Concentração Domingo dia 12. Luto pela morte de Ciclistas

Bom dia a todos.

A sequência de um post num grupo do facebook “Portugal Eventos Bicicleta” transcrevo a proposta de Concentração para o próximo Domingo:

“Eu proponho o seguinte: Domingo dia 12 pelas 08:30h da manhã concentração de bicicleta no Terreiro do Paço com saída às 09:00h. Levem camisola preta, todos por favor. Estamos de luto por todos os nossos companheiros que já perderam a vida nas nossas estradas! O percurso terá 30kms pelas artérias mais emblemáticas da cidade de Lisboa:
O lema dessa manifestação: Um ciclista, uma vida! Vai ser uma manifestação de homenagem a todos os nossos companheiros do pedal que já perderam a vida a fazer o que mais gostavam de fazer! Alguma coisa tem de ser feita! Vamos lá pessoal!!! Já chega de nos manifestarmos somente no nosso grupo ou no facebook! Vamos mostrar o nosso descontentamento a todos os cidadãos da cidade de Lisboa!!! Gostaria mesmo de que fôssemos muitos… Obrigado. Eu vou lá estar!”

Vão existir mais concentrações em Azeitão e em Sintra.

3 Curtiram

Dia 15 é feriado. Não vai haver gente suficiente em Lisboa para participar na manif, nem para a observar de fora. É adiar isso para Setembro (mês da Semana Europeia da Mobilidade), e de preferência enquadrar a comunicação com as centenas de pessoas que morrem a pé e de carro e mota, porque este é um problema sistémico.

6 Curtiram

Concordo com a Ana. Dia 22 de setembro é o dia europeu sem carros…

Subscrevo o que disse a Ana.

Mesmo hoje foram mais duas crianças:

Os jornais, ditos de “referência”, já nem ligam

Já agora, parabéns ao CM (não ironizo), porque usa a palavra “sinistro” e não “acidente”, ao contrário do Público

3 Curtiram

Também reparei na palavra certa sinistro ao invés de acidente.

Olá Ana!
Compreendo o argumento mas houve várias concentrações nesse dia. Na rotunda da Nato onde morreu o ciclista estiveram perto de 500 ciclistas. Em Lisboa foram contados 82. Isto numa altura de férias não está nada mau.
Pelo que percebi existe muita vontade de continuar a fazer manifestações e em Setembro pode ser uma boa altura.
Cumprimentos a todos.

2 Curtiram

Não deixar para amanhã o que se pode (e deve) fazer hoje.

Talvez mais do que nunca seja esta a oportunidade e o tempo de todos nós utilizadores de bicicletas, sem preconceitos, nos unirmos e fazermos estas e outras manifestações de solidariedade e de homenagem e aproveitarmos esses momentos para dar ainda mais ênfase à informação e à educação de todos os que utilizam as estradas portuguesas, que vão tendo os números de sinistralidade a aumentarem.
Que não sejam manifestações de “vítimas” mas de lutadores por uma causa benéfica para a sociedade e o ambiente.

3 Curtiram