Comprar Órbita modelo Lisboa

Nada é eterno. A menos que compres a bike pra enfeitar o hall de entrada… e mesmo assim…

Tens de pensar no nivel de manutençao que estás disposto a pagar, seja em tempo ou em dinheiro pra tratar da bike.

Posto isto, se tiveres mto dinheiro logo hás-de encontrar oficinas que te recuperem a bike, seja ela de aluminio, aço, titanio ou carbono…

Já temos uma gazela :slight_smile: São muito boas, mas caritas!
E também já temos uma fixie neerlandesa

Queria agora algo made in Portugal

1 Curtiu

Se queres ‘Made in Portugal’ tb podes optar por comprar uma na Valdemiro…

podes especificar? O que é a Valdemira?

Valdemiro é um fabricante ‘gourmet’ de bikes tugas.

Fabricam bikes á medida do cliente, têm oficina perto de Ovar.

https://www.flickr.com/photos/hugojcardoso/sets/72157630976681584/

https://www.flickr.com/photos/hugojcardoso/7742531850/in/album-72157630976681584/

1 Curtiu

Quando andei à procura de uma bicicleta e acabei por comprar a Felicidade tb queria comprar uma made in PT…

Exceptuando a Órbita e a Valdemiro, que mesmo assim muitos dos componentes nem são de PT, há memso muito pouca coisa… Acabei por escolher uma Coluer que é de marca espanhola mas feitas/montadas em Portugal, apesar lá está de muitos dos componentes não serem feitos cá…

«
Andei a namorar uma série de bicicletas mas dado que gostaria mesmo de comprar uma made in PT, para ajudar de alguma forma a economia (pois, eu penso assim), acabei por reduzir muito o leque de escolhas. Inclusive os meus amigos “expertos” sempre me avisaram que já não há bicicletas feitas em Portugal e que mesmo as marcas nacionais são apenas montadas cá, o resto vem tudo de fora. Mas sempre é melhor, penso eu, comprar algo cá, a uma loja cá, montada numa fábrica cá, que mandar vir pela internet.

Mas pelo sim pelo não questionei a Coluer sobre a proveniência deste modelo, que prontamente me responderam por email:
“Relativamente aos modelos feitos em território nacional tenho o prazer de anunciar que neste momentos temos capacidade e montamos também todos os modelos em Portugal.
A montagem é quase exclusiva de material importado, pois a produção nacional de componentes de bicicleta é inexistente ou quase inexistente. No entanto, existe material que é comprado a importadores nacionais.”
»

1 Curtiu

Este tópico fez-me ir ao sótão da memória para ir buscar as marcas e montadores nacionais de há algumas décadas para ver o que ainda existe ou surgiu novo.

Antes da minha última compra, também fiz esse exercício de tentar comprar made in Portugal. Encontrei demasiados constrangimentos e limitações.

O Raminhos também andou à procura:

A Esmaltina ainda existe e parece que tem diversos modelos diferentes. Website offline no momento…

Se é por montarem em Portugal, há séries da Decathlon que são de montagem exclusivamente portuguesa.

1 Curtiu

Tambem existe a Masil de ponte de lousa…

2 Curtiram

yap, estava a ver o vídeo e de facto parece uma fábrica a sério, com linha de montagem e tudo, mas site offline é imperdoável nos tempos que correm :smile:

Estas Esmaltinas são boas?

E como é que o Valdemiro não tem um website? Estamos no séc. XXI :slight_smile:

são as melhores bicicletas do Mundo
— foi uma Esmaltina que me fez vender o carro :slight_smile:

2 Curtiram

o mais parecido que lhe conheço
(mas nunca procurei…)
https://veloculture.pt/categoria-produto/bicicleta/titan-valdemiro-velo-culture/

1 Curtiu

a 1971 ou a Lusitana não são mais adequadas aí na Europa?

Suspensão só tem vantagens e poupam-te os impactos na coluna, mas podem ser bloqueadas pelos puristas

Não disse que era mais leve mas idêntica

Isto é só teorias da treta. Nunca vista bolhas por debaixo da tinta? Se a deixares a apanhar sol e chuva vais ver que poucos anos chegam para ficar cravada de ferrugem e então se for junto ao mar , ui…

Essa Valdemira parece mm muito boa! Mas para variar, não tem preço! Está na moda ocultar preços por aí???
Por aqui é ilegal!

Valdemiro, é no género masculino

1 Curtiu

Eheheh adoro-te ver a teorizar sobre… teorias :joy:

A TokyoBikes tem bicicletas de 11 Kg (e não são fixies!). Nunca vi uma bicicleta semelhante de alumínio a pesar o mesmo. Bicicletas de alumínio, 6061 ou outro, têm sensivelmente o mesmo peso que o aço… Hi-ten.
O aço chromly fica longe das carteiras e das opções ponderadas por isso as pessoas nem conhecem bem o que é. O alumínio é um material que predomina mas quando se olham para modelos mais caros e de gamas mais altas, o aço já começa a entrar em lugar deste… talvez as marcas não gostem muito de fazer dinheiro, ou decidam ser amigas dos produtores de aço.

Ensinaste-me uma coisa nova: afinal, mesmo todo ele pintado, o aço enferruja sempre. E eu que pensava que qualquer coisa para enferrujar(oxidar) precisava de ter a sua superfície em contacto directo com o oxigénio :joy:
Agora fico a pensar porque é que o carro que tive durante 20 anos nunca enferrujou em lado nenhum (mesmo jantes que eram de ferro e pesadas - em vez do refinado aço de liga leve). Toda a vida pensei que fosse a tinta a protegê-lo contra isso…

Isso é completamente falso. Para a mesma resistência, o alumínio é mais leve.

O Chromoly evidentemente.

Claro que sim, é apenas uma questão de tempo.

A oxidação é um processo electroquímico, a barreira da tinta não é perfeita e se for exposta aos elementos degrada-se e não precisas de contacto directo, como disse é um processo eletroquímico.
Quanto ao teu carro, provavelmente foi galvanizado antes da pintura. em bicicletas nunca vi tal.

Não é só chromoly que se vê em gamas mais altas. Vê-se aço, de um modo geral. É progressivo. Há marcas que só usam chromly… há marcas que nas gamas mais baixas usam alumínio, e nas mais altas usam hi-ten… ou hi-ten nas intermédias se nas mais altas usarem chromly. Depois há outras que só usam alumínio, ou só usam aço… enfim, é um Mundo. Mas se duvidas, basta entrares no site de uma qualquer marca de bicicletas urbanas que faça uso desses materiais todos e veres qual predomina para cada faixa preços. Enfim, esta discussão é ridícula.

Como disse, tive uma bicicleta de alumínio, agora uma de hi-ten e… é basicamente o mesmo peso. Para a mesma resistência, com aço não é preciso usar tanto material.

Era um Renault Clio de 1994… não faço ideia se era galvanizado ou não.
Mas enfim, uma das vantagens do aço enumeradas em qualquer lado, face ao alumínio, é precisamente a sua longevidade.