Como registar a bicicleta na polícia?

Muito simples, se todas as bicicletas tiverem matrícula, uma que não a tenha levanta logo a suspeita e será fiscalizada para ver se é roubada, simples.

Quanto à placa em sim, é feita de alumínio 100% reciclável. A minha tem mais de 20 anos e continua intacta, não percebo o argumento ecológico…

1 Curtiu

as placas atuais das motas, por exemplo, não são em alumínio… pois não?

1 Curtiu

Mas se todas tiverem, alguém que roube uma bicicleta, põe-lhe logo uma matrícula. Até chegar a casa e a desmontar! A bicicleta é um veículo composto por peças que se separam muito facilmente. Não estou a ver a utilidade de uma matrícula.

E, já agora, um livrete com o nome do proprietário, cor e outras características. Se alguém quiser pintar a bicicleta de outra cor, ou trocar a roda pedaleira. tem de pedir autorização e, já agora, pagar as taxas administrativas. Boa ideia!

As matrículas não impediram estes de fugir. Não sei qual o fundamento para alguém defender matrículas em bicicletas, pelo amor à santa! :slight_smile:

3 Curtiram

Porque é um “trol”!
Não sendo uma criatura imaginária e como já percebemos que até é uma pessoa inteligente só sobra a terceira possibilidade… lá está, three.

trol
(inglês troll)
substantivo masculino

  1. Criatura imaginária, com origem no folclore escandinavo.
  2. [Informal] Pessoa feia, desagradável ou pouco inteligente.
  3. [Informal] Indivíduo que coloca mensagens ou comentários provocadores, maldosos ou violentos em sítios de discussão pública on-line, com intuito desestabilizador.

https://priberam.pt/dlpo/trol

2 Curtiram

A existência de matrículas tem de ser articulada com a existência de câmaras de vigilância de alta resolução na via pública com valor legal, algo que a lei Portuguesa estupidamente proíbe com base no direito à “privacidade”.

1 Curtiu

São comentário pertinentes, não pretendem ser maldosos ou provocadores. Apenas incentivam a discussão de ideias.

2 Curtiram

… agora transformou-se num post de ficção científica … não seria mais fácil colocar um polícia em cada esquina a verificar se as bicicletas estão de acordo com a lei, seja ela qual fôr … ???

Se as matrículas nem sequer existem, já desapareceram e não fazem cá falta nenhuma …

1 Curtiu

A anarquia bloquista !
“Não fazem falta ao veículo que me convém” :stuck_out_tongue:

1 Curtiu

Bom fim de semana!!

1 Curtiu

A lei portuguesa não proíbe nada. O que se passa é que se quiser instalar uma câmara fixa em local público, tem que ter a autorização da CNPD. Mas diria que essa autorização não é difícil de obter da parte dos municípios. Lisboa está cheia delas nalguns locais já. Mas não precisa dessa autorização para, por exemplo, instalar uma câmara no seu carro.

1 Curtiu

Já me estou a imaginar, a ir registar, emitir livrete e matricular a bicicleta da minha sobrinha de 3 anos.

2 Curtiram

Interessante, desconhecia que o termo já estava dicionarizado, e interessantemente adaptaram-no à grafia do Português, ou seja, termina apenas com um [l]. E como é uma palavra oxítona, não carece de acento gráfico, tal como a palavra “prol”. Editei a wikipédia em conformidade!

Há trols de todo tipo, desde o mais ignorante e rude que ofende e provoca floods, até ao mais erudito que discursa com o objetivo de destabilizar o interlocutor e levá-lo à fúria para depois desqualificá-lo, matando seu argumento e abalando a sua reputação num fórum. Para o trol, a reação a um comentário polêmico é considerada uma diversão, uma forma de extrair prazer na indignação das pessoas e observar seu desequilíbrio emocional e mental.

3 Curtiram

No que concerne a furtos - que é sobre o que o tópico trata - tenho apenas uma palavra: “alicate”.

Quanto à matrícula para registo ou o que quer que seja, deixou de se usar há duas dezenas de anos. Chama-se evolução. “Matrículas” são para os automóveis ou o processo de entrada num estabelecimento de ensino.

2 Curtiram

O vosso conceito de "evolução " = anarquia

Mas na sua génese a Anarquia é o estado perfeito!

1 Curtiu

@Three não sei se tens conhecimento, mas por ex. na Decathlon algumas bicicletas já se vendem com essa característica. Comprei uma para a minha filha ao que recomendaram guardar o nº de série no caso de possívels furtos. Confundir isto para revisitar o assunto das “matrículas obrigatórias” é misturar alhos com bugalhos.

Onde aqui há 1 troll, no Facebook é isso multiplicado por 1000. Move along.

2 Curtiram

Como é possível ter a via pública coberta de câmaras de alta resolução (com valor legal?). Tinha a vantagem de detectar todos os casos de atropelamento/acidente e fuga por esse país fora, mas não creio que seja possível. Mas que seria uma segurança para as bicicletas e peões, lá isso seria. Eu gostava! :slight_smile: Nem me importava de usar matrícula se isso fosse possível. era uma tranquilidade, pois uma das coisas que enquanto peão e ciclista mais receio tenho, é dos anormais que por aí andam, que não deviam ter carta, e que não hesitam em pôr-se em fuga caso tenham um acidente e o carro não fique imobilizado. Até nas passadeiras a pé (com ou sem semáforo) é preciso ter cada vez mais cuidado, pois os carros e as motas estão cada vez mais atrevidos. Penso que se deva talvez à densidade de automóveis estar a aumentar a um nível assustador e deixa as pessoas meias dementes. Filme-se, filme-se tudo!

2 Curtiram