Carros estacionados na ciclovia

Como já estou a habituado, sempre que uso a bicicleta e passo por uma ciclovia, muitas vezes encontro carros estacionados a ocupar a largura toda da ciclovia.

Hoje, deparo-me com uma ciclovia relativamente curta e estreita (daquelas que é só tinta, mas com sinalização vertical) que está completamente cheia de carros estacionados. Nem um metro da ciclovia estava livre para bicicletas. Poucos metros depois da ciclovia vejo um polícia de tránsito a multar um motoqueiro e pergunto-lhe:

Eu: Boa tarde, quando é que vão multar os carros que estão todos os dias estacionados nas ciclovias?

Polícia: Não podemos multá-los.

Eu: Como assim não podem??

Polícia: Vá ver o código da estrada, não tem lá nada que me permita multar um carro estacionado numa ciclovia.

Depois disso fico a olhar incrédulo para ele durante uns segundo e continuo a minha viagem.
Ainda hoje tentei dar uma olhadela ao código da estrada mas não é fácil de ler nem de procurar informação específica. Alguém sabe se de facto não é possível multar carros estacionados na ciclovia? Porque se não for eu tenho algumas ideias para os multar eu mesmo.

2 Curtiram

Claro que é proibido. Artigo 49.1.f

"1 - É proibido parar ou estacionar:

f) Nas pistas de velocípedes, nos ilhéus direcionais, nas placas centrais das rotundas, nos passeios e demais locais destinados ao trânsito de peões;
"
https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/lei/2013-116041830-116043213

9 Curtiram

Obrigado Romão! Se voltar a ver aquele polícia ele vai ouvir. Com gente assim não admira que no Porto seja quase impossível usar uma ciclovia.

4 Curtiram

Eu já queimei alguns neurónios a falar com polícias para multarem carros em cima de ciclovias, e já desisti. Passei para o campo “retirar o orçamento de fiscalizar estacionamento à polícia e dá-lo à EMEL” (que não dá para outras cidades, claro).

Bastante acessivel.

O que o Policia te quis dizer foi: Segundo o Código da Estrada, o ciclista não é obrigado a saber o código da estrada. Deixe-me em paz e vá à sua vida!

Como já se falou noutro sítios, eles às vezes dizem que certa ciclovia não é legal, é só tinta e isto e aquilo logo não se aplica blah blah blah…

Mas neste caso concreto o @Daniel_Garrido diz que existe sinalização vertical, por isso não podem dar essa desculpa.

2 Curtiram

Olá Daniel, será que te referes ao pedaço de ciclovia em frente ao cemitério da Asprela?

E o passeio sem sinalização também deve ser só calçada…

As ciclovias não estão previstas no RST?

Yup. Até no google maps dá para ver o que vejo regularmente nessa zona. Google Maps

3 Curtiram

Eish, que pouca vergonha… Diria para reportar, há apps (Android, iOS) para isso, já se falou bastante do assunto no fórum. Mas neste caso parece ninguém querer saber… Deviam chatear a câmara para esta por separadores.

2 Curtiram