Caos na Arrábida

O calor está a chegar e o queixume já começa. Agora já não se pode levar o carro para ao pé da toalha… Que mania que estes gajos extremistas e demagogo têm.

@acarvalho, @RafaelLopes

5 Curtiram

No contexto deste tópico, aproveito para partilhar isto convosco.

De facto, para quem vem dos arredores de Lisboa (como é o meu caso), é demasiado exaustivo ir de transportes públicos até à Arrábida. Apenas para quem more relativamente perto de uma estação da Fertagus… ou more a algumas estações de metro de uma estação da Fertagus, o transporte público já se torna razoável comparando com o automóvel, com tempos próximos.

De outra forma (e sendo onde se enquadram a maioria das pessoas), a opção mais adequada é mesmo estacionar o carro no parque da Secil e seguir o resto de autocarro. Esta opção é excelente… só tem um mal, o autocarro só leva à praia da Figueirinha. As outras ficam para quem insiste em bloquear aquilo tudo.
Mas também do parque da Secil à Figueirinha devem ser uns… 20 minutos a pé.
É de facto a melhor opção, mas ficamos limitados a uma só praia. Os transportes públicos aqui são muito pouco competitivos, talvez merecessem melhor atenção da parte da câmara de Setúbal.

1 Curtiu

A acessibilidade à Arrábida é reduzida (talvez por ainda ainda está preservada a sua beleza natural).

Há dezenas de anos que, em ritmo sazonal, os banhistas põem a sua vida e a dos outros em risco com os automóveis em número excessivo em circulação e estacionados na via, ao longo de quilómetros, entre as praias.

Ainda está por implementar um sistema de transporte colectivo útil e eficaz para servir todas as praias e não apenas, como bem referes, @ZeM, a Figueirinha

2 Curtiram

Não percebo porque é razoável apenas quando se mora a algumas estações de metro de um estação da Fertagus. Os transportes dentro de Lisboa funcionam razoavelmente bem, não creio que haja muita diferença entre fazer mais estações de metro (ou autocarro), mesmo que isso envolva mudar de linha.

Estamos a falar de quê, mais meia hora? Mas mais meia hora numa viagem de quanto tempo? O comboio demora 1 hora a chegar a Setúbal. Não sei quanto tempo demora o autocarro a chegar à praia. Onde quero chegar, é que o acréscimo de tempo em transportes públicos no lado de Lisboa, numa perspectiva global, não é um transtorno muito maior.

Acho que pior é ir de carro e ficar preso no trânsito, na auto-estrada, e depois no acesso às praias, perder meia hora ou mais a encontrar lugar e depois a caminhar até à praia. Isto ignorando o problema de bloquear a via.

O transporte público ganha sempre má reputação porque é comparado com o transporte individual em situações idílicas.

Sugestão: ir de bicicleta até à estação da Fertagus, meter a bicicleta no comboio, depois ir de bicicleta até à praia :grinning:

4 Curtiram

mas existe maneira de ir de setubal para as praias de bus?
é que até a ultima vez que vi, a fertagus ainda nao parava nos galapinhos nem no portinho.

e a nivel de ser competitivio… com bilhetes Lisboa-Setubal a 4.50 (~9 ida a volta) mais 1,45 do metro (~3 ida e volta) mais outros tantos do suposto autocarro Setubal-Praia… dá 15 euros por pessoa… isso é competitivo com o carro que para a praia em media leva 3/4 pessoas?

nao estou a defender o automovel… mas a verdade e que é daquelas situações que nao ha alternativas faceis… e se as há, são tão publicitadas que nem o google maps conhece.

1 Curtiu