“Fazer de cada rua um local para a prática de uma vida activa e saudável.
[…] a invasão do território pelas ciclovias, a criação de pavimentos confortáveis, o permitir uma melhor deslocação, o diminuir a presença do automóvel na cidade, o aumento do transporte público e o aumento dos modos de mobilidade suave são absolutamente essenciais para introduzirem na nossa vida do dia-a-dia um modo de vida mais saudável.”
Excerto do discurso do Primeiro-Ministro António Costa durante o lançamento na semana passada, em Lisboa, do Plano Mundial para a Promoção da Actividade Física, promovido pela OMS – Organização Mundial para a Saúde:
Acho que o maior problema ainda está depois, não tanto no passar da teoria à prática, mas de que a prática seja assente numa estratégia sólida e duradoura no tempo.
Mas estas palavras são muito boas, assim como o que tem vindo a dizer o Fernando Medina. É uma grande evolução quando comparado com aquele vídeo do PSD sobre a construção de ciclovias em Lisboa.
É verdade, mas dito desta maneira ainda não tinha ouvido e sobretudo do primeiro ministro.
Por isso fizemos o vídeo com este destaque. É importante partilhar e exigir a aplicação prática datas palavras.
E ainda há aqueles que conseguem ter discursos diferentes no mesmo dia, consoante a audiência. Já assisti a isso este ano.
Reitoria da Universidade de Aveiro (na presença de vários utilizadores de bicicleta): “Este executivo tem coragem para retirar espaço ao automóvel, veja-se o caso da Rua da Pega (avenida adjacente à universidade, onde efectivamente vão reduzir o estacionamento)”
Junta de Freguesia (passado uma hora, com quase só automobilistas e em resposta a uma intervenção minha em que sugeri estacionamento pago): “Não podemos penalizar o automóvel sem arranjar alternativas, temos de criar mais estacionamento gratuito aqui à volta para as pessoas lá deixarem os carros”