Condutor imprudente quase que atropela ciclista de frente

Num comentário de hoje no jornal Público (a propósito do trânsito no bairro do Arco do Cego em Lisboa), alguém escreveu: “…é normal ver ciclistas adultos a circularem em cima dos passeios e a passar com o sinal vermelho”. Não sei se é “normal” como ele diz, ou se é pouco habitual, mas já assisti por várias vezes (demasiadas) a comportamentos destes, que nada abonam a favor dos ciclistas. Para as atitudes agressivas de automobilistas, camionistas e motociclistas (como a que se descreve neste tópico) existe até uma minuta de queixa, mas como podemos fazê-lo em relação às atitudes irresponsáveis e perigosas desses utilizadores de bicicleta, se não existe nada na bicicleta que os identifique?
Alguma sugestão?

Luís

Como fazes quando uma pessoa a pé tem um comportamento perigoso? Ou uma pessoa num skate? Ou trotinete?

Vamos, todos juntos resolver este problema, o de pessoas sem matrícula visível.

1 Curtiu

Não é permitido? E um turista a fazer um vídeo na rua, também não é permitido porque não está regulado?

Tanta coisa parva em Portugal…

1 Curtiu

Boa noite Bina,
(Não sei se é mesmo capitão por posto militar, se é nome próprio, se apenas um desejo ou uma graçola. Mas tratar alguém por capitão… não me leve a mal, mas já lá vai o tempo).

Talvez eu não me tenha explicado de modo a que entenda onde reside o problema. Aqui vai então de forma mais concreta: quando tento defender a utilização da bicicleta e a menor utilização de carros particulares - junto de quem é automobilista inveterado e avesso a bicicletas no trânsito - o argumento que usam é sempre o dos maus exemplos dos ciclistas, principalmente o de passarem pelos passeios para contornar o trânsito e furar os sinais vermelhos pondo a sua vida e dos outros em risco. Ou seja, “como querem ser respeitados se não respeitam o código”? Como provavelmente compreenderá, não é com comparações despropositadas com skates e trotinetes que os convenço da justa reivindicação dos bons ciclistas, da sua causa e da necessidade de refrear a voracidade dos motorizados. Gostaria de poder dizer a essas pessoas que denunciem os casos de infração que vêem, pois só contribuem para dar uma péssima imagem dos ciclistas; no entanto é óbvia a impossibilidade prática de fazer tal denúncia. Só maior fiscalização sobre todo o trânsito poderá moderar maus comportamentos de todos os utentes. Quem vai de carro ou transporte público, claro que não pode parar no meio da via e correr atrás dos prevaricadores, obrigando-os a identificarem-se. Nem o poderia fazer! A questão é que me perguntam como denunciar um mau comportamento (sabendo que não há resposta), apenas porque querem mostrar que é a falta de identificação das bicicletas (que circulam pelas mesmas vias que os motorizados) que é o principal factor de impunidade. Para a minha pergunta claro que vale a mesma resposta: não é possível denunciar os prevaricadores que afinal estão a prejudicar a maioria. E tente perceber que os peões, os skatistas e os trotinetistas atravessam a via pública, mas, diferentemente dos ciclistas, não a partilham com os motorizados.

Matrículas para bicicletas só no dia em que:

  • Um ciclista choque contra um carro e mate os 5 ocupantes
  • Um ciclista choque contra uma casa e mande abaixo a parede
  • Um ciclista rapte uma pessoa numa cargo bike
  • Um ciclista suba um passeio, mate 3 peões e fuja de seguida

Os automóveis não têm matrícula nem seguro obrigatórios pelo simples facto de andarem na estrada: têm-no pela enorme quantidade de externalidades negativas concomitantes, que simplesmente não existem numa bicicleta, skate ou trotinete.

Querer meter tudo em pé de igualdade é idiota. É como exigir tacógrafos nos veículos ligeiros, só porque os camiões são obrigados a ter.

Por mais irreponsável que um ciclista possa ser (e há alguns por aí), nunca causará o dano de um mau motorista. Um ciclista irresponsável é inconveniente, é irritante, é um #firstworldproblem. Quantas pessoas morrem por ano em Portugal mortas por ciclistas irresponsáveis? E por motoristas?

furar os sinais vermelhos pondo a sua vida e dos outros em risco.

Dá-me um exemplo, um só, de um ciclista que causou a morte de outra pessoa ao passar um sinal vermelho em Portugal. Um só exemplo e eu calo-me.

Virando agora o jogo: como ciclistas temos de ser mais inteligentes e não aceitar quando nos dizem: ah e tal há ciclistas que não cumprem as regras! Cada ciclista não é embaixador nem representante de todos os outros. Por que é que um mau ciclista há-de dar “mau nome” a todos os ciclistas? Por que é que os ciclistas só terão direito a ser respeitados quando TODOS respeitarem o código da estrada? Passa-se isso com os motoristas???

Queres eliminar os maus ciclistas, que andam nos passeios e passam sinais vermelhos? Faz campanha por boa infraestrutura ciclável: direta, conveniente, segura, segregada, com o mínimo de cruzamentos com veículos motorizados.

5 Curtiram

Pronto. Já tirei a dúvida: ‘capitão’ é por aspiração subconsciente. Boa noite e não se excite muito, ou ainda atropela alguém.

Parto então do princípio que não consegues responder a nenhuma das minhas questões, daí que tenhas de tentar fazer uma graçola com o meu nom de guerre.

2 Curtiram

Eu acho piada a essas acusações de que os ciclistas são irresponsáveis, à coisa de um ano, no hospital ouvi a conversa de um enfermeiro, com um taxista, que se queixava ter ido parar ao hospital por se ter assustado com dois ciclistas que se atravessaram à frente dele, e o enfermeiro cheio de moral e bons costumes, dizia que na marginal era só ciclistas a passar o vermelho. Passei-me da marmita e só lhe perguntei se ele (enfermeiro) sabia porque é que os ciclistas faziam isso, e se ele sabia do risco que havia para um ciclista ao arrancar ao mesmo tempo que um automóvel… respondeu-me que não havia pensado nisso… já o facho do taxista que adormecia a meio das frases, que via a dobrar, e que sofria da apneia, era um herói.
Logo um taxista, com visão dupla e micro-sonos… um herói do transito…
Sou condutor diário e por cada irresponsabilidade que vejo de ciclistas, vejo centenas de asneiras de automobilistas. Não fosse um condutor hiper defensivo, já tinha quinado à muito tempo, e nunca foi com ciclistas. Hoje menos, mas passava milhares de horas ao volante, NUNCA, NUNCA, tive problemas com ciclistas.Já camiões e taxistas… (Taxistas, Amadora e rotundas… um mix que é um mimo).
Ainda assim, um taxista não representa a sua classe, porque senão o jorge máximo, que acha que as meninas virgens são para ser violadas, deve ser o epitome do ser-taxista.
E da mesma maneira que se faz diferença entre motards e “quem anda de mota”, tem de haver necessariamente diferença entre quem anda de bicicleta na garagem, e quem a usa como meio de locomoção. Não me custa nada que adultos andem no passeio assim havendo espaço, porque normalmente quem o faz é porque está inseguro em relação à estrada. Tem medo, e por isso anda mais devagar, desvia-se das pessoas e passa a vida com os pés no chão… alguns quase que nem precisavam de ter pedais lolol…
E também não me custa que usem as passadeiras porque não representam perigo para os peões, pelo menos com este grau de utilização da bicicleta no meio urbano.
O que noto, é muito fundamentalismo irracional, para com o ciclista. Não percebi ainda a razão, mas para talibans, já basta os que a CIA fabricou.

Para não ficar completamente off-topic, espero que consigas levar isso para a frente e que as imagens sejam consideradas como válidas.
Parece-me que pode ser uma questão de jurisprudência, se já houver casos em que as imagens foram aceites, pode-se sempre referir esses casos como reforço para a aceitação das que fizeste tu.

4 Curtiram

Sim, já há jurisprudência, se não estou errado.

Além disso, conheço 5 casos em que o video serviu para emitir autos de contra-ordenação (um deles é meu).

1 Curtiu

Boa tarde!
Ontem recebi um novo email, desta vez da GNR de Leiria reforçando o email anterior onde dizia que o meu caso seria enviado para o tribunal de Alcobaça! Hoje recebi um telefonema da GNR de Leiria onde me foi dito que o processo tinha sido transferido para o tribunal de Leiria e que possivelmente teria de me deslocar ao mesmo para prestar depoimento!

Resta esperar que este tipo de situações que cada vez são mais recorrentes, comecem a ter outro impacto nas autoridades e não fechem os olhos a estas infracções perigosíssimas para os ciclistas! Abraço ao pessoal que tem acompanhado o meu caso e tem dado aquela força para não baixar os braços! :slight_smile:

7 Curtiram

Força. Caso vás a tribunal, prepara-te para teres um advogado de defesa a deitar-te a baixo. Mesmo a acusação não te facilitará a vida. Se precisares de apoio, é capaz de haver aqui 2 ou 3 utilizadores do fórum que já passaram por isso (eu inclusivé). Força.

CB

4 Curtiram

@Filipe_Marques,

Obrigado por ires com este processo para a frente. Pode eventualmente não parecer, mas é um esforço real em prol da mobilidade em bicicleta. Força!

4 Curtiram

Boas! Um advogado de defesa a mandar-me a baixo? Explica lá que não percebi! :slight_smile:

O advogado de defesa vai tentar passar a imagem que tu és o ciclista mais irresponsável do mundo, descredibilizando-te e assim fazendo cair a acusação. Espera perguntas como:

  • Por que ias no meio da via?
  • A lei diz que os veículos devem circular o mais à direita possível. Tu ainda tinhas 3cm à tua direita. Por que não ias o mais à direita possível?
  • Fizeste de propósito para te chegares à esquerda quando viste o condutor a ultrapassar?
  • Porque não abrandaste ou paraste?
  • Sabes qual é o limite de velocidade nessa estrada?
  • Qual a cor da tua roupa? Não tinhas amarelo fluorescente com luzinhas e sininhos? Como esperas que um condutor te veja quando ias a alta velocidade assim vestido?
  • Tinhas luzes?
  • Tinhas capacete? Um ciclista sem capacete, mesmo legal, demonstra falta de cultura de segurança, isto é não sabe o que anda a fazer na estrada, mete-se em situações perigosas e acusa motoristas de o fazer.
  • Tinhas refletores frontais, traseiros e nas rodas?
  • A que altura está o refletor frontal?
  • A bicicleta foi inspecionada pela polícia no seguimento da ocorrência?
  • Por que andas com câmara?
  • Essa câmara está registada na Comissão de Protecção de Dados?
  • Andas à procura de problemas para gravares com tua câmara?
  • Tens alguma formação para andar de bicicleta?
  • Tens carta?
  • A que velocidade ias? Não sabes? Nem sequer sabe a que velocidade vai, Meretíssimo!!!
  • A que velocidade ias? 25km/h? Que fique registado que a testemunha ia a uma velocidade irresponsável e perigosa.

Be fucking prepared.

4 Curtiram

He he he, bem se for um questionário desse tipo é para rir! :slight_smile:

1 Curtiu

Eu diverti-me mais a escrever do que tu te vais divertir. Força, pá.

3 Curtiram

Olá, Filipe!
Vi o vídeo. Assustador e revoltante. Já partilhei.
Fazes muito bem em denunciar. Temos mesmo que nos fazer ouvir por todas as vias.
Força!

3 Curtiram

Desculpa, só agora me apercebi que o caso vai a tribunal.
Obrigada pela coragem, pois realmente é um serviço a todos os utilizadores.
Eu já estive em tribunal, na sequência de um acidente de viação com a minha bicicleta. Mas foi por atropelamento de um peão, sendo eu a acusada.
Foi em Junho de 2013, no cruzamento entre Antero de Quental e Constituição, no Porto.
Uma senhora atravessou a rua com sinal vermelho, nem olhou, pois não ouviu nada…travei, gritei, mas não pude evitar chocar contra ela…caímos ambas.
Segundos depois de se levantar e se queixar, diz-me logo. “Mas vai-me pagar…” “Vou pagar o quê?” "O champô…"
Perante o insólito da situação fiquei pasmada, até que percebo que ela está a apontar para o saco plástico no chão, donde efetivamente se via um frasco de champô a verter no chão.
Inicialmente, pela vontade de resolver a situação, até lhe disse logo, “ok, vamos la´comprar o shampô”. Mas a senhora, depois, influenciada por um homem que surgiu do outro lado da rua a vociferar contra mim, decidiu chamar a polícia, Ficou registada a ocorrência. Quase um ano mais tarde, recebi intimação, e em sequência fomos a tribunal para um julgamento que o meu advogado oficioso classificou como “um número de circo”.
A senhora D. Rosalina pintou a história de todas as cores, alegando que estava verde quando passou, e desta feita já queria pagamento por cosméticos vários, já não era só o champô… Beneficiou-me muito o facto de ela não ter um discurso minimamente lógico. Inclusive, interrompeu o Juiz, enquanto este a interrogava! Também me beneficiou ter uma testemunha, que mesmo não tendo visto o acidente, viu a D. Rosalina entrar e sair do seu estabelecimento, imediatamente antes da ocorrência. Melhor ainda, a D. Rosalina, estupidamente, desmentiu que estivera no dito estabelecimento, quando isso não provava nada…
Bom, que sirva de anedota esta história e para pensar que há julgamentos que correm bem, para o nosso lado.
De salientar que em situações destas, convém procurar assegurar testemunhas, quanto antes. E ter muito cuidado com os peões, especialmente se levarem sacos com champô!
Espero que a abundante distribuição de estupidez humana também te favoreça!
Boa sorte!

4 Curtiram

Boa tarde! Obrigado pelo apoio, beijinhos! :slight_smile:

Boa noite pessoa!

Passei só para dizer que em relação ao meu caso, fui ontem ouvido na GNR e entreguei o vídeo a pedido do Ministério Público, vinha também uma minuta que pedia que eu pormenorizar-se os acontecimentos! De louvar o profissionalismo do GNR que me atendeu que ficou assustado quando viu as imagens e mostrou total indignação com a manobra do condutor, segundo ele, quando o Ministério Público pede imagens e declarações ao pormenor quer dizer que a coisa ficou preta para o lado do condutor! Para o pessoal que já passou por alguma situação parecida, pediram algum tipo de indemnização? Sempre que houver novidades vou mantendo actualizado o post, beijos e abraços! :slight_smile:

5 Curtiram