Construcao da nova ciclovia da Av. Dr. Francisco Luis Gomes

Boas. Na Av. Dr. Francisco Luís Gomes esta a ser construída uma ciclovia nova, esta ira atravessar uma das piores rotundas em termos de sinistralidade rodoviária. Esta rotunda divide duas escolas, a Escola EB 2,3 dos Olivais e a Escola secundaria António Damásio. Desde carros estacionados em plena faixa de rodagem, a pessoas a atravessarem-na pelas faixas de rodagem em vez de utilizarem a ponte pedonal, e o excesso de velocidade dos automóveis que circulam de e para o Entreposto Lisboa, isto porque esta rotunda nao e’ circular, e’ uma elipse permitindo assim aos automóveis fazerem-na a direito sem abrandar. Todos os dias passo nesta avenida e o pandemónio e’ sempre o mesmo, agravando-se quando começam e acabam as aulas nas duas escolas.

Hoje pelas 13h30 decidi parar e tirar algumas fotografias.

Como e’ possível ver a ciclovia vai atravessar a zona pedonal que passa junto as escolas. Junto a escola secundaria existe uma paragem de autocarro que esta sempre repleta de crianças e jovens e outros que atravessam as vias para entrarem nos carros dos pais que estao estacionados em plena faixa da rodagem.

Andei em ambas as escolas quando era jovem e isto nunca foi assim, aparentemente hoje em dia todos os meninos teem de ir de carro de e para a escola.

Gostava de saber a vossa opinião relativamente a esta nova ciclovia e já agora as permanentes contra-ordenações. De notar que estava um policia municipal presente no local, como podem verificar nas fotografias. A mim parece-me que será apenas uma questão de tempo ate começar a haver problemas e acidentes.

1 Curtiu

A questão é que hoje em dia habita-se muito mais longe das escolas e a inflexibilidade e extensão de horários obriga os pais a colocar os filhos em escolas próximas do local de trabalho. Claro que não era necessário parar à porta da escola e devia ser criada uma zona de largada de passageiros fora das vias de circulação.

A questão do incumprimento não se deve à falta de legislação mas sim à ausência de fiscalização. Uma fiscalização musculada em locais aleatórios serviria de dissuasor efectivo mas teria de se manter bem activa. Essa “rotunda” é bem manhosa e as velocidades praticadas são alucinantes. Deveriam colocar bandas sonoras em todas as entradas.