Denúncia por ultrapassagem perigosa

Acaba por estar, pois o Art. 21 te diz que deves assinalar, mas nao diz de que forma, e na minha opiniao, assinalar consiste nao só em fazer piscas ou outros sinais como tambem assumir uma posiçao na via que transmita mais claramente a intençao de mudança de direcçao ou via de transito.

De qualquer das formas o 43 deixa margem para dúvidas, ao contrario do 21. Plas imagens podemos ver que nao há quaisquer indicaçao de mudança de direcçao, e mesmo que houvesse, nunca poderia ter sido feita ‘com a necessaria antecedecia’ tal era o excesso de velocidade com que o mesmo circulava.

Nenhuma viatura vira á direita sem passar/ocupar/circular pla via mais á direita, fisicamente, só se for por teletransporte ou se saltar a via! É uma condiçao ‘sine qua non’.

Esta parte é que parece que não queres perceber…

O veículo para sair tem de vir na via da direita! Tem de ocupar a via e circular nela.
E não vir de qualquer uma das vias e cruzar as outras a eito.

O que aconteceu foi que o veículo vinha não na via da direita mas CRUZOU, ATRAVESSOU, de uma via mais interior para a saída. Não estava a ocupar a via de saida à direita.

Não teve em consideração o utilizador vulnerável.
Não abrandou.
Não deu 1,5m de distância.
E sobretudo não ocupou a via que deveria para fazer a manobra de saída da rotunda.

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Ocupar a via!

Voces é que não querem perceber o q já vos falei em cima, já vos disse tudo e ainda assim voces insistem. Digam lá entao, onde é que na lei diz que os automoveis têm de andar uma quantidade fixa de metros antes de sair da rotunda. Bem plo contrário, até diz que a manobra deve ser feita no menor trajecto possivel, e o menor trajecto possivel é uma recta, não é uma curva.

Mostrem lá onde é que está na lei. Teria que dizer que eu teria de andar X metros na via mais à direita antes de pretender sair, e nao é nada disso que está a dizer. É tudo propositadamente subjectivo.

Já te expliquei acima que o carro deve entrar/atravessar/circular/cruzar (chama-lhe o que quiseres é tudo a msm coisa) logo após A VIA DE SAIDA que antecede aquela pela qual ele quer sair. Plas medições do GMaps vê-se que a via tem cerca de 7m, e acho q já em tempos teve 2 vias, uma das quais era via de aceleração.

Para além disso, a lei tambem diz que o veiculo se deve aproximar GRADUALMENTE, não é fazer as curvas que tenho praí visto nos vossos desenhos. Isso é uma aproximação brusca da via da direita.

O que vcs queriam é isto:

No entanto isto não corresponde ao que está na lei e que volto novamente a citar:

c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta

Se pretender sair da rotunda por outras vias de saída:

  1. Só posso ocupar a via de transito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair. → NOTEM QUE EU NAO DEVO OCUPAR A VIA MAIS À DIREITA IMEDIATAMENTE, MAS SIM QUE POSSO OCUPA-LA EVENTUALMENTE, QUANDO FOR APROPRIADO E QUE O POSSO FAZER DEPOIS DE PASSAR A VIA DE SAIDA ANTERIOR À QUE EU PRETENDO TOMAR.
  2. aproximando-me progressivamente desta → Foi uma manobra progressiva efectivamente, não vejo nas imagens quaisquer manobra brusca por parte do condutor.

Existe porem falta de respeito plos demais utilizadores da via, e desrespeito por outras regras do CE que obrigam o condutor a circular com maior moderação à presença de utilizadores vulneráveis.

Já várias pessoas explicaram, e está aqui explicado como deve ser a circulação… se não percebes com bonecos da PSP e da GNR não há muito mais a fazer.

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Vai ver os videos da ANSR, que já aqui se falou que são errados e propagam más práticas.

Temos aqui um chico esperto, lol.

Se me permites, creio que estás a confundir o conceito de “via de saída”. A meu ver, “via de saída” é a saída da rotunda propriamente dita e não a via de trânsito de uma determinada saída.

a partir do momento em que é desenhada aquela linha vermelha, muito bonitinha, mas a ir directamente do centro da rotunda para a via mais à esquerda da saída… não há muito a fazer…

mas vim aqui meter o post por 1 situação que pensei que já não se apanhava…

em Janeiro de 2021 tive um stress com 1 condutor da carris, tenho uma filmagem que prova mais ou menos o problema, e enviei mail para 1s quantos sitios, carris, ansr, cmlisboa, e psp, no [email protected]

da psp disseram que tinha de fazer queixa numa esquadra até 6 meses

fui lá hoje (30 Março), e a cena foi surreal

a 1ª pessoa que me atende fica muito confusa, e pergunta se quero reportar 1 acidente, eu digo que não, felizmente não deu acidente.
acha que isto não existe, e vai chamar outra pessoa (1 superior suponho

diz-me que tenho de mandar mail, refiro que mandei para [email protected] e que me disseram para ir presencialmente a 1 esquadra. ele diz que isso não existe e dá-me um mail novo ([email protected])

mas depois aproveita para divagar…

que segundo eles isso nem devia existir, bicicletas e carros na estrada
pergunto com ar muito contente se queria banir os carros

ele diz que não… antes as bicicletas

depois diz que para as usar deviamos ter 1 licença e matricula.

qual acham que é a probabilidade de 1 pessoa assim saber sequer o código da estrada em relação a bicicletas, quanto mais ter alguma vontade de o aplicar.

já tinha ido uma vez fazer o mesmo a esta esquadra, há uns 5+ anos, e apesar de meio confusos lá aceitaram a denuncia, e nessa altura o “pior” que ouvi foram mesmo dois a insistir que a distância minima para ultrapassar era 1m e não 1.5m

parece que estamos a andar para trás…

vou enviar email para o endereço novo… meter o [email protected] em cc, e aproveitar para referir esta ultima parte. (e juntar tb os que fui vendo aqui… [email protected] e/ou [email protected]

ah, e isto foi na esquadra da divisão de trânsito (no lumiar), que mais do que qualquer outra tinha obrigação de resolver estas cenas… noutras esquadras menos especializadas nem quero imaginar

têm-se falado em organizar mais manifestações, acho que este era 1 bom sitio, a manchete é simples, a psp não sabe as leis, nem tem vontade de as aplicar

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Concordo com o problema. Acho que isso ia resultar apenas em sermos mais perseguidos, como punição. Acho preferível tentar recolher testemunhos como o teu, e apresentá-los aos manda-chuva e ter medidas concretas a propôr para resolver 1) a falta de conhecimento, 2) a falta de empatia, e 3) a inação relativamente a infrações cometidas contra condutores de bicicleta, quando não ações de zelo face a contraordenações cometidas por condutores de bicicleta.

entretanto enviei o tal mail para o novo sitio, e aproveitei para falar na frma como fui recebido, desconhecimento + aquele testemunho atrasado

hoje recebi mail a pedir 1 contacto telefónico em nome do comandante da divisão para poder dar mais esclarecimentos… tou a suspeitar de 4 hipóteses:

  1. querem saber mais sobre o caso original
  2. querem saber mais sobre a ida à esquadra
  3. opção 1+2
  4. o comandante é o tal que me recebeu e vai mandar vir mais comigo xD
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Parece que é o nº2
Pediram-me para tentar identificar os 2 agentes da história ^^

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Fizeram-me ontem uma razia (junto de ultrapassagem em zona com proibição e em zona com raia) e quero fazer queixa. Liguei para a GNR mas foram tão prestáveis como um tijolo.

Quanto a provas, apenas tenho uma foto tirada alguns segundos após o acontecimento e os dados do Strava, que comprovam que passei naquele local àquela hora. Também tenho a matrícula e modelo do automóvel. Não quero deixar isto passar impune.

Pelo que percebi tenho de dirigir-me / enviar e-mail à PSP / GNR (foi fora do perímetro urbano) e fazer queixa. Mas o homem começou a falar de queixas e idas a tribunal e fiquei confuso. É isto ao certo o que tenho que fazer?

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@theurbancycler,

tenta usar esta app:

A questão é:
1 - a autoridade aceitar a tua queixa;
2- a autoridade dar seguimento à tua queixa passando o auto de contra ordenação;
3- a pessoa visada aceitar o acto e pagar a multa, ou contestar e irem para tribunal;

Eu já tive casos em que me pediram para ir à esquadra prestar declarações e esclarecimentos, e depois de umas quantas visitas já passaram a mandar um mail a dizer que tinham dado seguimento e passado o auto.
Mas nunca soube dessas quantas foram ou não pagas as coimas, isso nunca me informaram. Mas eu tinha sempre as frames das ultrapassagens.
Mas por lei, pode ser palavra contra palavra, e ai sem testemunhas não se consegue muito.

https://youtube.com/shorts/jAtFzvfb0QA?feature=share

Era isto que os automobilistas deviam experienciar, quando estivessem a tirar a carta de conduçao…

A sexta, 23/04/2021, 12:45, Nuro Carvalho via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

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Os fabricantes estão a desenvolver algo do gênero … Não no sentido de registar imagens exteriores como actualmente a Tesla mas de modo a poderes percepcionar obstáculos á tua volta onde a carroçaria impede a visibilidade ao condutor e poder apresentar essa representação no sistema de informação em 3D.
Com o desenvolvimento destes e outros sensores muito provavelmente num futuro próximo poderão servir como prova de “caixa negra”.

Será que detecta um snipper a 500 metros de distância? Vai haver gente com vontade de testar esta hipótese! :rofl:

A minha experiência com uma denuncia de uma razia.
Email enviado para a GNR com a minuta.
Resposta do direcionamento para o MP por ser crime.
Prestar declaração na policia sobre a ocorrência.
Carta informando do arquivamento do caso por não existirem indícios quanto à autoria dos factos, contra pessoas desconhecidas.
A denuncia tinha fotos explicitas, incluindo a matricula, e foi indicado que há vídeo caso fosse necessário.
Resposta ridícula.
Aquando da declaração na PSP o agente referiu que o facto de ter dito condução muito perigosa implica que seja tratado como crime. Pode-se fazer queixa também sobre a infração para que possa eventualmente ser multado. Para a próxima tento desta forma a ver se há mais sucesso. Até porque tribunais e advogados não são uma opção que me agradece muito.

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ALguem tem experiencia de afastadores anti razias?

ai que grande treta… com video e tudo há malta aqui a ter tido bons resultados junto da psp
tipo o @pmmsanches

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A policia é irrelevante.
Condução perigosa é crime e vai ao Ministério Público, que decide se avança para tribunal.

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