Cascais quer pôr mais gente a andar de bicicleta e transportes públicos

" ideia é ter a funcionar a partir de setembro um sistema multimodal que abrange bicicletas, transportes públicos, carros privados, parques de estacionamento, e novas tecnologias.

“Quem vai de carro para Lisboa gasta cerca de 350 euros por mês, e com este sistema pode poupar 250 euros”, afiança Carlos Carreiras, em declarações ao Expresso.

Até ao final de 2017, o autarca promete adquirir 1200 bicicletas partilháveis, mais que triplicar os quilómetros de ciclovias (dos atuais 19 quilómetros para 70 quilómetros) e criar dois mil postes ou docas de parqueamento das “Bicas”. Para tal prevê um investimento de 2,5 milhões de euros. Quem tem bicicleta própria poderá parquear num destes pontos por 0,50 cêntimos ao dia ou três euros ao mês.

Para usarem uma destas bicicletas, os utentes podem pagar 1,99 euros à hora ou 10 euros ao mês. Há ainda a opção de escolherem comprar o passe mensal por 20 euros, com direito a uma “Bica”, o estacionamento da mesma junto a uma paragem de autocarro e a viagem num dos “buses” municipais."

1 Curtiu