Dilemas éticos das decisões dos veículos com condução automática

E que tal não dotar os veículos com inteligência suficiente para perceber esses dilemas?

O veículo não tem de saber que o autocarro leva crianças. Se não souber isso, não há dilema. Limita-se a agir segundo o algoritmo que permita evitar o acidente que estatisticamente causa mais feridos.

Garanto que não me meterei num carro que já venha programado por uma qualquer inteligente ‘comissão de ética’ que decida substituir-me e interpretar a régua e esquadro a moral social dominante, transformando-a em bits. Quero ser eu a decidir nos ‘trilemas’: mato as criancinhas, o paraplégico ou vou eu de cabeça para o abismo?!
Eu é que escolho como o meu carro deve ser programado e assim serei, como hoje acontece, o único responsável.
Se perante as dezenas de situações e opções que me sejam apresentadas para programar me acobarde e fique incapaz de tomar decisões, então agradeço que me dispensem de seguir regras com que não concordo e desarrisquem-me de utilizador de máquinas que acham que sabem o que eu quero.

Um documentário muito completo sobre o problema ético dos veiculos autonomos:

https://www.rtp.pt/play/p7580/a-maquina-moral

Gosto particularmente de, no inicio a ideia é que os veiculos autonomos sao a soluçao para todos os nossos problemas da mobilidade dentro da cidade, mas após se ir dissecando ponto por ponto, chega-se à conclusao que existe sempre um mas, e que talvez não sejam só vantagens.

Adoro a parte em que o tipo da Mercedes diz que acredita 100% na implementaçao com sucesso dos veiculos autonomos. Mas depois durante um teste com o veiculo em andamento, carrega no escape sem querer, e o ecra que mostrava as camaras e os sensores passa a ter so letras e numeros tipo matrix. Ele fica todo atrapalhado,porque poe a nu que a situaçao de o computador crachar é bastante plausível e nenhum de nos gostaria de ter a sua vida dependente de um sistema informatico!

1 Curtiu

Bastante interessante. Obrigado. Na verdade, os gajos do MIT têm a típica visão americana de que é necessário matar umas quantas pessoas para os carros puderem andar na estrada.

Em claro contraste com a malta da Suécia que assume a Visão Zero como princípio. Já tinha partilhado uns artigos com autores da Volvo lá em cima.

A Tesla lançou recentemente uma nova versão do Full Self Drive. Neste vídeo dá para ver como se comporta na ultrapassagem de bicicletas:

3 Curtiram
1 Curtiu

ultrapassa o ciclista e fica parado uns 20m depois para fazer a curva à esquerda xD

está cada vez mais realista esta condução autónoma ahah

(mas a sério, é fixe ver estas melhorias, infelizmente acho que para países como Portugal vai mesmo ter de ser a tecnologia a resolver o problema da sinistralidade, o que noutros sítios se conseguiu com design e fiscalização muito antes :x

1 Curtiu
1 Curtiu

4 Curtiram

n tenho duvidas que daqui a uns anitos isto vai ficar mto mais seguro, e há muito mais que esse gajo podia fazer, claro, mas ai começava a perder vendas :stuck_out_tongue: era limitar o carro à velocidade máxima da via em que está

1 Curtiu
1 Curtiu