Cidade Ciclável - a plataforma do estacionamento para bicicletas em Portugal. Participa!

Na maioria dos casos se referir a web app ou só app confunde as pessoas, então mantemos a comunicação como app ou sitio.

Eu já usei o cordova quando era phonegap ainda, e apesar de poder aumentar a base de usuários e visibilidade do projeto, existem problemas estruturais no codigo para resolver antes disso. E o intuito original era usar o conhecimento de front-end dos participantes e também evitar código proprietário de SOs e manter a iniciativa aberta e livre de app stores.

Sobre as ciclovias, é complicado avaliar desta forma, é preciso muito estudo e pesquisa de UX para uma forma de avaliação do viário de bicicletas. Olhando o que já existe no mundo, me parece que a interpretação do Waze é mais util. Apontar problemas no caminho para que possam ser evitados/corrigidos, como buracos, iluminação etc.

3 Curtiram

ok, compreendo, mas o Apache Córdova é código totalmente aberto.

Em relação às ciclovias eu não me referia a simplesmente apontar uma ciclovia no mapa ou a descobrir o melhor trajecto, mas em permitir que os usuários avaliassem troços de ciclovias, da mesma forma que avaliam parques para bicicletas.

O Apache Cordova é aberto, mas as app store não são. E a google está caminhando para aceitar PWAs ( o nosso caso ) na APP store também :slight_smile:

Eu havia entendido isso mesmo sobre as ciclovias, de avaliar um trecho. Só que isso é bem complicado de se fazer, o que é um trecho? É uma parte continua sem interrupções? É um caminho projetado por igual que não tenha diferença entre ele? O que é para ser analisado, se é asfalto, cimento liso, iluminação, segurança? Por isto precisaria de como disse pesquisa para entender a realidade dos usuários. Por isso citei o exemplo do Waze como algo que funciona muito bem para solucionar este tipo de problema, que é avaliar e alertar caminhos.

1 Curtiu

Interessante esse conceito de PWA. Ou seja, é um site com um lugar destacado no home screen do telefone do usuário, como se de uma APP se tratasse, se percebi bem, mas é carregado pelo browser, certo? Ou já tem lugar na Play Store diretamente?

Já agora, como saber se os sites são elegíveis para serem PWA?

A app store não é aberta, mas o APK que vai para a app store é apenas um build do código que é aberto.

Um trecho - para ser fácil de programar - poderia ser apenas parte de uma ciclovia que segue ao longo de apenas uma rua. Se a mesma ciclovia segue ao longo de 3 ruas teria 3 trechos. Seria uma forma de particionar os terchos. O API do Google Maps tem informação detalhada sobre o nome dos arruamentos e fornece essa informação de borla até um certo consumo (alargado).

por exemplo, para simplificar e para não carregar o usuário:

  • segurança
  • qualidade do asfalto
  • quão direta é (sem rodeios, mas falta-me a palavra)
2 Curtiram

optimização do percurso

1 Curtiu

Não, como destingues uma estrada com curvas de uma estrada em linha reta? A última tem um maior índice de […]

  • retitude
  • retidão
  • linearidade

De proximidade. Ou seja, se uma reta é a distancia mais curta para unir dois pontos. Entao o que pretendes é o que seja mais proximo. Mas que no caso da bicicleta pode nao ser o melhor. Pois temos de ter em consideração o declive.

A quarta, 26/06/2019, 17:17, Aónio Eliphis via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

Mas a proximidade é um conceito aplicado entre dois pontos A e B, e eu quero referir-me ao trajeto em si. Não podes afirmar que o trajeto é próximo, ou que o trajeto tem um elevado grau de proximidade.

Certo. Nesse caso eu diria que é um trajecto directo,ou curto.

A quarta, 26/06/2019, 20:57, Aónio Eliphis via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

1 Curtiu

Esta questão é semântica :slight_smile: Mas direto e curto são adjetivos e eu procurava um substantivo. Porque precisas de avaliar a ciclovia

  • qualidade do asfalto
  • declive
  • retitude

“Linearidade” parece-me bem…

É o contrário do que a CML se propõe fazer aqui, por exemplo. Com uma avenida recta e plana, que teria tudo para ser um sucesso, em vez de fazerem ciclovia na Avenida de Roma, onde há imenso espaço, a primeira “solução” é construir um desvio imenso (que será muito útil e interessante, mas para muitíssimo menos pessoas).

5 Curtiram

Nas notícias: https://www.motor24.pt/sites/wattson/onde-posso-estacionar-a-bicicleta-uma-ferramenta-online-ja-da-essa-informacao/

2 Curtiram

Uma funcionalidade que faz falta no site é filtrar por tipo. Ou se a mesma existe eu não descobri onde está.

Exemplo: quero só estacionamentos cobertos.

2 Curtiram

Boa idea, para um futuro melhoramento!

1 Curtiu

Olá Sérgio. Obrigado pelo teu comentário. Essa funcionalidade já existe (na versão de desktop). Quando a plataforma se adapta ao ecrã de telemóvel apenas fica disponível o filtro por localidade (na lupa).
Poderá ser útil disponibilizá-la também no formato de ecrãs mais pequenos.

3 Curtiram

Pois, eu usei a versão Desktop e não consegui descobrir onde está a interface para filtrar. Podes sffv indicar-me?

UPDATE: Afinal descobri onde está o filtro, mas só filtra por localidade, que não é o que eu pretendo.

@acarvalho:
https://www.cm-guimaraes.pt/pages/1418?news_id=4581

2 Curtiram
2 Curtiram

Olha, isto é uma novidade… Bolinhas de estacionamento!

(E ao mesmo tempo… faltam uma série de lugares instalados pela própria CML.)

1 Curtiu