Denúncia por ultrapassagem perigosa

Esta manhã começou mal: apito do carro que me queria ultrapassar e que não podia pois não havia 1.5m. Numa zona 30 onde me “arrastava” a uns 15km/h.
Tentei a pedagogia : “não senhora, não posso andar no meio da via, nada de 1.5m obrigatório.
O capacete é que é obrigatório, e não tem”…e por aí fora.
Manter-se calmo, respirar.

Não há meio de informar mais os automobilistas?

2 Curtiram

Eles, as entidades (in)competentes, preferem alertar e informar o elo mais fraco:

https://www.facebook.com/ansegurancarodoviaria/posts/4987295844628836

Pois. Circular bem colado ao passeio para os carros fazerem razias… :frowning_face:
Certamente a Autoridade Nacional de Segurança Rodovia será altamente patrocinada pela Industria Automóvel. :scream:
Não será assim que se mudam mentalidades.

Nem é preciso que seja patrocinada. A mentalidade dos condutores em geral é assim.

Se viram a entrevista que ontem o Ricardo Araújo Pereira fez ao campeão de motociclismo Miguel Oliveira, as frases que o último disse são um espelho genuíno da forma como se pensa quando se conduz na estrada em Portugal.

Infelizmente, não dá para deixar aqui um link, já que agora a SIC apenas disponibiliza os conteúdos na plataforma Opto, e eu não vou abrir uma conta lá de propósito só por causa disto.

Sim as mentalidades estão construídas por mais de 50 anos de domínio automóvel. Foi visto como um grande progresso desde os anos 40 e 50 e foi tudo feito para ele, e toda a população aderiu em massa.
Ficou a fazer parte do normal: alcatrão e carros por todo o lado. Paísagem integrada nas mentes.
Por isso o ciclista é visto como algo curioso. “é um lazer, uma moda, uma coisa de ecologistas”. Mudar mentalidades vai demorar.

1 Curtiu

E que tal darem uma ajuda aqui para alterar a situação?

2 Curtiram

Aqui está a entrevista ao Piloto de MotoGP Miguel Oliveira. Reflecte perfeitamente a attitude portuguesa na condução.

2 Curtiram

Já tive uma situação de uma razia perigosíssima em que, no limite, quando estou já a ser apertado na berma, dei uma palmada no vidro do carro para ele tomar noção e se afastar. O energúmeno que ia ao volante não gostou e mais à frente atravessou o carro e ligou pirilampos azuis, como se fosse policia e saiu do carro, dirigindo-se a mim, de forma intimidatória… mas a coisa virou-se contra ele quando lhe exigi identificação, e lhe demonstrei que conhecia a lei. Foi se embora sem se identificar, mas pela matricula cheguei lá. Era motorista da Presidência da Republica!!! A queixa na policia não avançou por falta de prova ou testemunhas, mas recebi depois um telefonema da presidência pedindo desculpa pelo sucedido informando que iriam “tomar medidas”…
Como as razias são frequentes acho que vou comprar uma câmara para conseguir fazer denuncias que deem nalguma coisa. Quem já apresentou queixas recorrendo às fotos/vídeos tem ideia da taxa de sucesso dessas queixas?

3 Curtiram

Bom dia, alguem pode ajudar-me fazer uma denúncia contra este lunático?

Eu conheço o app “Bike reporter”, mas infelizmente acho que esta situação (ultrapassar numa rotunda) não faz parte das opções na app.

2 Curtiram

@Aonio_Lourenco consegues colocar opões para outro tipo de denúncias na app?

Não sei se com este vídeo consegues fazer alguma queixa.
Como tinhas acabado de entrar a rotunda, acho que este artigo não se aplica, mas segundo o ponto 2 do artigo 14 do CE, “2 - Os condutores de velocípedes, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.”: https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=349&tabela=leis

Eu ao ver o teu vídeo até assumi que ias querer sair nessa primeira saída. Faço essa rotunda algumas vezes também, e ela é muito perigosa - mais um motivo para não nos posicionarmos tão à direita…

Está prevista ciclovia nessa estrada, não é? Ainda bem.

2 Curtiram

Pode usar a app para gerar o texto e depois ajustar de acordo com as regras de condução em rotundas.

1 Curtiu

Eu fiz sinal com a mão que ia em frente. E como referiste posso ficar na via a direita. Eu acho estranho se aquela tipo de condução é legal.

Obrigado vou tentar

1 Curtiu

Já viste a minuta de denuncia aqui?

Recentemente fiz um curso online que explana que essa manobra, do carro, não é legal, mesmo que a bicicleta tenha de dar prioridade na rotunda à saída de veículos.

@anabananasplit, não quero copiar o conteúdo do curso pois é vosso mas podes explanar aqui a situação? sff? para o @william fazer a devida denuncia, sff…

@anabananasplit, não quero copiar o conteúdo do curso pois é vosso mas podes explanar aqui a situação? sff? para o @william fazer a devida denuncia, sff…

Isso ajudava imenso, obrigado.

Vou estudar a minuta @Nuro_Carvalho :slight_smile:

@william, ainda bem que foi só uma close call.

Sim, com esse vídeo deve dar para fazer uma denúncia. Nenhum veículo pode sair da rotunda a partir de outra via que não a mais exterior. Essa manobra é super comum mas é uma contraordenação. Para sair nessa saída, o condutor devia ter passado para a via exterior logo a seguir à saída anterior, ou seja, mesmo em cima da entrada que usaste, mas ele não fez isso, cortou a rotunda a direito, atravessando-se pelas outras vias. No máximo podem questionar se lhe cedeste passagem antes de entrares na rotunda, dado que isso não se vê no vídeo, tem que se inferir um bocado.

Art. 14-A (CE)

1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:

a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;

b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;

c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;

d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.

2 - Os condutores […], de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

3 - Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Artigo 43.º Mudança de direção para a direita

1 - O condutor que pretenda mudar de direção para a direita deve aproximar-se, com a necessária antecedência e quanto possível, do limite direito da faixa de rodagem e efetuar a manobra no trajeto mais curto.

2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Artigo 145.º Contraordenações graves

1 - No exercício da condução, consideram-se graves as seguintes contraordenações:

ff) O desrespeito das regras e sinais relativos a (…) mudança de direção ou de via de trânsito,(…)

O curso de que o Nuro falou deve estar disponível ao público a partir de final de Abril em http://s.cenasapedal.com/escolaonline, tal como o segundo curso, sobre como evitar essas close calls.

3 Curtiram

Aqui está um vídeo mais comprido: https://youtu.be/xngSWi1DC4s

Não dá para ver muito bem quem estava na rotunda, mas eu lembro me que avançava porque estava vazia. Aquele carrinho branco na rotunda não é o mesmo que quase atrapalhou-me, falta aquela linha cinzenta ao lado (e não faz muito sentido sair na mesma saída em que entrou) .

Obrigado @anabananasplit pelas dicas, acho que tenho suficiente para fazer a denúncia.

Como vivo em Lisboa posso mandar a [email protected] ?

tb podes tentar este: [email protected]

Pode sempre fazer queixa porque claramente houver uma infração por parte da carrinha.

No máximo pode estar também a encriminar-se a si próprio e nesse caso ambos seriam multados.

Como assim? Incriminar-se a si? O ciclista não faz nada de errado!