Ciclovias, do acessório ao essencial

https://www.wattson.pt/2019/02/11/ciclovias-do-acessorio-ao-essencial/?fbclid=IwAR0fK0Qr--c5jF-4wJoRrF2X5arPjMShBgdwhti2JfA0xGI1bfR4-F7PERg

7 Curtiram

Excelente artigo.

1 Curtiu

Interessante, essa questão de as ciclovias serem feitas para servir o interesse dos automobilistas.

1 Curtiu

“Qualquer utilizador regular de bicicleta prefere andar nas estradas, ruas e avenidas do que numa ciclovia.”

É uma afirmação que gostaria de ver testada.

Tenho outra para propor, que também gostaria de ver testada, e que não exclui a anterior:

“A maior parte da população que coloca a possibilidade de se fazer transportar de bicicleta, não a concretiza porque não se sente segura na partilha da estrada com veículos motorizados capazes de velocidades muito superiores, travagens mais rápidas e massas elevadíssimas.”

2 Curtiram

Bem, por acaso acho que há uma diferença entre o tipo de ciclovias que serve o interesse dos atuais utilizadores regulares de bicicleta das ciclovias que servem o interesse de quem não utiliza bicicleta mas poderia usar caso houvesse ciclovias.

Os primeiros tendem a dar maior prioridade à eficiência e possibilidade de andar rapidamente. Estão habituados a andar na estrada e apenas querem uma via segregada de preferência sem peões a atrapalhar.

Já os segundos são os que não usam atualmente bicicleta por medo do tráfego e preferem ciclovias o mais longe possível da estrada, ainda que isso possa significar apanhar alguns peões nelas.

Exactamente. Aliás as ciclovias deveriam ter percursos autónomos completamente independentes das estradas.

Eu falo por mim e não prefiro; uso regularmente bicicleta e sempre que há ciclovia prefiro.

Várias razões, mas geralmente segurança e o pavimento ser mais liso. Também me dá mais calma saber que não tenho carros mais “ansiosos” a chatear-me a cabeça.

Os peões na ciclovia? Sim, algumas têm demais, mas uma boa campainha resolve o assunto.

Pressa? Não é o meu lema de vida, se estou com pressa 99% é culpa minha e não dos outros, devia ter saído mais cedo :thinking::sunglasses:

3 Curtiram

Essa de facto é das grandes vantagens: evitar o bullying dos automobilistas. O que também as torna mais seguras e menos estressantes para rolar. De salientar que em cidades como Lisboa onde a rodovia está concebida para velocidades muito elevadas para uma urbe, as ciclovias fazem ainda, infelizmente, muito mais sentido.

@Three na Rússia fazer bullying a ciclistas dá direito a prisão por parte de forças de operações especiais :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

2 Curtiram

Não percebo porque me direccionas essa afirmação, é alguma ameaça ?

Ameaça!!!? Desde quando? O tom foi ameaçador?

Ameaçou-me com policias Russos!

@Three, estava a “reinar”. Diz-me lá como é que posso ameaçar alguém que não conheço, que não sei onde se encontra, que nunca o vi, e que sei apenas que dá pelo nick de “três”?! :smile: Seria como ameaçar um marciano com o qual troco mensagens na web!