Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?

(João Pedro Abranches Freire) #392

O que escreveu não faz o mínimo sentido…

(Pedro Sanches) #393

Já viram a bike box ali na Av. António Serpa? E aquelas marcações no chão? Espectáculo! Será que a via é propicia a circulações de 30 km/h para o trânsito motorizado?

Maçã… apetecia-me uma maçã.

(Pedro Sequeira) #394

@Freire fonix… tem o excel com os dados todos, incluindo a distância à berma

agregue os dados por distância e para cada distância individualmente o que diz a distribuição de margem de ultrapassagem, é maior quando o ciclista tem, ou não tem capacete?

incluindo para a distância mínima (o mais junto á berma)

então, bate certo quando ele diz que com capacete levamos mais razias ou ele está a enganar-nos nas conclusões?

e esqueça lá se usar a cabeleira longa tem efeito ou não (que tem) e vamos focar numa coisa de cada vez, o capacete, que é o tema desta conversa…

(João Pedro Abranches Freire) #395

Se há o gráfico no artigo com os dados agregados, porque carga de água é que hei-de ter mais trabalho?

O que referi é que é mais relevante a distância do ciclista à berma do que o uso ou não do capacete…

Uma diferença de 7 cm em 150 cm entre usar ou não usar capacete é irrelevante quando se circula junto à berma (primeiro gráfico)…

(Pedro Sequeira) #396

Bom, o João é mesmo impossível :slight_smile:

conseguiu pegar num estudo sobre utilização de capacetes com conclusões como “Cyclists wearing helmets at greater risk. New research from the UK suggests that drivers give cyclists without helmets a wider berth compared to their helmeted counterparts.”

tirar alguma info que lhe dava jeito para defender a sua teoria sobre a posição na via, e ignorar outra. top.

o Trump disse a certa altura que alguns dos seus apoiantes eram tão dedicados que podia dar um tiro a alguém, e não ia perder o apoio deles.

eu começo a achar que podíamos descobrir 20 estudos com milhares de medições, linhas pintadas e tudo, e não ia servir para nada.

como já insisti tanto com eles vou ficar à espera dos tais dados do grupo do facebook, mas com pouca esperança, 1º de os obter, e menos ainda de eles servirem para alguma coisa nesta batalha que é convencer o joão… acho que ganhaste, parabéns ^^

(João Pedro Abranches Freire) #397

A questão é que você prefere ignorar a leitura do gráfico que é bem mais do que explícito porque pura e simplesmente não lhe convém…

Você é que está a ter a postura que indicou…

(Pedro Sequeira) #398

…When overtaking the test bicycle, drivers passed closer when the experimenter:
-wore a helmet

pah, das 5 distâncias de medição há uma em cada um dos gráficos da primeira página em que isto não se verifica, e a diferença é muito mais pequena do que nos outros 4 (1m e .25m respectivamente). é nesse caso anomalo que se está a basear ou estou a ler mal os gráficos?

(vamos deixar a posição na via para outro tema, até porque mais importante do que a distância à berma é a distância ao lado central da via, o objectivo de ocupar a via é precisamente impedir ultrapassagens na mesma via com falta de segurança…

(Pedro Sequeira) #399

as linhas com os círculos são os dados com capacete. os quadrados sem capacete

no gráfico da esquerda valores baixos são bons, no gráfico da direita é ao contrário

sim, admito que o raio da posição um impacto grande, e que isso vai contra o que temos defendido, mas tenho boas explicações para isso (noutro topic), este é para falar de capacetes. acho que ninguém consegue olhar para os gráficos e dizer que com capacete temos menos probabilidades de sofrer um acidente causado por uma ultrapassagem mal feita.

Porque faz sentido andar de bicicleta sem capacete
(João Pedro Abranches Freire) #400

No gráfico da direita:

Vocês defendem que o ciclista deve circular a meio da via o que corresponde grosso modo a 1.25 m da berma.

Nessa posição o utilizador de bicicleta foi ultrapassado com e sem capacete a 1.13 e 1.20 m

Junto à berma foi ultrapassado a 1.37 e a 1.47 m respectivamente com e sem capacete.

A diferença entre andar com e sem capacete na berma ronda os 10 cm

A diferença entre andar com e sem capacete a meio da via ronda os 13 cm

A diferença entre andar com cacete na berma e a meio da via ronda os 24 cm

A diferença entre andar sem cacete na berma e a meio da via ronda os 27 cm

Está patente que o posicionamento na via tem muito mais impacto do que o uso ou não do capacete

E você continua a malhar com a história do capacete

Tenha dó…

Já agora:
O sítio onde caí no Bairro Azul há uns dias está a sofrer obras. Espero que desta vez se lembrem de colocar asfalto em vez de empedrado…

Hoje o piso está bastante escorregadio por causa da chuva e do pólen.

Vi um sujeito a andar de bicicleta na ciclovia da Duque de Ávila sem capacete, com fones king-size nos ouvidos, sem luz e com as mãos nos bolsos…

(Pedro Sequeira) #401
  1. já viste o nome deste topic? nota: a palavra capacete aparece uma vez. as palavras “posição” e “via” aparecem 0. é preciso fazer um gráfico com 0s e 1s ou como são valores discretos basta uma tabela?

2. esse já agora, bom, se a posição na via era offtopic o resto dos comentários é mesmo para ficar a bater mal… quer que eu comunique a 1ª mensagem ao medina, vá limpar as estradas e fique na ciclovia a fazer espera a essa malta? ^^
    (não responda pff

(João Pedro Abranches Freire) #402

Quando um artigo se predispõe a caracterizar duas situações porque raio não hei-de fazer?

Se o artigo defendesse o que você defende, pelos vistos erradamente, com toda a certeza não estaria com esses pruridos :wink:

Você prefere ignorar os números e continuar a martelar no que lhe convém

Típico…

(Pedro Sequeira) #403

Eu sinceramente não sei se fazes isto só para nos irritar…

Abre o raio de um topico para discutir a posição na via e deixa esta para falar do capacete, é assim tão complicado? no outro falamos à vontade.

O gajo também discute a utilização de uma peruca para simular ser uma mulher, e com bons resultados, mas se quiseres falar disso também é melhor um topico à parte, pode ser? dass…

(Pedro Sequeira) #404

“Drivers, at least in the UK, were up to twice as likely to drive too close to Dr Walker when he wore his helmet.”

“He was hit twice - both times while wearing a helmet.”

(João Pedro Abranches Freire) #405

Irra, não faz sentido separar os tópicos pois os dois estão interligados

Atendendo aos números apresentados com certeza quando foi abalroado estava a circular a meio da via e não junto à berma tendo sido a posição na via mais determinante para o sucedido do que o facto de estar a usar capacete…

(Pedro Sequeira) #406

ya, eu quando saio de casa olho pro capacete que tenho do btt e penso, hoje levo ou não levo capacete?

depois em função de responder sim ou não vou ver na tabela a que distância é que tenho de andar na berma xD porque não se podem misturar as coisas.

(João Pedro Abranches Freire) #407

Independentemente de usar ou não o capacete o estudo mostra que está mais seguro se circular junto à berma

(Pedro Sequeira) #408

@freire ok, ok, ok. esse estudo mostra, sem duvida, que circular junto à berma conduz a uma maior distância de ultrapassagem.

estamos de acordo? feliz? podemos fechar este debate da posição para já?

(João Pedro Abranches Freire) #409

Depende…

Se continuar a escrever sobre o capacete e o abalroamento eu terei de escrever que o posicionamento na via foi mais determinante do que o uso do capacete…

(Pedro Sequeira) #410

LOL,

estou a imaginar o joão num forum sobre saude em que se discute se é melhor beber leite de origem animal ou “leite” vegetal e o joão chega lá e diz

CAGA NO LEITE, MAIS IMPORTANTE PARA A SAÚDE É NÃO FUMAR DIZ ALI NO GRÁFICO PORTANTO ESSA DISCUSSÃO É PARVA E SE DEFENDEREM O LEITE X VOU TER DE DIZER QUE O IMPORTANTE É NÃO FUMAR

tá bem joão. vá, porta-te bem que eu já não digo nada ^^

(Pedro Sequeira) #411

@Freire se amanhã pintar uma linha no chão num percurso qualquer, digamos a 25cm da berma, e fizer sempre o percurso lá em cima. a distância de ultrapassagem, em média, vai ser maior ou menor se levar capacete?

e se por acaso a berma estiver cheia de buracos e pedras e tiver de ir a 50cm da berma?

acho que nenhuma das questões é dificil de responder com base no estudo que usas em cima. can you figure it out?