Castelo Branco: Ciclista morre em acidente

Buzinadelas aos ciclistas é uma praga e o que mais me irrita quando pedalo…

Tem sido comum levar buzinadelas para me avisarem que lá vêm com o carro… como se fosse possível não houver o diabo dos “queimadores de nafta” a fazer barulho :triumph:

1 Curtiu

Houver ? Queimadores de nafta? Sabes o que é nafta ?

@Three
Deveria ser “ouvir”, obrigado pela chamada de atenção.
O termo nafta é usado, se bem que incorrectamente, para o petróleo bruto (pois a nafta é de facto um produto da refinação do petróleo), um “queimador de nafta” é, em gíria, um automóvel de mecânica Diesel.

Errado, o diesel está tão longe da nafta como a gasolina está da querosene.

Se é para ir ao pormenor e não considerar gíria, tal como disse na resposta anterior, Diesel não é um combustível, é um ciclo de funcionamento de um motor e deve ser escrito em maiúscula, visto ser uma designação proveniente do nome do seu criador, Rudolf Diesel.

Esta é uma discussão off-topic. A intenção inicial foi denegrir os automóveis com motor diesel apelidando-os de “queimadores de nafta” quando a nafta é o último dos subprodutos da refinação usada em grandes barcos de cruzeiro sem qualquer controlo de emissões ao contrário dos automóveis que possuem uma legislação apertada nas emissões e usam um combustível refinado segundo normas bem definidas.

Também não se deve esquecer que o ruído gerado pelos automóveis tem duas componentes, o motor, dominante até aos 50 km e o rolamento dos pneus na estrada que domina a partir dos 50 km/h o que significa que mesmo que fosse eléctrico continuaria a gerar ruído considerável.

Finalmente não se deve confundir a tecnologia com os seus utilizadores e demonizar um equipamento que francamente melhorou a qualidade de vida das populações que dele usufruem. O problema está na sua utilização abusiva e descontrolada.

A nafta não é o “último dos subprodutos da refinação”. Estás a confundir com as variedades de fuel-óleo pesadas (da destilação sob vácuo) e nem estas são as últimas dos subprodutos (ainda tens o alcatrão)…
A nafta é um corte bastante leve da destilação atmosférica do crude (ou de processos intermediários da refinação, como do cracking catalítico). A nafta está até mais próxima da gasolina do que do diesel.


1 Curtiu

Continuas a desviar o tópico.

Começas o offtopic, depois acusas-me de offtopic quando corrijo o teu comentário.
Sabes o que penso de ti.

A crítica era apenas contra um fundamentalismo anti-automóvel. Muito provavelmente deves a tua existência à disponibilidade de um automóvel no momento certo mas isso não interessa quando estamos servidos!

Pela minha parte, fundamentalismo anti-automóvel, não. Já contra o desmesurado número de veículos a gasóleo a circular que fazem “meia-dúzia” de quilómetros por dia, tornando-os uma imbecilidade monetária e ambiental, aí, talvez, já seja um bocadinho, mas isso sou só eu certamente.

1 Curtiu

Os meus pais não tinham carro quando eu nasci.
Nem a tua mãe tinha, mas o teu pai sim.

Não te reconheço qualquer autoridade para opinares acerca dos meus pais por isso recomendo-te que te restrinjas ao que conheces e não faças incursões no domínio pessoal!

E para que fique claro, o estigma relativamente ao diesel carece de sentido. A norma Euro 6 tornou-os mais “limpos” do que os a gasolina ( apesar do “escândalo” da VW que se referia apenas aos NO ). De facto colocar um diesel a circular meia dúzia de Km por dia é um desperdício mas para os proprietários porque enchem os DPF e não conseguem limpá-los, Em termos ambientais não são piores. Piores são os charutos sem DPF onde se incluem Taxis e boa parte dos autocarros da Carris e ainda os navios de cruzeiro atracados nos cais de Lisboa.
Os veículos a gasolina possuem um catalisador que demora cerca de 15 minutos até atingir a eficiencia desejada. Significa isto que os veículos a gasolina em percursos até 15 minutos andam a cuspir CO e NO à fartazana. Pior, os novos motores a gasolina turboalimentados com injecção directa emitem também partículas idênticas aos diesel sem DPF. Por isso o DPF será obrigatório nos veiculos a gasolina muito brevemente.

Em resumo convém não aderir ao estigma tradicional sem adquiri algum informação coerente e fidedigna.

Só se for para pegarem fogo, coisa que já acontece nos Diesel e não são os turbo-alimentados que emitem partículas, são os motores de injeção directa que as emitem.

Pessoal, antes que os utilizadores deste tópico, “peguem fogo” :wink: bora lá moderar o tom.
É completamente desnecessario o tom de ameaça e ofensivo.

Reparem numa coisa: O café central é o conteúdo do forum que está aberto a todos.
Qualquer pessoa que aceda ao forum vê estes posts de insultos e fica com uma ideia errada do que é este forum, do que trata e as pessoas que o utilizam.

Estou certo que @Three, @CapitaoBina e demais (apesar de anónimos) não gostariam de contribuir para que o forum fosse visto como tendo contéudo hostil entre utilizadores. Eu não gostaria.

Fica aqui o pedido para moderarem o tom nestas discussões, a bicicleta agradece! :wink:

4 Curtiram

Obrigado pela correcção!

Eu apenas te corrigi na definição de nafta, que tu tinhas errado redondamente confundido-a com fuel óleo pesado.

Todos sabem consultar a wikipedia o que é algo diferente de trabalhar na indústria. Mas na ausência de argumentos implica-se com detalhes picuinhas!

Ó filho, eu tenho um mestrado em refinação de petróleo e trabalho na indústria.