Ciclo-faixa : Av. Fontes Pereira de Melo - Lisboa

Se calhar a solução era simplesmente deixarem de obrigar as bicicletas a irem nas ciclovias. Assim, se quiséssemos ir a mais de 30km/h podia-mos optar pela segurança da estrada.

Agora estou baralhado…
Se estiver de carro e quero virar à direita, há uma ciclovia também à direita que continua em frente, não deverei olhar 1º para o espelho do lado direito e ver se vem alguma bicicleta, just in case, e caso venha ceder a passagem antes de “ocupar” a ciclovia?
Mas o que acontece muitas vezes são os automobilistas a ultrapassar-nos ainda um pouco antes da viragem e “jogam” com o carro para a direita, obrigando o ciclista, se tiver tempo e reflexos, a uma travagem brusca. https://www.youtube.com/watch?v=__Q3r38I48g
Quando já vão um pouco mais à frente, com uma relativa segurança e distância, e com o pisca aberto, o melhor mesmo é abrandarmos e esperar que o carro vire.
Penso que há 3 hipóteses:
1- Para o automobilista, colocar-se um sinal bem evidente da passagem de ciclovia e que tem que ceder passagem;
2- Esse sinal estar na ciclovia e ser para o ciclista ceder passagem aos carros que viram à direita
3- No caso de não haver nenhum sinal, o automobilista deverá ceder automaticamente passagem porque vai mudar de direcção

Será que pode ou deverá ser assim?

Se calhar a solução era simplesmente deixarem de obrigar as bicicletas a irem nas ciclovias. Assim, se quiséssemos ir a mais de 30km/h podia-mos optar pela segurança da estrada`

mas já nao são obrigadas a ir pela ciclovia…
mas se formos por ai, entao também nao podes ir no BUS pelo que terias de ir na faixa do meio da avenida
antes da ciclovia até era coisa que se fazia bem… agora cheria me que se alguem for no meio da rua leva umas quantas razias propositadas mais umas bocas a mandar para a ciclovia.

ao longo da Av Republica, todos os cruzamentos onde os carros podem virar à direita foram colocados semaforos que ficam amarelos tanto para os carros como para as bicicletas, o que reforça a ideia que ambos devem ter cuidado
o que acontece é como a ana disse, os condutores procuram aquilo que estão habituados, e eles nao estao habituados a ciclistas a 20kmh a aparecerem de um angulo morto.

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A descer até na via do meio se vai bem. Mas tens razão, o mais certo era levar umas razias propositadas.

Também pensava que já não éramos obrigados a ir pela ciclovia, mas ao que parece elas são sempre assinaladas com um sinal que obriga a sua utilização. (http://asminhasbicicletas.blogspot.pt/2017/03/obrigatoriedades-das-mas-infraestruturas.html)

Não vejo como essa separação por semáforos pode ocorrer… uma vez que a ciclovia e a estrada seguem no mesmo sentido. Dada a nossa cultura automobilística, haverão acidentes que podiam ser evitados se os automobilistas fossem menos nervosos e tivessem mais consciência do que têm nas mãos quando estão ao volante…

Eu creio que aquilo que podia ser perfeitamente feito pela câmara, é colocar sinalização vertical a alertar os automobilistas para averiguarem a presença de bicicletas antes de virarem, e podiam também pintar as passagens de velocípedes (em vez de somente as ditas “pegadas de elefante”) à semelhança do que é prática habitual noutros países.

Eu acho que o ideal, mesmo, já que a ciclovia foi feito a uma cota superior à da estrada, seria os carros terem de subir à cota da ciclovia quando viram à direita em vez de serem as bicicletas a descerem à cota da estrada. Mas parece-me que esta seria uma intervenção muito profunda para se esperar que fosse feita após a obra concluída.

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Dando resposta à sua pergunta, e recuperando algo que foi dito noutro “post”, copio este comentário:

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acho que falta a estrada ali ser elevada ao nivel da ciclovia, para chamar a atenção de que se passa qualquer coisa, agora já não deve dar, mas pelo menos quando for pintada a cheio vai ficar melhor

no outro dia levei a famosa ultrapassagem seguida de curva à direita. quando fui chamar a atenção da senhora que o sinal de virar estava amarelo (a piscar) ela respondeu “pois, mas ele aqui nunca fica verde” =/ fiquei parvo com a teoria ^^

Olá a todos,

Eu vi aqui algumas coisas escritas das quais queria dar uma opinião.

Eu já circulei em algumas destas ciclo faixas e pareceram-me agradáveis. Os semáforos quando forem instalados apenas abrirão verde para os ciclistas depois de algum tempo aberto para os carros. Assim evita as viragens logo à direita dos automobilistas. Eu sei que é chato porque continua a ser o privilégio do automóvel em relação à bicicleta mas para já, a nível de segurança, creio resolver.

Em relação às árvores, segundo a CML, iriam aumentar as cotas. Muitas vezes são retiradas árvores em determinadas zonas mas aumentadas em outras. Eu concordo. Porque nem sempre se colocou árvores em locais corretamente e hoje podem afetar a nova estrutura. Desde que a cota aumente, por mim está bom.

Boas viagens,
RMF

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Em relação aos automóveis estacionados em cima da ciclo faixa: inicialmente fiquei chateado por ver isso acontecer na Av. da República, mas das últimas (poucas) vezes que lá passei, não vi isso acontecer e pelo contrário, vi Polícia Municipal a verificar isso.

o facto de ter um sinal redondo de fundo azul nao significa automaticamente que é via “obrigatoria”,tal como o sinal redondo azul com um autocarro nao significa via obrigatoria para autocarros mas sim reservada a TP’s… interessa é o que o CE diz do sinal

já reparei isso na republica… novamente as prioridades trocadas

Em vez de abrirem primeiro o BUS e bicicletas (para deixar as bicicletas passarem o cruzamento) e depois entao os carros fazem o contrario, o que nem resolve o problema ja que mesmo com o semaforo aberto há 5 segundos vao continuar a haver carros a querer virar já que o tempo de avanço que dão nunca é suficiente para escoar os carros.
Já se fosse ao contrario, em 3 ou 4 segundos escoam todas as bicicletas que eventualmente estejam paradas no semaforo.

alem disso o que acontece na pratica é à aos poucos os ciclistas começam a guiar-se pelos semaforos dos carros em vez das bicicletas. eu na Republica já prefiro guiar me pelos semaforos dos carros do que os dos ciclistas que estao sempre fechados, mesmo quando os semaforos para os carros na faixa lateral e central estao abertos

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isto dos semáforos abrirem 1º para os carros e só depois ara as bicicletas deve ser uma coisa lisboeta ^^ nunca vi tal coisa, o contrário sim, várias vezes, mas sempre fora de Portugal

eu na republica vou pelos semáforos dos carros e dos peões… mas com cuidado :slight_smile:

Os semáforos abrirem primeiro para os carros nunca vai produzir o efeito desejado pelo motivo que o Pedro Costa referiu… enquanto estiver verde para os carros, haverão sempre carros a passar, porque o trânsito ali não tem quebras, é constante e contínuo. Se abrissem primeiro para as bicicletas elas despachavam-se logo… além de que parece muito “contra-corrente” estar-se a dar este tipo de prioridade aos carros… Eu já acho a quantidade de semáforos em que devo parar quando estou numa bicicleta tão improdutiva, sinto mesmo que estou a levar com a ineficiência que é gerada do “outro lado”.

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Sim. Concordo. Como disse, não acho que faça sentido dar prioridade ao tráfego motorizado em relação às bicicletas.

facepalm

hoje no Publico

https://www.publico.pt/2017/03/20/local/noticia/quando-tem-pressa-ricardo-nem-pensa-em-usar-as-ciclovias-1765645

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hoje vim a Lisboa, estou farto de ver malta a andar em sentido contrário nestas ciclovias unidirecionais… :frowning:

Outro fenómeno que acabei de presenciar com o @ecawireless é o de motas na ciclovia… :frowning:

Também já vi uns quantos em sentido contrário na Fontes Pereira de Melo. E as motas é o prato do dia… usam as ciclovias e os passeios para estacionar nos passeios e nos Sheffield para bikes. =/

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Estacionar nos u’s ainda nem é tao grave. GRAVE É OS VER A CIRCULAR NA CICLOVIA EXCLUSIVA PARA VELOCIPEDES. A monguice é uma doença cronica por ca. Educar o tanas é multa para cima. Chamas a atençao ainda respondem mal!!!

Ainda a semana passada mandei este email para a CML:

Exmos senhores,

Escrevo a perguntar se os estacionamentos para motociclos criados na Rua do Viriato, em Picoas, são para ser usados por veículos automóveis enquanto os motociclos continuam a estacionar nos passeios e nos suportes em U dedicados a velocípedes.

Esta situação que envio na foto em anexo é recorrente. Não será boa ideia demarcar claramente através de sinalização vertical e horizontal estes estacionamentos e fiscalizar através da Polícia Municipal o estacionamento abusivo nestas situações?

Faz-me pouco sentido os lugares terem sido criados e não haver informação nem fiscalização. Quem acaba por pagar são os peões que vêem os passeios invadidos por motociclos e os utilizadores de velocípedes que vêem os estacionamentos que lhe foram dedicados também ocupados.

Cumprimentos

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