Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?

Mais um artigo

4 Curtiram

Para quem interessar, a MUBi acaba de publicar um artigo com a tradução integral de um trabalho da Cycling UK sobre as provas existentes sobre esta temática:

http://mubi.pt/2017/04/18/capacetes-para-ciclistas-uma-revisao-das-provas/#comment-14051

6 Curtiram

Os camiões só entram em cerca de 5% dos acidentes mas são responsáveis por quase 25% das mortes. Distância de camiões.

1 Curtiu

Nesse caso discordo mas não tem interesse dado que morre sempre. https://www.youtube.com/watch?v=LmRkPyuet_o

Eu a correr também tenho picos de 16 km/h. E, ainda por cima, no meio de árvores e raízes, onde a probabilidade de cair é significativa. Devo portanto usar capacete…

2 Curtiram

E um bom seguro de vida, para deixar alguma coisa aos filhos :laughing:

Cá na terra, todos usam capacete!

6 Curtiram

Há que aprender a interpretar dados.

Esses valores são uma média. Se todos os carros passassem a uma distância, nem que fosse de 1 metro, não havia problema.

O problema é que esses valores indicam que com capacete há carros a passar mais proximamente, o que significa que há mais chances de haver carros a passar demasiado próximos.

Não há dúvidas de que se usar o capacete há menos chances de se aleijar se bater com a cabeça.
Não há dúvidas de que tornar o uso do capacete obrigatório aumenta as chances de ter um acidente e aleijar-se.

1 Curtiu

E cá estão os fundamentalistas anti-capacete. Se não querem usá-lo, estejam à vontade, agora tentar convencer terceiros a fazê-lo já passa dos limites!

Não, o que muita gente defende é que cada um é livre de usar ou não usar. Eu sou contra a obrigatoriedade do uso.

2 Curtiram

Outra vez arroz…

O que mais observo quando se fala neste assunto é o fraquíssimo conhecimento que a generalidade das pessoas têm em lidar ou interpretar estatística. Existe até aqui alguém entre nós que se afirma um estatístico… embora não tenha formação nessa área de conhecimentos e tenha já dado calinadas quando tenta falar acerca do assunto.

SE eu for ao chão, é óbvio que estou mais seguro se usar capacete.
Mas essa verdade está limitada à informação de que o acidente já ocorreu!
O que os estudos evidenciam (não sei como é que ainda andam aí a contrariar ciência… será válido se no mínimo fundamentassem recorrendo igualmente a ferramentas de rigor e dados em concreto e não a “achismos”), é que a probabilidade de ocorrer acidente aumentou sempre que se tornou obrigatório o uso do capacete. Até existe um relatório da Ordem dos Médicos do Reino Unido (suportado por um estudo deles) defendendo a não obrigatoriedade do uso do capacete por motivos de saúde pública… numa altura em que o capacete era obrigatório e pôde-se observar o impacto dessa mesma lei no rácio bicicleta/carro e o efeito que teve na sinistralidade.

4 Curtiram

Obrigado @ZeM pela contribuição. Não tens por acaso o link para esse artigo?
Era óptimo coloca-lo aqui.

Também é importante e nunca demais frisar que:

“Ser contra o uso do capacete” não é igual a “ser contra a obrigatoriedade do uso de capacete”

3 Curtiram

Já tive mas entretanto tive de formatar o PC. Vou ver se o consigo encontrar.

1 Curtiu

Penso que seja isto: http://www.cyclehelmets.org/1189.html

1 Curtiu

Esse é daqueles estudos duvidosos. Como se a existência de extintores provocasse um aumento do número de incêndios! :smiley:

Ainda me lembro quando era obrigatório andar de extintor no carro!

Hmm… pergunto-me porque é que terão deixado de ser obrigatórios…

E porque não capacete para automobilistas? Como diz o povo “ou comem todos ou há moralidade”.

Epa, agora vi a tua resposta. Nem todos os sinistros de carro são contra muros de betão. Aí não há capacete que os safe.

Mas tens muita gente que acha que conduzir a 200 km/h é seguro e que os carros os vão proteger das consequências…

Nos carsh test a 50 as pessoas por vezes sobrevivem mas não têm consciência do perigo que é para elas próprias velocidades mais elevadas…

Simples, ninguém fiscalizava o prazo de validade dos mesmos o que os tornava inúteis.