Corredor bus+bike

O artigo 77º do Código da Estrada (Vias de trânsito reservadas), no seu ponto 3º, permite a existência de corredores bus+bike:
“Pode ser permitida em determinados casos a circulação nas vias referidas no n.º 1 por
veículos de duas rodas, mediante deliberação da Câmara Municipal competente em razão
do território.”

Mas o ponto 4º deste artigo exige, para isso, a autorização da ANSR e do IMT:
“A permissão prevista no número anterior é aprovada mediante parecer da Autoridade
Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes
(IMT, I.P.) e deve definir especificamente:
a) A via ou vias que abrange e a respetiva localização;
b) A classe ou classes de veículos autorizadas a circular em cada via, nomeadamente
velocípedes e ou motociclos e ciclomotores.”

Tanto quanto sei:

  • não existe nenhum local em Portugal com corredor para transportes públicos E velocípedes (sei q no Porto estão/estavam a ser feitos testes na Rua Álvares Cabral … mas são/eram apenas testes);
  • Nunca foi dada autorização pela ANSR e pelo IMT (pelos dois em conjunto, como é exigido) para q possam existir.

Alguém me consegue confirmar estes dois pontos q referi em cima?
Ou referir exemplos q os contradigam?

1 Curtiu

A rua de Costa Cabral, no Porto está autorizada nos termos do CE. O problema é que tem um traço contínuo em toda a sua extensão e pilaretes a separar o eixo das duas vias… As ultrapassagens são impossíveis sem que se façam razantes.

@ricardocruz, Quer dizer q em Costa Cabral está mesmo implementado (e sem ser temporariamente) corredor bus+bike?

Está tambem uma via bus+bike na calouste gulbenkian entre o aqueduto e a praça de Espanha.
Suponho que é uma via de teste. Linha continua em quase toda a distancia. Motas circulam nesse corredor.
Eu prefiro o passeio, largo e com sombra, tendo depois no final a ciclovia.

Não. A câmara siz que está em testes. Mas para estar em testes (risos) teve que passar pelo processo de autorização.

1 Curtiu

já agora um pouco off-topic, mas em Lisboa os Corredores BUS que permitem motociclos dizem “permitido veiculos motorizados com 2 rodas”

a minha bicicleta é electrica logo motorizada e tem 2 rodas…em Lisboa com esta já posso andar pelos corredores :wink:

A minha bicicleta tb é motorizada … motorizada a locomoção humana.

O CE no seu artigo 77º (Vias de trânsito reservadas) diz:


3 – Pode ser permitida em determinados casos a circulação nas vias referidas no n.º 1 por
veículos de duas rodas, mediante deliberação da Câmara Municipal competente em razão
do território.

4 – A permissão prevista no número anterior é aprovada mediante parecer da Autoridade
Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes
(IMT, I.P.) e deve definir especificamente:
a) A via ou vias que abrange e a respetiva localização;
b) A classe ou classes de veículos autorizadas a circular em cada via, nomeadamente
velocípedes e ou motociclos e ciclomotores.


Parece q a lei não obriga a q forçosamente seja assim, mas sugere q a indicação seja para ‘velocípedes’ e/ou ‘motociclos e ciclomotores’.

No entanto um velocípede com motor é um velocípede … e não me parece de todo fazer parte da classe/grupo “veículos motorizados”.
Aliás, a única referência a “veículos motorizados” no CE é no artigo 18º, em:
3 – O condutor de um veículo motorizado deve manter uma distância lateral de pelo
menos 1,5 metros, para evitar acidentes entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem.

1 Curtiu

pronto, ja me lixaste!

1 Curtiu

No Porto, na tal via, as placas têm: Via reservada a BUS, exceto veículos de duas rodas.

1 Curtiu

Também há novas placas de sinalização que não percebo:

Oh, é simples:

Zona, em que carros, bicicletas e os peões não podem correr acima dos 20km/h

lol

:wink:

1 Curtiu