Bicycle Friendly Index

:rofl: Obviamente, a ideologia política estará sempre associada a agitadores, não fosse o Observador o braço armado do PSD :rofl:

1 Curtiu

Mas não comparar o Observador com o Avante. Este tem um propósito político assumido. O Observador tem o mesmo propósito mas escondido, assumindo-se como “isento e apartidário” :wink: (Desculpem o off-topic).

1 Curtiu

É óbvio que o Observador é de direita, basta ver a lista dos comentadores. E é da direita clássica, pois faz uma coisa que para mim sempre foi estranha, que é juntar liberalismo com catolicismo. Mas ter ideologia não implica ter partido. O Avante tem ideologia e tem partido.

1 Curtiu

É precisamento isso que me faz espécie. Não é ser de Direita. É ser anti- liberdades individuais, de costumes, onde o ciclismo urbano (que é político, pois altera meios e comportamentos do dia-a-dia) é também afectado negativamente.

2 Curtiram

“Liberdades” individuais que apenas toleram a bicicleta …

Quando mostrares quem és e deixares de ser cobarde, pode ser que eu tenha também a Liberdade de te responder.

2 Curtiram

As políticas pró-automóveis que há muito tempo marcam a realidade portuguesa (e não só) são antagónicas às liberdades individuais. Só um estúpido não o entende.

2 Curtiram

Sobre as liberdades individuais dos automobilistas e dos outros utilizadores, neste caso os peões:

3 Curtiram

Ressuscitando este tópico no seu ponto inicial…

PORTUGAL VAI TER UM RANKING PARA AVALIAR A “CICLABILIDADE” DAS CIDADES:
http://smart-cities.pt/pt/noticia/bicycle-friendlyindexpt2803 23
Parece ser algo muito interessante.
@david_vale, podes contar-nos mais detalhes sobre isto?

Em temos diz alguma pesquisa superficial sobre a existência destes rankings aplicados a Portugal.

As minhas questões:

  1. Como está este projeto?
  2. Porque não utilizar integralmente ou adaptando, um dos muitos rankings existentes? A vantagem de reutilizar seria também a de poder comparar os resultados com outras geografias.

Obrigado.

2 Curtiram

Ciclabilidade de Odivelas = 0
Tanto na cidade em si, como extrapolando para todo o município!

1 Curtiu

2 anos depois:

http://smart-cities.pt/mobilidade/bike-friendly-index2703/

1 Curtiu

Não sei se chega a 5,9 km.

1 Curtiu

Como liberal continuo a discordar profundamente dessa métrica, acho que é uma métrica meramente burocrática, e que os melhores decisores para decidir se uma cidade é ou não boa para pedalar, são os que saem todos os dias à rua para pedalar.

Há muito tempo que proponho uma métrica bem mais certeira:

a correlação entre a distribuição demográfica, por sexo e idade, da população em geral de uma determinada cidade; com a congénere distribuição demográfica da população que usa a bicicleta no dia-a-dia.

Quanto maior a correlação entre essas duas curvas mais bike-friendly é uma cidade. Nas cidades pouco bike-friendly vemos a pedalar a distribuição demográfica das pessoas que tipicamente um país envia para o exército: jovens do sexo masculino. Nas cidades muito bike-friendly vemos a pedalar todos os estratos da população, de todos os sexos e idades, na mesma proporção da população da cidade.

Distribuição demográfica geral

e comparar com a distribuição da população de ciclistas urbanos e verificar a correlação

Fugir a este conceito é burocratizar.

Eu gostava de avançar nisto, mas não tenho os meios para fazer este tipo de análises, mas bastava estar numa ciclovia a verificar as pessoas que passam.

5 Curtiram