Corredor Verde de Alcantara

Viaduto junto à estação. Quem sobe tem via dedicada, quem desce tem via partilhada.

1 Curtiu

Podiam ter feito continuação deste sistema até ao aqueduto em vez de fazer viravoltas e curvas junto a estação de Campolide…

ainda lá não fui, mas normalmente quem desenha estas ciclovias não as percepciona como vias de comunicação para acelerar o acesso do ponto A ao ponto B, mas sim como vias para passear… não sei se é o caso, mas acontece em muitas das ciclovias de lisboa, fazem desvios e curvas e curvinhas sem sentido.

Não dá para ver muito bem, mas esta curvinha no Campo Grande irrita-me, vou sempre pela estrada…

É isso, curvas e reviravoltas para passear e não ocupar espaço na estrada, que pertence ao carro.

1 Curtiu

Já lá passei e acho até que o trajecto está bastante bem escolhido. À passagem pela estação de Campolide a ciclovia dá algumas voltas (sem ser demasiadas), mas isso ajuda a atenuar o declive do trajecto. Possivelmente foi nisso que pensaram.

Já a solução que arranjaram no viaduto… também acho que podiam ter separado melhor a ciclovia dos automóveis.

Nesse caso devem ter calculado mal: o declive é maior agora. Quando saem ou entram muitas pessoas da estação, a entrada/saída de baixo tem logo à frente a ciclovia. Se tivesse seguido a descida natural do viaduto, ia ter naturalmente ao aqueduto. Enfim, devem ter alguma razão que desconheço mas acho estranho.

Pois, podia ter seguido pelo viaduto… é verdade.

Mas indo por baixo passa pela parte mais baixa da estação, que também tem linhas e cais. Talvez tenha sido essa a intenção. Ou simplesmente passar pelo jardim mais abaixo, sim…
Mas talvez fosse também boa ideia a ciclovia seguir pelos dois locais! Espaço não falta e se existe estrada para os popós nos dois locais… porque não ciclovia para bicicletas nos dois locais também?

Esta semana fiz o percurso pq das nações-belém ida e volta que já não fazia há uns anos e fiquei moderadamente satisfeito:
bom: pq nações-xabregas-sta apolónia e ponte ciclopedonal museu dos coches
mau : terreiro do paço-cais do sodré. É lamentável por ter sido uma zona recentemente intervencionada e não estar adequada.
Docas de alcântara. Alguém sabe se está prevista alguma intervenção nas docas de alcântara? não faz sentido tanto tempo para criar uma alternativa segura à passagem naquela zona de restaurantes e bares.

1 Curtiu

Não está nada previsto nas Docas de Alcântara… mas está prevista uma ciclovia do outro lado da linha de comboio, desde Algés até Santos (onde começa já uma).

Todavia, eu passo todos os dias por aquele local e nunca tive problemas nem nunca ninguém se incomodou comigo. É passar devagar, nas calmas e sem pressas, e dando prioridade/espaço às pessoas. Não preciso desmontar e é sempre a andar, basta abrandar.

toda a ciclovia belem - cais é uma anedota…
aceitava-se o estado da ciclovia para uma primeira versao da mesma… mas ha anos que esta naquele estado e sem sinais de ir mudar no futuro proximo… e é facilmente das ciclovias mais usadas da cidade.

se ja era ma antes, ainda pior é agora como as trotinetes ja que imensas partes da ciclovia estao ligadas em calcada de basalto, pessimas para quem anda de bike e ainda pior para quem anda de trotinete

Eu fiz precisamente isso, aliás um gajo a correr até me ultrapassou mas não me livrei de levar uma boca de um “artista” à qual respondi educadamente (not)

É precisamente isso que acho. Quando se fala de fazer n ciclovias e n interligações a novas zonas da cidade, e depois vemos zonas da frente ribeirinha como estão dá que pensar…

1 Curtiu

Quando foi feita a ciclovia junto ao rio, via se a bicicleta como um lazer, não como um meio de transporte.
Por isso, quem planeou não pensou em faze la passar atras dos bares e mais em linha recta.

1 Curtiu

Não acho sequer que nós aqui devêssemos aceitar esta designação.
Não há ciclovia Belém Cais do Sodré!
Existem troços de ciclovia entre Belém e o Cais do Sodré…
:slight_smile:

3 Curtiram

E do Cais do Sodré em direção a Sta Apólonia, nomeadamente Ribeira das Naus e Terreiro do Paço continua a mesma desgraça.

Como é que a futura velo-city europeia não tem esta frente ribeirinha devidamente ligada??
Penso que seria o mais básico a ser feito antes de tudo o resto relativamente a mobilidade suave…digo eu.

1 Curtiu

E já vão com sorte. Oeiras proíbe bicicletas na sua frente ribeirinha :rofl:

1 Curtiu

Ja mexe …outra vez.

1 Curtiu

StayTheFuckHome, se possível.

1 Curtiu

Malta, sou médico, foi ao voltar para casa depois de passar 24h com mascaras luvas, óculos e toucas. Deixai me respirar, sozinho, um pouco e ver a luz do ceu!!

14 Curtiram

Passei hoje por esta ciclovia pela primeira vez e a minha impressao foi:

  1. Inadmissivel o tunel ainda nao estar feito. Desde 2016 que nos andam a “vender” este projecto

  2. Como ciclovia de lazer é muito agradavel

  3. Como via dedicada de mobilidade, e com aqueles chavões todos que a CML gosta de usar ultimamente é um grande flop. A quantidade de dinheiro que foi gasto, para andar a fazer curvinhas não faz sentido nenhum

  4. Se o Medina “tivesse” de fazer este troço diariamente de bicicleta já tinha redesenhado a ciclovia

  5. Nao fazer uma continuaçao directa para a praça de espanha pela av. de ceuta é um desperdicio enorme. Para mim seria o mesmo que proibir um carro de usar a ponte 25 de abril para vir do pragal para lisboa. E obrigalo a atravessar a ponte de vila franca de xira. Ou melhor, obrigalo a ir a trafaria apanhar o ferry para belem,para depois subir a av de ceuta.

Isto para mim chama se greenwashing.

O argumento do é melhor do que nada,para mim nao funciona. Resolveu nos o problema de ir de alcantara para a praca de espanha em seguranca? Nao. Gastaram se uns milhoes e deram se argumentos para os automobilistas dizerem que agora estamos muito melhores. Remeteram nos para uma gincana, para nao mexer numa avenida que tem 6 faixas exclusivas para carros+bus…

9 Curtiram