Conhecem cidades com PMUS (Planos de mobilidade urbana sustentável)?

Conhecem cidades com Planos de mobilidade urbana sustentável (PMUS)? Penso que nalguns sítios estes planos até foram bem feitos, mas apenas parcialmente implementados.
Nestes casos pode ser questão de fazer pressão para se implementar os planos que os próprios municípios já fizeram, o que é uns níveis mais à frente de ter que os convencer a fazer esse planos.
Já se partilhou aqui esta notícia em que se cita a ZERO de Setembro, mas tinha curiosidade de saber se existe alguma base de dados ou lista dos municípios que já fizeram PMUS, e se foram implementados ou não.

4 Curtiram

A implementação é parte dos PMUS:

https://www.eltis.org/sites/default/files/news/sump-cycle_re-design_final.jpg

https://www.eltis.org/mobility-plans/sump-process

Deixo aqui um artigo q acho mt interessante, da Gea21:

los PMUS no son la solución, sino el proceso de búsqueda de la solución

2 Curtiram

Muito interessante esse artigo. Obrigada por partilhares. Parece que em Espanha para além de haver muitas cidades com PMUS, também tem havido investigação sobre porque é q mts ficam nas gavetas. Se houvesse também mais escrutínio aqui podia haver mais pressão para serem implementados. Era bom termos uma lista dos PMUS feitos por cidades em Portugal. Claro q não acho q sejam “A” solução, é só mais um instrumento por onde pegar.

Também achei que fazia sentido a crítica dos PMUS se focarem muito no “quê” que tem que mudar, e pouco no “como” é que essas mudanças serão feitas. Nesse “como”, é preciso processos de participação continuados, e que se envolva não só os cidadãos que já costumam proteger os seus interesses, mas também os grupos menos ouvidos, mts vezes mais vulneráveis que mais têm a ganhar com mobilidade mais acessível (mulheres, crianças, idosos, jovens…). E neste aspecto acho que ainda há muito poucos esforços (e provavelmente capacidade e conhecimento) para facilitar esse tipo de processos participativos, para lá da consulta pública pontual.

3 Curtiram

Por um lado, há várias gerações de PMUS.

E se fores perguntar a qq presidente de Câmara, provavelmente vai-te dizer q sim, concerteza, tem um PMUS … municipal ou intermunicipal.

Ou seja, não há cidades com PMUS e cidades sem PMUS. Há cidades com “coisas” (à falta de melhor termo para cobrir tudo), umas melhores outras piores, umas mais recentes outras mais antigas, umas de âmbito assim outras de âmbito assado.

3 Curtiram