Segundo o CE, peões em skates, patins e equipamentos similares devem fazer-se mover pelas ciclovias. Mas julgo serem considerados peões na mesma pelo que… não sei até que ponto é proibido usarem dois fones como nós somos. Não é preciso dizer que é perigoso, claro.
Fico muito surpreendido com a implementação dessas bike box’s!!! Não pensei que fossemos já dar um salto tão grande…
Mas tenho dúvidas. Qual o artigo que confere força legal às bike box’s? Isto é, até que ponto um carro ou uma mota pode ser autuado se parar nela?
Seja como for, achava mais imperativo preencherem com cor as passagens para ciclistas ou colocarem sinalização vertical para os automobilistas a alertarem-nos para a sua presença…
Tinha dado muito jeito essa bike box ontem quando fUi a Lisboa e arranquei num vermelho para verde exactamente ali a cruzar Picoas. Tive um imbecil a apitar-me e a grulhir pela janela de um carro, qq coisa como “depois admiraste se levares uma pancada”, acho que ficou filmado tenho de ver, a ver se faço denúncia á PSP.
Eu estava este os carros, pois não consegui ficar à frente de nenhum dado estarem quase em cima da passadeira, e quando arranquei os carros arrancaram rápido e não consegui nem ir para um lado nem para outro… Estavam cheios de pressa para ir para a fila seguinte.
Já agora o piso da bike box pareceu ser semelhante àquele piso vermelho áspero que por vezes se põe antes das passadeiras para aumentar o atrito, tem aspecto de ser algo que vá durar e não daquela tinta que daqui a 1 semana já foi.
Gosto do placard a vermelho que se vê na imagem… só podia vir de quem vem. Não há forma de se exigir que aquele lixo visual seja retirado dali? Uma avenida toda remodelada e depois aquele mamarracho…
Estamos no bom caminho. É excelente ter estas caixas!
Concordo que as cores e a sinalização no pavimento" para automobilista ver" seja importante. No entanto, penso que é importante não parecerem os utilizadores das bicicletas sempre insatisfeitos com tudo o que é feito. No outro dia no Público vinha uma entrevista de um associado da MUBI. Infelizmente, na minha perspectiva o jornal decidiu pôr a tónica nas ciclovias mal projetadas em vez de sublinhar o que disse o Ricardo sobre o extraordinário que é ver o que se está a fazer e não existia, bem como a quantidade de pessoas a pedalar nas novas infraestruturas.
É uma boa pergunta a do enquadramento legal das bike boxes. Também não sei.
@Ivan por outro lado é bom mostrar que eles fizeram mesmo o mínimo dos mínimos para uma cidade desenvolvida (excepto esta bikebox, de facto podia ser mais pequenina que não destoava, p.ex. da largura da ciclo faixa da ftes p. melo
Sem dúvida Pedro. Penso é que o jornal Público destacou o negativo e não o positivo. A adesão das pessoas está a ser boa, parece-me, daquilo que vejo todos os dias e esse é que devia ser o grande título até para trazer mais pessoas a pedalar. O Público ao colocar em grande destaque os defeitos não ajuda muito. Devia falar nisso tudo em que estamos de acordo mas no corpo do artigo.
O tema dos fones é como o tema da cara colada no telemóvel. Ou se anda de um determinada forma de locomoção ou paramos para usar gadgets que retiram a atenção. Enquanto andarem na ciclovia, corretamente, não creio ser “perigoso” (bicicleta não mata ninguem).
ps: aproveitando o tema, na FPM já se vê MONGAS das motas a usarem a ciclovia, “por causa do transito”, apanhei dois um deles o @Nuro_Carvalho presenciou a abecula. Atravessei a frente e apontei para a rua, em ambos os casos… Era o que falta, ser atropelado por uma moto na ciclovia…
tem estado sempre policia na av da republica a controlar o transito e estacionamento, dá sempre para lhes dar um aviso
fones na ciclovia podia nao ser perigoso… se a ciclovia nao tivesse cruzamentos com a estrada a cada 100 metros… na FPM é chato porque que nao da para ultrapassar e nao ouvem as campainhas
Mais uma razão para se ter mais cuidado com a comunicação. O objetivo de todos é que venham mais pessoas pedalar para criar um círculo virtuoso. Se os títulos das notícias sobre bicicletas saem dizendo que as ciclovias estão mal feitas e até podem ser perigosas, etc corre-se o risco de não se cumprir aquele objetivo.
Porque se assustam os mais receosos e dão-se armas de arremesso aos “inimigos”. Pessoalmente digo com quem falo que as coisas estão num muito bom caminho que há coisas a melhorar, ajustes a fazer mas a revolução veio para ficar. O balanço vai sendo muito positivo, etc, etc. Nem lhes digo que nem percebo bem os sinais na duque d’ávila, nem os intermitentes, nem as constantes interrupções nas ciclovias
Obrigado!
“Após as grandes alterações de 2013 ao Código da Estrada no que aos velocípedes diz respeito, a consequente revisão e alteração ao Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST) está ainda por anunciar”
Isto significa que, se um carro parar em cima de uma ZAB, não poderá ser, por enquanto, autuado. Legalmente a ZAB não existe, é isso?
Se assim for, já antevejo, discussões, pelo menos até à revisão do RST.