Calhas/carris nas escadas, informação para autarcas

Boa noite,

Estou a preparar um conjunto de ideia a apresentar ao Orçamento Participativo na JF dos Olivais e deparei-me com a necessidade de dimensionar a proposta em termos de valor. Bem sei que o valor da intervenção é um campo opcional, mas pensei que talvez fizesse sentido propor localizações para as ditas rampas/calhas/carris pois, caso contrário, talvez a ideia fique “fraca”.

Conhecendo relativamente bem o Bairro da Encarnação e dos Olivais (o domínio territorial da Junta dos Olivais) conheço algumas escadarias em que as rampas fariam todo o sentido. As razões principais são ser locais onde passam muitas bicicletas (mesmo com escadas!), estar perto de locais com elevado potencial de uso (escolas) ou serem bons “atalhos” (a alternativa de bicicleta ou a pé é 2 a demasiado longa).

Como existe um limite de 15.000€ para a proposta, penso ser útil indicar um número conservador de locais, mas, ao mesmo tempo, não ser demasiado “pouco ambicioso”. Assim, comecei a pensar em coisas como: custo por metro linear, tempo de aplicação no aspecto dos custos e forma da calha, normas de colocação (forma da calha, inclinação) e segurança nos aspectos de como a obra seria realizada.

Infelizmente não creio existir muita informação acerca de nenhuma destas coisas. Ao contrário dos “bicicletários” em que existem um conjunto de normas e boas práticas, existem preços de referencia, a questão das calhas/carris parecem completamente virgens.

Escrevo este post para que me ajudem a coligir esse conjunto de informação para que, talvez, possa vir a ser publicada no site da MUBI e, ao mesmo tempo, eu poder fazer referencia a essa página na minha proposta ao Orçamento Participativo dos Olivais.

Deixo então aqui as questões:

  1. qual o nome desta estrutura? Calhas, carris?
  2. qual a principal vantagem, objectivo? (eu sei a resposta, mas gostava de conhecer outras formulações)
  3. em que situações devem ser aplicadas?
  4. em que situações não devem ser aplicadas?
  5. quais as normas de instalação? Se possível: indicar dados como inclinação máxima, distancia à lateral da escada, largura do carril, altura da lateral do carril, do lado esquerdo ou direito, numa escada com separador central, no centro ou na ponta, escavada nos degraus ou sobre os degraus, com contacto com o chão em ambas as pontas, qual a superfície do carril, pintadas ou não, se sim, com que cor, sinalética…
  6. quais os custos de instalação? custo de metro linear, tempo de aplicação, competências necessárias para a aplicação
  7. links? links com fotografias para boas práticas ou para soluções inovadoras (encontrei na cenas do pedal referencias a esteiras motorizadas no japão)

A ideia é ser o manual para qualquer pessoa que pense em promover, implantar uma coisa destas e não ter qualquer desculpa para “inventar” e fazer algo de inútil.

Rui Ribeiro

3 Curtiram

Não tenho dados concretos para te ajudar, mas a tua proposta lembra-me outras semelhantes feitas no passado. Se contactares as pessoas que estiveram envolvidas nessas outras propostas talvez consigas as informações que pretendes:

OPL - propostas da mubi
http://pedais.pt/calhas-amigas-das-bicicletas-entre-os-vencedores-do-orcamento-participativo-de-lisboa/

Orçamento participativo de Arroios - proposta 6 “Escadas amigas das bicicletas”

http://participarroios2015.pt/wp-content/uploads/2015/04/lista-final-de-projetos-a-votação-2015.pdf

1 Curtiu

@paulovieira Os links já não estão válidos… Quem eram as pessoas envolvidas?

@racribeiro Conseguiste as dimensões?

1 Curtiu

seria excelente , principalmente em escadas longas , e se forem largas ainda facilitam ainda a instalação.

2 Curtiram