Denúncia por ultrapassagem perigosa

(João Almeida) #21

Onde vives? Lisboa?

Provavelmente a melhor forma para aumentar a segurança rodoviária na zona é circular em grupo, mesmo para levar os filhos à escola. Vê aqui este exemplo:

Pode ser que haja alguém aqui no fórum que viva perto de ti.

(Marta) #22

Leiria, uma cidade onde se vêm muito poucas bicicletas… E trotinetes, vislumbrei uma vez 1 trotinete! Julgo que existem 3 na cidade. Ainda não vi mais nenhuma. :smirk:
A reportagem, que espetáculo! Quem sabe um dia aqui em Leiria se inicia um movimento assim :slight_smile: será uma possibilidade daqui a um ano, qd o meu mais velho for para a EB 2/3.

(Ana P.) #23

Talvez agora com o U-BIKE no IPL isso mude ligeiramente.

(Luís L Belard) #24

Concordo consigo: infelizmente uma denúncia feita e identificada por quem usa um meio vulnerável é um risco pessoal acrescido, em especial se fizer o mesmo percurso nos mesmos horários.
Como tenho sempre defendido, a instalação de câmaras/radares permitiria não só controlar excessos de velocidade, como detectar acidentes e infracções (já vi na Suécia um helicóptero pousar na estrada para multar um par de motociclistas que - aparentemente - deviam ir em excesso de velocidade. E já lá vão mais de 20 anos…).
Devem ser os utilizadores da via pública a investir em meios de fiscalização para se defenderem (como por exemplo adquirir uma action cam), ou deverão ser as autoridades?
Num caso destes, nem seria necessário o infractor ficar a saber quem o denunciou; o que lhe chegaria a casa era uma carta com foto (feita por câmara de vigilância pública) e a respectiva multa. E o sistema não é uma protecção exclusiva para ciclistas, mas sim um meio para registar também qualquer outra barbaridade de que um utente se queixe ou que eventualmente possa ser vista em directo por quem o fiscaliza o controla, incluindo acidentes.
Não pode haver um polícia para cada condutor ou peão, mas o sistema seria (infelizmente) pago em meses, além do que se economizaria em certas localidades com deslocações constantes que mobilizam carros e polícias.

(Cláudio Coelho) #25

Olá a todos!

Também fiz uma denuncia à PSP da Amadora (por email) por causa de uma ultrapassagem mal feita (razia) por parte de um condutor, com a agravante de no sentido contrário vir um outro veiculo. Usei uma das participações aqui elaboradas, com as devidas alterações e anexei os frames do incidente e respectivo vídeo de 10 segundos. Para meu espanto, sem levantar qualquer problema, a PSP informa que levantou um auto de contra-ordenação à pessoa em questão, sem me pedir mais nada.
Respondi ao email a agradecer a prontidão e questionei se não seria chamado a uma esquadra para assinar a participação ao que me informam “que não tinha necessidade de me deslocar a qualquer esquadra para assinar a participação”.

Tendo em conta o que já li por aqui, fiquei espantado com a facilidade com que tudo decorreu…