Bicicletas e impacto social - apresentação projeto "uma bicicleta para ti"

Olá pessoal,
Venho falar-vos de um projeto em que estou envolvido, de bicicletas e impacto social, para que possam contribuir com a vossa reflexão e participação se assim o desejaram.
O projeto chama-se “uma bicicleta para ti”, e nasceu no contexto da Cicloficina Crescente de Marvila.
A ideia começou quando nos questionámos de que forma poderíamos rentabilizar algumas das bicicletas, doadas e recuperadas, que tínhamos paradas.
Através dos projetos “earn-a-bike” e “the bike project” percebemos que o acesso a uma bicicleta pode nalgumas situações ter um impacto transformador a vários níveis, promovendo a inclusão social, a autonomia, a socialização e o bem-estar físico e psicológico e contribuir para uma poupança mensal que nalguns casos pode ser significativa.
Pensando nisto, estabelecemos uma parceria com a Equipa de Intervenção Comunitária da SCML, que acompanha jovens em processo de autonomização. Esta equipa, sinaliza os potenciais beneficiários, identificando aqueles junto de quem o acesso a uma bicicleta possa ser mais transformador. São situações de fragilidade social e económica em que os jovens não conseguiriam pelos seus meios adquirir uma bicicleta, e em que se perspetiva, por diferentes razões, que a mesma possa ter um impacto positivo.
Apesar dos projetos “earn-a-bike” e “the bike projet”, em que este projeto se inspira, serem especificamente dirigidos a imigrantes, não estabelecemos esse critério para a sinalização. Contudo, é interessante notar que dos primeiros quatro jovens sinalizados, todos eles são migrantes.
Feita essa sinalização, a bicicleta é doada, juntamente com um conjunto de luzes e cadeado. É estabelecido um compromisso para uma utilização durante um ano, que será acompanhada e avaliada em diferentes momentos. Após esse período, e havendo uma avaliação positiva dessa utilização, a bicicleta passa a ser do beneficiário, caso contrário ele deverá devolvê-la. Não existe nenhuma caução nem nada do género, não só porque neste contexto de fragilidade económica não seria possível, mas sobretudo porque acreditamos que esta relação de confiança é não só suficiente, como também importante e positiva em si.
No momento da entrega da bicicleta é feito um acompanhamento do que serão os percursos mais frequentes, em modelo “bike buddy”. A manutenção da bicicleta poderá ser feita na CCM. Por vezes, não sendo possível a deslocação até Marvila com a bicicleta, como já aconteceu, deslocamo-nos a outros locais da cidade e fazemos a reparação na rua.
Entre Outubro e Novembro 2020 entregámos as quatro bicicletas que tínhamos disponíveis. Esta utilização é acompanhada e avaliada durante um ano, mas temos já alguns sinais positivos, na forma como os jovens receberam as bicicletas e estão de facto a usá-las nas suas deslocações diárias.
Sabemos que existem muitos mais jovens com perfil para integrar o projeto (estamos a aguardar neste momento um levantamento de um número exato para as necessidades atuais e de uma estimativa anual para os próximos anos) mas não temos mais bicicletas.
Nesse sentido, para além de acompanharmos os quatro jovens a quem já entregámos as bicicletas, estamos já a pensar de que forma podemos alargar esta intervenção.
Para isso, fizemos uma candidatura a um programa de responsabilidade social de uma empresa, através do qual esperamos obter financiamento para adquirirmos mais seis bicicletas e peças, mas estamos ainda a aguardar os resultados dessa candidatura.
Gostava de ter o vosso feedback, críticas, sugestões. Tudo aquilo que nos possa ajudar a fazer avançar este projeto que está ainda em fase embrionária, mas que “já rola” será sempre bem-vindo.
Da mesma forma, para além de poderes ajudar através dessa reflexão, se tiveres uma bicicleta parada que querias doar, ou peças e acessórios nomeadamente alforges, para-lamas, pneus, etc, contacta-nos.
É um projeto aberto a todos os que de alguma forma se queiram envolver. E haverá com certeza muitas formas de o poderes fazer. Por isso, se tiveres esse interesse, contacta-me e juntas-te à equipa :wink:

11 Curtiram

Excelente projecto. Parabens pela iniciativa. Uma sugestao para angariar bicicletas, seria solicitar a decathlon,continente,corte inglês,etc a explicar o projecto e solicitar bicicletas de exposiçao ou a precisar de reparação,para o vosso projecto. Eventualmente falar com as camaras e psp,para casos de bicicletas abandonadas ou furtadas e que nunca foram levantadas. Pode ser que tenham sorte :slight_smile:

A sexta, 11/12/2020, 17:09, Julio António Machado Santos via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

5 Curtiram

Optima iniciativa. Estive para perguntar a quem doar 2 bicicletas aqui no Forum mas acabaram por ir para familiares meus que precisavam.
Um ponto importante: fazer conhecer a iniciativa/projecto e a Cicloficina ao público pois há milhares de bicicletas paradas, não utilizadas, em garagens e arrecadações neste país e que podem servir. Os donos por vezes querem livrar-se delas e não sabem desta iniciativa.

Parece-me um projeto muito interessante e bem organizado. Tenho algum material que vos poderia dar (selim, guiador, etc) mas sou de Guimarães, de qualquer maneira posso procurar saber qual o valor do transporte e se tiverem interesse posso ver o que tenho para vos disponibilizar e perante as vossas necessidades envio-vos por transportadora e ofereço o valor do transporte.
Penso que para além do apoio das empresas poderiam lançar uma angariação de fundos, através de particulares, em plataformas para isso dedicadas como crowdfunding.
Parabéns e desejo que o vosso projeto tenha muito sucesso

1 Curtiu

Viva,
Obrigado a todas pelas vossas sugestões.
Já estamos a preparar um pedido a algumas entidades, mas foram aqui sugeridas outras que também fazem sentido, pelo que iremos também fazer a elas esse pedido.
A questão que o Manuel Jorge levanta, chamando à atenção para a comunicação do projeto, também me parece importante. Realmente, imagino que essa realidade das bicicletas esquecidas nas arrecadações seja muito grande. Podermos dar uso a elas, envolvendo as pessoas a nível individual nestas iniciativas, também me parece pertinente.
@Mirinho, desde já agradeço também a tua disponibilidade na oferta do material. Quando puderes envia-me por mensagem a listagem dos materiais. Em relação ao transporte, também agradeço muito a oferta, mas nós podemos também suportar essa despesa. Vamos falando…
Obg. Abraço

1 Curtiu

Olá, Júlio. Eu estou a desenvolver a plataforma Lisboa Para Pessoas, centrada na mobilidade sustentável e activa – bicicletas, peões e transportes públicos. Queria falar contigo melhor sobre este projecto. Seria interessante destacarmo-lo na plataforma!

2 Curtiram

Tambem podemos doar algum tempo para ajudar na cicloficina? pois tenho alguns dons para mecânica/bricolage e algum tempo.

Viva,
Ok, parece boa ideia!

Bom dia @drmj100
Sim, podem contribuir com tempo na Cicloficina. isso é excelente!
Quando quiseres liga-me para falarmos disso.

2 Curtiram

Ola Julio
Nunca visitei uma cicloficina.

É como a cicloficina dos Anjos?
Tenho a quartaf a tarde 14h-18h en geral disponivel.
Abraço
Manuel Jorge

A quarta, 16/12/2020, 10:36, Julio António Machado Santos via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

3 Curtiram

Bicicletas… com asas!

3 Curtiram

Enquanto as GIRAS não chegam lá, existem as Gingas!

2 Curtiram