Cidade Ciclável - a plataforma do estacionamento para bicicletas em Portugal. Participa!

Seria boa ideia acrescentar aqui os elevadores exteriores para o Metro?
A ideia seria evitar que as pessoas fossem com a bicicleta para estações de Metro onde não há elevador, mas apanhassem uma próxima.

Por exemplo na Linha Amarela, desde o Marquês até ao Campo Grande:

  • As únicas estações que têm elevador a partir da rua são só: Saldanha (que por agora está avariado) e o próprio Marquês de Pombal.

  • As estações de Picoas, Campo Pequeno, Entrecampos, Cidade Universitária e Campo Grande não têm.

Sou editor (ainda pouco experiente) do Open Street Maps — a plataforma de mapas que é usada por baixo de carradas de planeadores de rotas (Komoot, Osmand, Maps.me, Naviki, OruxMaps, …). Se tiverem notado alguma coisa errada ou em falta, podem reportar-me que eu poderei tentar corrigir.

@acarvalho Segundo me disseram, pediste à Câmara de Lisboa os dados com os estacionamentos de bicicletas existentes. Gostaria que por favor me desses orientações de como eu fazer o mesmo, pois pretendo fazê-lo também noutros concelhos a começar por Odivelas. Depois poderei estender o mesmo processo a Loures, Amadora e Sintra. E quem sabe até, Vila Franca de Xira, Mafra, ou outros.

3 Curtiram

Obrigada @Sergio_Loureiro por me teres lembrado que tinha uns parques para registar.
Para mim não está de fácil utilização, uma vez que o meu gps não está habilitado. Por isso, ou sei onde os parques se localizam ou estou bem frita. Talvez possas dar um toquezinho no meu telemóvel no nosso próximo passeio :smiley:

1 Curtiu

Estive a escarafunchar o código da página https://cidadeciclavel.mubi.pt/ e pelo que me pareceu a informação vem de 2 fontes, que me parecem por trás ser ficheiros JSON:

https://cidadeciclavel-api.mubi.pt/local/light

https://cidadeciclavel-api.mubi.pt/requestlocal/light

A minha ideia seria, se tal não for impossível nem muito difícil de concretizar, pegar nos dados que a plataforma disponiliza e importá-los para o OpenStreetMaps. Mas colocam-se-me várias questões:

  1. Confirma-se que são aquelas as fontes dos dados?
  2. Sendo ou não sendo, existe alguma fonte de dados mais OSM import friendly?
  3. É legal ou estou a incorrer nalguma infracção ao usar esses dados no OSM?
  4. Pergunta para alguém que tenha mais experiência do que em edição do OSM: existe algum modo do OSM que seja usar uma fonte de dados Live, em vez da importação?

Obrigado desde já.

1 Curtiu

Gostaria de deixar aqui uma sugestão. Recentemente conversei com a Inês da DMM de Lisboa sobre os bike-hangars e sobre como a CML não tem informaçao para decidir onde coloca-los em função da necessidade. Estando eu interessado em ter um sítio para deixar a bicicleta trancada de forma segura de noite, ela disse-me para colocar um pedido de bicicletário na Cidade Ciclavel mas aí entendi que não havia uma categoria específica para bike-hangar. Se houvesse, podia-se perceber quantas pessoas estariam a procura deste tipo de soluções.

Adicionalmente, podia-se fazer um levantamento de interesse mais vasto com uma ferramenta que eles próprios já costumam consultar! Se houver interesse, tenho disponibilidade para colaborar nesta iniciativa

8 Curtiram

Atenção que convém frisar que o estacionamento em hangars é tendencialmente pago. Talvez muita gente não saiba disso porque cá é uma realidade nova.

3 Curtiram

Finalmente comecei a usar a plataforma e já dei alguns reviews.
Eu sei que já referiram anteriormente, no entanto acho que poderá ser uma outra opinião acerca do mesmo ponto: era interessante também ter as ciclovias existentes e a sua classificação!

Antes de haver alguma animosidade quanto à minha opinião, deixem-me explicar por pontos (mais fácil a explanação):

  • Habito no Porto e o GMaps não possui funcionalidades de bicicleta, aliás, sou um utilizador ávido do GMaps e de viagens de bicla e só de Espanha para a “frente” existe essa layer (pelo menos no seu geral);

  • Quando pretendo fazer uma deslocação de A para B, não conhecendo muito bem o B, nem sempre sei que arruamentos poderei optar por serem mais interessantes a nível de acessibilidade por bicla (claro está que nunca me impediu de fazer qualquer deslocação, tendo o à vontade total de andar no trânsito);

  • Há locais que, apesar de estarem intitulados como “Ciclovia, 9999km!!!” (ironia), fariam mais sentido não ter nenhuma ciclovia, para segurança de todos (automóveis, peões e ciclistas)

  • Quando pretendo fazer a tal deslocação de A a B, é mais cómodo verificar num único sítio a informação, além disso, assumo que a maioria das pessoas a visitar este site, seriam ciclistas que poderão obter e dar informações para os restantes.

Anyway, considero que esta plataforma está muito bem conseguida e tem potencial. Eu mesmo já a tenho usado para identificar locais interessantes para parar a bicla (se bem que a falta de bicicletário nunca me impediu de a estacionar :sweat_smile:

Acima de tudo, quero dar um incentivo e motivação a quem criou esta plataforma, que fez um excelente trabalho e com possibilidades de melhorias futuras! :ok_hand:

Vou seguir este projeto mais de perto e fazer para ser uma fonte de informação interessante.

Stay Safe! :slight_smile:

7 Curtiram

Não daria para acrescentarem a vista Satélite? Dá imenso jeito para encontrar o ponto onde está um estacionamento existente, na altura de o adicionar!

1 Curtiu

O Cidade Ciclável, no Minuto Verde da Quercus:

https://www.facebook.com/QuercusANCN/videos/2589249787965661/

2 Curtiram

Todas essas funcionalidades são interessantes e passiveis de incorporar a app, mas o problema é que apenas um programador (un dos co-fundadores) esta disponível e em regime de voluntariado, logo nao ha milagres. Necessitamos de pessoas disponíveis para desenvolver a plataforma. Wishlists ja temos de facto.

7 Curtiram

Tenho outra sugestão que penso não ser difícil de implementar, mas posso estar enganado.
Desenhar os pontos verdes, ou seja, os estacionamentos já existentes, por cima dos azuis, que são os pedidos de novos estacionamentos. Os primeiros são muito mais úteis do que os segundos.

Se deslocarem o mapa para Albergaria-a-Velha, vão constatar que é mesmo um problema chato não se conseguirem ver os verdes.

Viva.
Fiquei curioso com a plataforma e interessado em colaborar no desenvolvimento da plataforma.
Com quem falar para começar a juntar esforços?
Obrigado

6 Curtiram

@antoniopedro consegues ajudar o @avm8?

1 Curtiu

terá que ser o @acarvalho que tem estado a coordenar o cidade ciclavel (a versao do Bike de Boa para Portugal) e o @tsaldanha (um dos fundadores e programadores do projecto)

2 Curtiram

@avm8, podes enviar-lhes uma mensagem privada, sff?
Obrigado.

2 Curtiram

Todos os estacionamentos marcados no Concelho de Odivelas até agora, fui só eu. :angry:

Contam-se pelos dedos duma mão: 5!

Se não há mais nada, é uma vergonha para a CM de Odivelas! :rage:

3 Curtiram

Acabei de identificar dois jogos de entorta-todas no Strada, e dei por mim a pensar num assunto sério:

Será que ao termos público um mapa de estacionamentos para bicicletas, não estaremos a entregar o ouro ao bandido? A criar um efeito pernicioso de estarmos a facilitar muito a vida aos ladrões?

Já alguém teve o mesmo pensamento?

O risco seguramente que existe mas saber onde se pode estacionar é uma das condições para fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte.
Havendo mais gente a usar a bicicleta como meio de transporte seguramente que a segurança do estacionamento das bicicletas também passará a ter outra prioridade.

2 Curtiram

Pensa que ao avaliares com ma pontuacao um estacionamento pouco seguro ou visível e poateriormente com outros comentarios de outros utilizadores poderás contribuir para quem o instalou, remova e instale algo melhor ou mude a localização inicial para um local com mais visibilidade

3 Curtiram

2 Curtiram