Bicicletas na CP a partir do Algarve

Alguém tem alguma experiência recente com o intercidades a partir de Faro?

Sei que há uma empresa de autocarros que transporta bicicletas mas não me lembro nome

2 Curtiram

Eu vim de IC de Faro para Lisboa, em Agosto, com a bicicleta.
Tive de fazer um choradinho ao revisor antes do comboio sair. Depois tive de lhe tirar as rodas, pra vir um bocado desmontada. E ainda assim o revisor disse q se no caminho pra Lisboa entrasse muita gente, eu teria de sair. E acabou por o comboio ficar à pinha, mas o revisor nunca me disse pra sair.

Segunda as regras da CP, nos ICs Faro-Lisboa só podem vir bicicletas desmontadas, embrulhadas e metidas no espaço pra bagagens.
Sem isso, td depende da boa vontade dos revisores.

Já trouxe 2 bicicletas por duas vezes de Faro para Lx. Na primeira vez comprei um rolo de celofano preto industrial, desmontei as bicicletas e enrolei naquilo. Continuavam a ocupar montes de espaço e o revisor pedir para as meter no lugar para cadeiras de rodas. Aí foi bem e nem precisavam de ir desmontadas.

Agora da segunda vez, não desmontei as bicicletas, fui cedo para a estação de Faro (35min antes) e pedi para falar com o revisor. Ele mostrou-se genuinamente interessado em me desenrascar, tanto que fez um telefonema e ficou a saber que as 2 carruagens da frente iriam vazias para Lisboa. Foi então que eu, a Capitona Bina, e as nossas 2 bicicletas fomos sozinhos numa carruagem “privativa” para Lisboa.

Enquanto arrumávamos as bicicletas nessa carruagem, o revisor contou-nos como conseguia arrumar bicicletas entre os bancos, justo às portas ou em locais que normalmente não caberiam bicicletas. Um gajo fixe.

CB

Estive na CP em Loulé. O bilheteiro foi simpático e prestavel mas desaconselhou.me de ficar na dependencia da decisão do revisor porque já tinha assistido a recusas… consultou os registos e verificou que nos proximos dois dias nenhuma composição incluia carruagens que oferecessem qualquer possibilidade a bicicletavteria que ir no meio dos bancos e provavelmente o revisor nao aceitaria.

Segunda hipótese a Renex. A Renex deixou de existir. Agora é a Rede Expressos que pelo que percebo tem gestão local da operadora que ai trabalha. No caso vertente a Eva.
Na Eva a bicicleta tem que ser despachada mas não tem custos! A funcionaria dos despachos disse que bastaria tirar a roda da frente e envolver toda a bicicleta em plasticoou ccartão. Se houvesse muita carga na bicicleta isso sim teria que ser objecto de despacho separado esse já com custos. Presumo que a ideia do envolvimento em plástico é protegerem.se contra eventuais danos em partes salientes mais frageis e prtegerem as outras bagagens de oleos de corrente…
A funcionária fez questão de me dizer que se eu aparecesse com tempo poderia estar seguro que a biciclete seria transportada

As duas situações acima foram o “empurrão” que faltava para voltar para Lisboa a pedalar…:)…apesar dos quase 40°

4 Curtiram

Ah valente!

Este fim de semana fui pedalar desde Figueira da Foz até Caldas da Rainha e no regresso apanhamos a ‘linha do oeste’ que liga Sintra-Meleças a Coimbra, estava um pouco apreensivo pois já da ultima vez q fomos nesta linha torceram-nos o nariz às bicicletas, mas tivemos sorte em apanhar umas composições ‘azuis’ que possuem um espaço próprio para levar até 4 bicicletas penduradas, e muito espaço à volta para encostar bicicletas

Só foi pena que o ar condicionado do comboio não funcionava, foram 2 horas de sauna.

Nunca tinha apanhado um comboio com espaço próprio para pendurar biclas, e o revisor disse-me que aquela tipo de composição tem uma frequência reduzida. Mas de qq das formas estão de parabens.

Oxalá volte a apanhar este comboio em viagens futuras na ‘linha do oeste’! :slight_smile:

1 Curtiu

Os Regionais não põem qualquer problema no transporte de bicicletas.

Só no IC e no Alfa é que se fazem esquisitos. Aparentemente a CP vai adaptar as carruagens mas recusa-se a fazê-lo expressamente. Afirma que só quando forem retiradas para manutenção se farão as adapatações.

Espero que os comboios que fazem IC para o Algarve avariem bem depressa e o quanto antes então. É que eu adorava fazer uma viagem de bicicleta até ao Algarve (e voltar de comboio) mas não estou para ficar à mercê da boa disposição do revisor…

Sim Zé Miguel, mas a Rede Expressos pode ser uma boa solução, pelo que me disse a despachante de Faro tudo o que se pede é que seja tirada a roda da frente e tudo envolvido em plástico… Até me sugeriu “ir ao chinês” comprar rolo.

E não falou em mexer no guiador que é algo que eu queria definitivamente evitar