Ciclovia em passeio : Olivais

Etiquetas: #<Tag:0x00007f1782a16ff8>

Confesso que não sei se estes passeios são muito usados…

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.827030214075489.1073742081.501950299916817&type=3

Passo ali desde há uns 5 anos e raramente me cruzo com peões.

em cima do passeio? :confused:

Tem que ser. Já viste a velocidade a que passam os carros?

A estrada ao lado, se bem que limitada a 50 km/h é uma pista de corridas, por processos artesanais já cronometrei um carro a 160 km/h. É perigoso andar ali de bicicleta! O passeio é pouco usado por peões. Neste caso não sou fundamentalista. Mas como disse o Duarte Mata este é um passeio misto de passeio. Só era mau para bicicletas porque a calçada portuguesa suja escorrega quando está molhada.
Aliás a maior parte das “ciclovias” de Lisboa mais deviam chamar-se Passeios mistos de passeio!

1 Like

Pois… imagino que antes das leis esteja sempre o nosso sentido de sobrevivênvia.
E fazer uma queixa à CML para colocar radares outros limitadores de velocidade?
Para este caso já não valerá a pena, mas outros similares existirão.

1 Like

Passo aí todos os dias, vou sempre pela estrada, como são 3 faixas, ocupando o centro da via mais à direita, faz-se sem problema. Mesmo com esssa ciclovia não tenciono mudar, pois andar em cima do passeio faz-me alergia.

3 Likes

@Filipe_Pinto, conta lá como isso ficou?

Hoje parei para ver esta cagada… e sinceramente, para que gastar dinheiro em alcatroar o passeio, se já temos tanto alcatrão que pode ser utilizado pelas bicicletas??

Porque não colocar um sinal destes na subida??

Sinceramente nem é uma zona perigosa, faço-a todos os dias sem stress…

Qdo aquela treta ficar concluída é q vou começar a ter problemas…

3 Likes

Claramente que todos temos a nossa opinião e a sua à vontade no trânsito. Contudo, sou da opinião que vias segregadas, desde que venham aumentar a segurança dos ciclistas, não são de mais. Estas, tal como vem a acontecer em Londres, vêm aumentar a quantidade de ciclistas pois asseguram a sua segurança.

Apesar de todos os sinais que colocam, e sabendo que o controlo da distância não é minimamente controlado pelas autoridades, esta parece-me ser a melhor hipótese com vista a assegurar a segurança dos ciclistas.

1 Like

Lisboa e Londres são diferentes, mm em vias segregadas creio que as coisas sejam mais bem feitas. Cá temos bocados de alcatrão interrompidos sucessivamente… isso para mim n é nada nem tem nada de seguro. Neste exemplo temos uma subida com 3 faixas largas. Se ocupar a via da direita, e tendo um sinal a relembrar q seve existir respeito creio q seja suficiente e seguro… a segregação é muito bonita em teoria, mas na pratica faz com que cada vez mais condutores ache q o lugar das bicicletas é ma ciclovia… quando não o é!

3 Likes

e se algum iluminado colocar um sinal de trânsito de via reservada a bicicletas, pelo que percebi recentemente, tem mesmo que se usar a ciclovia e não a estrada…

ou seja, o mau desenho de uma ciclovia não é opcional para quem usa bicicleta e tem traquejo mas é obrigatório, para segregar o trânsito e não incomodar os automobilistas, os coitadinhos.

neste tema estou de acordo com o Filipe, se a ciclocoisa fosse bem pensada, mas não é, logo pode ser usada por quem vai em passeio ou com crianças pequenas, mas para quem vai em deslocação para casa-trabalho não faz sentido…

1 Like

Foto que vi hoje ai nas redes sociais, onde foi retirado espaço da estradas para fazer uma boa ciclovia em Londres

4 Likes

Não estou a comparar as ciclovias criadas recentemente em Londres com as que são/foram criadas em Lisboa. Apenas idealizo que quem projecta ciclovias olhe à sua volta e consiga captar algumas das ideias. O que se fez em Londres foi, num relativo curto espaço de tempo, alterações que criaram ciclovias segregadas continuas, sendo este um ponto crucial, reclamando vias aos carros. (link com alguns videos das alterações: https://tfl.gov.uk/travel-information/improvements-and-projects/cycle-superhighway-east-west#on-this-page-0)

Quanto ao lugar da bicicleta, bem… Isso depende do tipo de condutores que se encontrem à minha volta.

3 Likes

Me too… Mas infelizmente cá acontecem muitas ciclocoisas :frowning:

Temos apenas a da radial de Benfica. A única que se pode chamar verdadeiramente ciclovia…

3 Likes

Aqui vão mais umas imagens. Acho frustante, ao fim destes anos, continuar a ver algumas destas coisas a surgir.

Consigo ver uma vantagem de se ter feito a ciclovia em cima do passeio, no lugar de a ter feito na estrada (numa via que tem excesso de capacidade em relação ao tráfego que passa atualmente). Essa vantagem é os ciclistas irem mais perto da área verde e mais longe do tráfego, ou seja pode ser um percurso mais agradável. Tudo o resto - custos, conflitos com peões, velocidade e volume automóvel, conveniência - é negativo.

9 Likes

Não desistiremos!!

Alguém sabe onde consultar o custo da dita coisa?

Ao menos fizeram uma rampa de acesso da estrada à ciclovia? Ou começa no meio do passeio como do costume, partindo do principio que os ciclista já vinham no passeio antes?

2 Likes