Denunciar estacionamento abusivo com uma app

@Nuro_Carvalho, como eu gostava de te dizer uma coisa diferente da que te vou dizer…

Frequentemente, eu sou também um dos prevaricadores. Neste momento sou um deles, e muito provavelmente amanhã também serei uma vez que sairei com o carro de noite. Eu sei, diga o que disser, estou errado. Mas é um problema realmente complexo.
Moro numa zona onde não há, mesmo, de todo, nem nas imediações, nem num raio de 800 metros (um raio de 800 metros cobre mesmo uma área grande, eu sei!), estacionamento. Já tive alturas em que andei às voltas durante 40 minutos à procura de um lugar legal. Algumas vezes tive sorte, mas normalmente quando procuro muito não vou ter. Nem tem que haver, eu sei! Mas para já a minha vida também não me permite não ter carro…

O que posso dizer, é que sempre que estaciono em cima do passeio na minha rua, faço-o facilitando sempre ao máximo a circulação de peões. Certifico-me de que deixo sempre um espaço suficiente para que passe algo como uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebé. Melhor que isto, enquanto aqui morar, não consigo.

deixa na estrada numa zona com 2 vias :stuck_out_tongue:

não só não atrapalha os peões como atrasa o trânsito, levando mais moradores da zona a pensar que se calhar o carro não é a melhor opção ^^

depois tiras uma foto com o teu carro e uns no passeio para o caso de te multarem só a ti :stuck_out_tongue:

1 Curtiu

Acredita que já pensei nisso. O problema é que acho que só multariam quem estacionaria na estrada (está lá a linha amarela para que não restem dúvidas, e é como que uma estrada principal, com algum movimento), e nunca os que estão no passeio. A polícia é completamente condescendente com isto nesta zona. A esquadra da PSP fica a 15 minutos a pé. Não é raro vê-los passar por aqui, ou à polícia municipal.
Pelo menos 1/3 dos carros aqui estão estacionados em cima de passeios, na boa.
Acredito que as autoridades sejam condescendentes com isto porque efectivamente só há estacionamento para uma parcela dos carros que há aqui… mas se não fossem condescendentes, provavelmente não haveria aqui 2 e 3 carros por agregado familiar como é habitual. Que uma família tenha 1 carro, é algo que ainda consigo compreender. Agora famílias com 2 e 3 carros?? É que esta é precisamente a regra aqui! E faz-me uma confusão dos diabos…
Esta dor de cabeça, foi um dos principais motivos que me puxou para cima de uma bicicleta. A situação desta zona sempre me fez imensa confusão. Mas a generalidade das pessoas não pensa assim… não abdicam de ter carro para o marido, para a mulher, para os filhos, para o cão e para o gato, e mais outro para passear ao fim de semana, para as pessoas, a câmara é que tem de arranjar solução para o estacionamento dos seus popós.

E eu acho que a solução para aqui seria efectivamente começarem a multar. Não vejo outra forma. Acho que só assim as pessoas abdicariam de ter tanto carro…
No dia que eu mesmo for multado aqui por estar em cima do passeio, ficarei muito contente!

É que não consigo mesmo perceber porquê tanto carro por família aqui! É que esta zona até é bastante bem servida de transportes públicos durante o dia! Estou a falar de Algés de Cima!!

2 Curtiram

comodismo + facilitismo + novo riquismo + ignorância = tuga com pópó(s)

Há uma tremenda condescendência das autoridades e/ou o “atira a batata quente” ao outro e não ao mesmo.
Muitos de vocês se calhar já tiveram esta experiência… Ontem, no miradouro de Santa Catarina, zona onde moro, vários carros mal estacionados em cima do passeio, em 2ª fila, frente a garagens, carros alugados ou estrangeiros e é uma zona com dístico, enfim o dia-a-dia daquela zona, abordei 2 polícias e perguntei se estavam a fiscalizar aquela tristeza e obviamente disseram que não mas que compreendiam o meu motivo e que deveria entrar em contacto com a emel.
Não desta, mas noutras vezes contactado a emel disseram que estavam a analisar a situação e deveria entrar em contacto com a respectiva Junta e polícia municipal… Enfim, passa ao outro e não ao mesmo…
Vários carros (inclusive 1 já tem os pneus vazios) estão à semanas nos mesmos sítios mal estacionados.

Portanto, parece uma luta perdida.
Parece que tem que sempre que haver uma desgraça para se começar a emendar os erros óbvios, tipo nesta zona se acontece um grande incêndio… e os carros dos bombeiros passam como? Provavelmente vão culpar as estradas/ruas que deveriam ser mais largas…

José, o car sharing ou outro semelhante poderá ser uma hipótese para ti para quando necessitas de usar carro?

1 Curtiu

O car sharing é uma coisa excelente, e não tenho dúvidas que ele tem um papel importantíssimo no futuro da mobilidade nas cidades.
O que se passa também é que eu ainda resido com os meus pais, logo não tenho poder de decisão. Cá em casa somos 3 pessoas (eu e os meus pais) e temos dois carros! Frequentemente já dei a entender o meu ponto de vista de que um carro chega para a necessidade de todos. Recentemente até houve uma boa oportunidade de passarmos a ter só um carro, visto que os meus pais tiveram um acidente no qual o carro foi para a sucata. Até pensei que fosse conseguir convencê-los porque pensaram mesmo nisso… sempre são menos custos e muito gosta a minha mãe de se queixar do dinheiro. É extremamente raro estarem os dois carros a ser usados simultaneamente!! Mas ambos os carros são do meu pai, não tenho poder de decisão… o melhor que posso fazer, já fiz muito, que é dar o meu ponto de vista, mostrar o quanto poderiam poupar se se desfizessem de um carro, e que 1 só carro chegaria perfeitamente para as nossas necessidades. Ainda para mais numa zona tão problemática… não faz sentido adoptar-se uma postura que só ajuda a agravar a situação.

Eu quase nem uso o carro. Afinal acabei por não o usar ontem, e nem o vou usar hoje (ontem e hoje não estou em infracção, boa!). E é uma altura em que uso mais porque estou de férias. Normalmente uso o carro 1 a 2 vezes por semana (sendo 1 ao fim de semana), e à noite. Os meus pais usam 1 vez por semana… que é para irem às compras. Enfim.
Hoje tive de ir a Lisboa as 10.30h da manhã, e fez-me uma impressão do caraças estar eu parado no autocarro por causa do trânsito na A5 àquela hora. Que raio anda tanto carro a fazer a entupir a cidade mais de 1 hora depois daquela que é geralmente a hora de entrada das pessoas? E na direcção do Marquês, que é uma zona onde o que não falta são transportes públicos?? Enfim… juro que não entendo mesmo, e faz-me uma confusão do caraças.

Em relação ao car sharing, desconheço que exista em Oeiras. Penso que só em Lisboa.

Compreendo a tua situação.
Mas força! Água mole em pedra dura…!

Tanta pessoa a usar os carros já faz confusão mas mais confusão me faz cada pessoa cada carro.
Somos (eles) mesmo muito egoístas mesmo sabendo que partilhar o carro com outras pessoas (família/colegas de trabalho/outros) dá para dividir as despesas nas deslocações diárias!!! Mas não, quero o meu carro só para mim e mais ninguém. É meu e só meu. O meu carro, o meu mundinho, a minha estrada.

E isto da partilha deveria ser outra coisa importante que se deveria aprender na escola e em casa.
Mas partilhar nos dias hoje… só mesmo nas redes sociais.
Fica então aqui a partilha da minha opinião!

Já me aconteceu estacionar o carro num pequeno parque que existe aqui perto, mas sem ser num lugar demarcado, sendo ainda assim, à luz do CE, estacionamento legal. Contudo de facto é um “lugar” onde o carro não fica muito bem, porque obriga a quem queira sair dos outros lugares fazer mais manobras. Mas não bloqueia nada. E já me deixaram lá um papel a dizer o quão mal eu estou ali…

Engraçado que se estiver a importunar os peões aqui ninguém se chateia. Há umas escadas que dão para a rua de cima que estão sempre, sempre(!) bloqueadas por um carro. Esse é um lugar onde jamais deixaria o carro.

As pessoas depois admiram-se de não andarem bem com a vida… pudera, na selva de betão, asfalto e ferro em que vivem, onde para se deslocarem da forma que é natural ao ser humano têm que fazer gincanas por entre o ferro que obstrui a via pública e o cocó dos cães.

Curioso… hoje fiz uma denúncia relativa a esta situação e recebi a seguinte resposta:

Exmo. Senhor

Relativamente ao assunto em epígrafe, encarrega-me o Exmo. Senhor Comandante da Policia Municipal de acusar a recepção do email enviado, o qual mereceu o melhor acolhimento, sendo alvo de apreciação e informar V.ª Ex.ª que;

Esta Policia no âmbito das suas competências, tem dado sequência às informações/denúncias sobre o estacionamento irregular, provenientes dos munícipes e apenas procede dentro da legalidade e zela pela imparcialidade;
O dever da imparcialidade consiste em actuar de forma a não favorecer ou prejudicar qualquer das partes ou interessados, tratando-os de igual modo, por um lado uma actuação isenta e com rectidão não favorecendo amigos nem prejudicando inimigos, evitando suspeitas de favorecimento.
Relativamente à questão apresentada, verifica-se a existência de várias infracções ao Código da Estrada cometidas por várias viaturas diferentes e apenas foi denunciada uma dessas viatura, assim esta Policia não vai proceder conforme solicitado.

Com os melhores cumprimentos

Vitor Alves
Agente Principal
Polícia Municipal de Lisboa
Rua Cardeal Saraiva, s/n, 1070-045 Lisboa
Tel. 808 202 036 Email: [email protected]

Vamos lá a um brain storming.

É ter o cuidado de fotografar apenas um veiculo em contra ordenação.

Já me aconteceu uma situação identica quando reportei um carro estacionado literalmente em cima da porta do meu prédio. Mas como haviam outros carros em cima do passeio foram-se embora :slight_smile:

Faz uma denúncia individual por cada carro.

Mas eu fiz. Só denunciei o Land Rover. Tive foi o azar de ter apanhado também o Passat.

Mas isto é estúpido… Neste caso haviam uns 8 carros em cima do passeio.

1 Curtiu

P-A-L-H-A-Ç-A-D-A

Se duas pessoas cometerem um assalto e só uma conseguir ser identificada, esta não é detida por não conseguirem identificar a outra?

2 Curtiram

My thoughts exactly… :expressionless:

1 Curtiu

pior, mesmo que apanhes um carro na foto, por essa teoria, podiam vir dizer que tiraste a pic dia 12, mas que não foste lá ver dia 13 se estava algum mal estacionado, e isso é injusto para a pessoa de dia 12 ^^

edit: epa ainda tou meio wtf

será que se dissesses que moravas naquela porta bloqueada pelo jipe já passava? se não, tinhas de reportar só os que apareciam na foto, tinha de ser a rua toda ou o bairro? xD

aiai, para q mail enviaste isso? será que há algum mais geral e/ou com mais autoridade onde podes pedir esclarecimentos?

Foi para o email “habitual”: [email protected]

Respondi a esse email mas não obtive retorno:

Caro Agente Principal Vítor Alves,

Agradeço a informação que me remete.

Percebo a postura, mas não concordo. Não é por apenas um visado ser denunciado que se deve deixar de actuar. Se o problema é não favorecer ou prejudicar uns em prol de outros, pergunto qual será a melhor forma de efectuar a denúncia.

Pretende que esta seja feita incluindo todas as viaturas em contra-ordenação? Na situação enviada existem duas viaturas em contra-ordenação: o dito Land Rover e um VW Passat Azul de matrícula não portuguesa. Acima do Land Rover existiam ainda 4 viaturas estacionadas em cima do passeio e que não aparecem na fotografia.

Como pretende que seja efectuada? Com registo fotográfico individual para todas as viaturas? Todas na mesma denúncia ou em denúncias separadas?

Agradeço a atenção prestada.

Cumprimentos
Pedro Sanches

6 Curtiram