Ciclo-faixa : Av. Fontes Pereira de Melo - Lisboa

Pois… já me aconteceu o mesmo n vezes. Por acaso nunca levei com nenhum comentário infeliz desses. Aos poucos isto vai mudando :slight_smile:

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Já agora o piso da bike box pareceu ser semelhante àquele piso vermelho áspero que por vezes se põe antes das passadeiras para aumentar o atrito, tem aspecto de ser algo que vá durar e não daquela tinta que daqui a 1 semana já foi.

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Uma bike box na António Serpa? Wow!! :open_mouth:

Gosto do placard a vermelho que se vê na imagem… só podia vir de quem vem. Não há forma de se exigir que aquele lixo visual seja retirado dali? Uma avenida toda remodelada e depois aquele mamarracho…

a publicidade politica nao tem obdecer nem respeitar regras … nem bom senso…

Estamos no bom caminho. É excelente ter estas caixas!
Concordo que as cores e a sinalização no pavimento" para automobilista ver" seja importante. No entanto, penso que é importante não parecerem os utilizadores das bicicletas sempre insatisfeitos com tudo o que é feito. No outro dia no Público vinha uma entrevista de um associado da MUBI. Infelizmente, na minha perspectiva o jornal decidiu pôr a tónica nas ciclovias mal projetadas em vez de sublinhar o que disse o Ricardo sobre o extraordinário que é ver o que se está a fazer e não existia, bem como a quantidade de pessoas a pedalar nas novas infraestruturas.

É uma boa pergunta a do enquadramento legal das bike boxes. Também não sei.

@Ivan por outro lado é bom mostrar que eles fizeram mesmo o mínimo dos mínimos para uma cidade desenvolvida (excepto esta bikebox, de facto podia ser mais pequenina que não destoava, p.ex. da largura da ciclo faixa da ftes p. melo

Sem dúvida Pedro. Penso é que o jornal Público destacou o negativo e não o positivo. A adesão das pessoas está a ser boa, parece-me, daquilo que vejo todos os dias e esse é que devia ser o grande título até para trazer mais pessoas a pedalar. O Público ao colocar em grande destaque os defeitos não ajuda muito. Devia falar nisso tudo em que estamos de acordo mas no corpo do artigo.

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desde quando é que dizer bem de algo vende ou dá cliques?

comparem lá a quantidade de “noticias” que sao feitas a falar mal das obras do que aquelas que falam bem do resultado

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O tema dos fones é como o tema da cara colada no telemóvel. Ou se anda de um determinada forma de locomoção ou paramos para usar gadgets que retiram a atenção. Enquanto andarem na ciclovia, corretamente, não creio ser “perigoso” (bicicleta não mata ninguem).

ps: aproveitando o tema, na FPM já se vê MONGAS das motas a usarem a ciclovia, “por causa do transito”, apanhei dois um deles o @Nuro_Carvalho presenciou a abecula. Atravessei a frente e apontei para a rua, em ambos os casos… Era o que falta, ser atropelado por uma moto na ciclovia…

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tem estado sempre policia na av da republica a controlar o transito e estacionamento, dá sempre para lhes dar um aviso

fones na ciclovia podia nao ser perigoso… se a ciclovia nao tivesse cruzamentos com a estrada a cada 100 metros… na FPM é chato porque que nao da para ultrapassar e nao ouvem as campainhas

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Mais uma razão para se ter mais cuidado com a comunicação. O objetivo de todos é que venham mais pessoas pedalar para criar um círculo virtuoso. Se os títulos das notícias sobre bicicletas saem dizendo que as ciclovias estão mal feitas e até podem ser perigosas, etc corre-se o risco de não se cumprir aquele objetivo.
Porque se assustam os mais receosos e dão-se armas de arremesso aos “inimigos”. Pessoalmente digo com quem falo que as coisas estão num muito bom caminho que há coisas a melhorar, ajustes a fazer mas a revolução veio para ficar. O balanço vai sendo muito positivo, etc, etc. Nem lhes digo que nem percebo bem os sinais na duque d’ávila, nem os intermitentes, nem as constantes interrupções nas ciclovias :grin:

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Um vídeo curto e impactante para ser facilmente partilhado e visto é que era, mas não dá para fazer tudo. :slight_smile: Aqui fica um artigo que explica, para todos os intervenientes, o que são e como se devem usar as bike boxes, ou ZABs lisboetas: http://escola.cenasapedal.com/2017/03/29/o-que-sao-as-novas-zonas-avancadas-para-bicicletas-em-lisboa/

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Excelente, @anabananasplit.

Obrigado!
“Após as grandes alterações de 2013 ao Código da Estrada no que aos velocípedes diz respeito, a consequente revisão e alteração ao Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST) está ainda por anunciar”

Isto significa que, se um carro parar em cima de uma ZAB, não poderá ser, por enquanto, autuado. Legalmente a ZAB não existe, é isso?

Se assim for, já antevejo, discussões, pelo menos até à revisão do RST.

Nopes. É ler o final do artigo. :slight_smile:

fantástico, @anabananasplit
vou partilhar

:sweat:
“Os condutores de bicicleta poderão ser multados se usarem a ZAB, se alguém seguir a letra da lei, mas a iniciativa da autarquia de avançar com as ZAB torna esse cenário menos provável.”

Vou para casa estudar :blush:

A Av Elias Garcia é a nova premiada com as pinturas de via partilhada :slight_smile:
tambem vi la algures um lugar de estacionamento pintado de verde, deve ser para a colocação de estacionamento para bicis :slight_smile:

Por falar nisso, votem na ideia do LisBoaIdeia para pedir a colocação de estacionamentos para bikes nos subterraneos da EMEL e outras:

votação aqui: https://www.lisboaparticipa.pt/cb/g6cVgfhfjSP0vcio7t0JFeaQFlLfAdf2/topic/nhafnh2yn8m4nZxChJh9eVydrrajX9A7?type=idea
é só registar e votar :slight_smile:

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Eu utilizei muito a Elias Garcia mas tinha demasiado transito e levei uma vez com a porta de passageiro a sair de um carro . Talvez a rua paralela Visconde Valmor, que eu prefiro, tambem beneficie da zona 30 daqui a uns tempos.

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Não digas isso ao @Freire porque ele acha que levar com portas de carros estacionados é mito urbano. :ok_hand:

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