas mais de 10.000 bicicletas . . .

A maioria aqui, felizmente, nunca teve uma bicicleta roubada, por isso e’ complicado compreender a importancia de uma categoria de entre-ajuda para Roubos aqui no forum.

A sério? Onde viste esse número?

A minha dúvida em relação a ter esta informação no fórum é se queremos uma categoria onde quem é roubado deixa uma mensagem ou se queremos um grupo de trabalho que agregue a informação e tenha contacto com as autoridades?

1 Curtiu

@MCostaHenriques Não consigo ver o link que deixaste… Uma página de Facebook já existe. Aqui está https://www.facebook.com/Bicicletas-Roubadas-Registo-Português-Anti-Furto-216172761756207/?fref=ts mas há muito que não é dinamizada. Estava a pensar em algo mais completo em que se poderia fazer pesquisa por modelo. Assim se alguém fosse comprar uma no OLX poderia verificar antes na base de dados se a bicicleta estaria por lá…

1 Curtiu

Há vários anos que vejo bicicletas na cidade mal trancadas e tenho vindo a propor uma página da MUBi só sobre o assunto.

Era a tarefa ideal para alguém que queira colaborar na MUBi sem saber como.

Sugiro algo simples e que poderá ir sofisticando com o tempo (por ordem de complexidade e tempo despendido):

  • um texto muito breve com 3-4 regras fundamentais e uma ilustração.

  • um texto ampliado com vídeos YouTube de aconselhamento (há imensos).

  • uma lista de tipos de cadeado e apreciação crítica dos mesmos

  • uma ligação a um tópico aqui no fórum onde se listaria bicicletas roubadas.

  • um script formulário onde se registavam de forma standard bicicletas roubadas

  • um mapa com o histórico de bicicletas roubadas

  • um registo nacional de bicicletas roubadas. (a última vez que procurei já existem bases de dados prontas a ser usadas).

  • Contacto automático ou agregado da informação com as autoridades

Quem pode ajudar?

6 Curtiram

Então são 10.001
A minha estava presa a um poste com cadeado kryptonite nas Amoreiras.
Fui à PSP e informaram que havia um “profissional do alicate” no bairro…
Fica o aviso.

2 Curtiram

Base de dados nacional de bicicletas roubadas: Olhos nas Rodas

Penso que é informal, sem ligação às autoridades.

Também existe o tópico Bikes Roubadas no Fórum BTT.

E a página Bicicletas Roubadas em Portugal no Facebook.

Queixa na policia.

Ver no olx e na feira da ladra…

A domingo, 11/08/2019, 00:31, Sérgio Loureiro via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

Acrescentaria aí Cash converters e outros sítes congéneres ao OLX.

Bom dia. Após ler estes comentários, resta-me a dúvida: quando compro uma bicicleta usada, basta pedir e ter a factura da bicicleta comigo (que está no nome de outra pessoa) para provar que agora é minha? Não é necessário mais elementos, como cópia da transferência do dinheiro para a pessoa ou uma declaração da pessoa em como me vendeu?
Grata desde já,

1 Curtiu