Dia Mundial da Bicicleta

Post da ONU Portugal, tagando a MUBi:

https://www.facebook.com/UnricPortugal/photos/a.355395981209760.81425.275173559232003/1695025277246817/

-> https://www.facebook.com/mubi.pt/posts/2096220403752128


Neste dia, 3 de junho de 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra oficialmente, pela primeira vez, o Dia Mundial da Bicicleta! :biking_man::clap:

E porque celebramos? :thinking:

A bicicleta:

:white_check_mark: É um meio de transporte sustentável, simples e acessível;
:white_check_mark: Pode servir como meio não apenas de transporte, mas também de acesso à educação física, à saúde e ao desporto;
:white_check_mark: É um símbolo do transporte sustentável e transmite uma mensagem positiva a favor da redução do impacto ambiental negativo no mundo.

:globe_with_meridians: A ONU aproveita o dia para encorajar os Estados-membros a melhorar a segurança rodoviária, a integrar a bicicleta na mobilidade urbana, no planeamento e na conceção das infraestruturas de transportes. :arrow_right:️ Isto através de políticas e medidas que protejam e promovam ativamente a segurança dos peões e dos ciclistas.

:pushpin:Embora Portugal não seja o país europeu onde mais uso se faz da bicicleta, medidas têm sido introduzidas para favorecer a mobilidade com este meio de transporte, nomeadamente, através da construção de mais ciclovias, de infraestruturas de estacionamentos seguros e da sensibilização pelo respeito dos direitos dos ciclistas.

:high_brightness:Aproveite o dia e explore a sua cidade. Sempre pode ir de bicicleta! :bike:O ambiente agradece e a sua saúde também! :wink:

Saiba mais:
:point_right: ONU Portugal : https://bit.ly/2jmdAxV
:point_right: MUBi
:point_right: FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta


9 Curtiram

algumas fotos…

4 Curtiram

Pelas 9h30, apareceu esta bicicleta no Cais de Sodré e foi até a Praça do Comércio. Infelizmente não tenho uma foto com as 6 pessoas a andar nela, mas muita gente fotografou.

2 Curtiram

Pra mim só pelo facto de poder ter tido oportunidade de conduzir uma Bullitt já valeu :yum:

1 Curtiu

@mrbaptista, estava lá alguma loja com cargobikes?

A minha questão é mais no sentido de q gostava de saber q lojas em Lisboa vendem cargobikes, e q poderão ter cargobikes q possam ser vistas e experimentadas.

1 Curtiu

Supostamente ia lá estar cargo bikes para experimentar mas não vi nenhuma :frowning:

Eu também fiquei curioso.

Esta lá apenas a da Camisola Amarela.
Ainda falei com o rapaz, Pedro Ventura acho que era assim o nome dele, pois tb ando a pensar numa para levar a criança à escola, mas cada vez me parece que não vai acontecer…
Acho que vou ter de continuar a levar de carro ou de scooter :frowning:

Loja loja, não. Só a Camisola Amarela.

@Nuro_Carvalho sei de fonte segura que a RadWagon vai entrar no mercado europeu em Agosto e o preço de venda é €1799 :wink:

2 Curtiram

boa… mas outra questão que tenho é: é legal em portugal levar passageiros numa longtail?

2 Curtiram

Que eu saiba sim. O Gonçalo Pais e o Miguel Barroso nunca tiveram problemas, penso eu :wink:

4 Curtiram

Artigo 91.º

2 - Os velocípedes só podem transportar o respetivo condutor, salvo se:
a) Forem dotados de mais de um par de pedais capaz de acionar o veículo em simultâneo, caso em que o número máximo de pessoas a transportar corresponde ao número de pares de pedais e em que cada pessoa transportada deve ter a possibilidade de acionar em exclusivo um par de pedais;
b) Forem concebidos, por construção, com assentos para passageiros, caso em que, além do condutor, podem transportar um ou dois passageiros, consoante o número daqueles assentos;
c) Se tratar do transporte de crianças com idade inferior a 7 anos, em dispositivos especialmente adaptados para o efeito.
3 - Nos velocípedes a que se refere a alínea b) do número anterior, deve ser garantida proteção eficaz das mãos, dos pés e das costas dos passageiros.

Três é esticar a corda, mas é defensável: um ou dois passageiros nos assentos, mais uma criança com menos de 7 anos em dispositivo especialmente adaptado para o efeito…

4 Curtiram
4 Curtiram
4 Curtiram

Heresia! Todos os dias são dia da bicicleta.

1 Curtiu
2 Curtiram
1 Curtiu

O @acoentrao escreve top!

5 Curtiram