É perfeitamente POSSÍVEL viver sem carro

Eu como engenheiro, tenho uma abordagem mais pragmática e menos socio-cultural. O carro no século XX matou, estima-se, cem milhões de pessoas em sinistros rodoviários, mais do que as duas grandes guerras juntas. Em países como Portugal, é um rombo na nossa balança comercial, sendo que 1/5 das nossas importações são carros e combustíveis, provocando uma enorme dependência energética (2/5 da nossa dependência energética deve-se aos carros). Um carro estacionado ocupa 12m^2, mas em locomoção ocupa muito mais. Ou seja, 2/3 do espaço público das cidades portuguesas são para o carro, quer para estacionamento, quer para locomoção. 90 cavalos para locomover uma única pessoa faz do carro o meio de transporte terreste mais ineficiente que existe à disposição do Homem. E poderia continuar.

12 Curtiram

António Eliphis em alguns sites, Aónio Lourenço por aqui, isso já começa a ser patológico. Consegues ser pior que o gajo do PAN e os enchidos a espalhar o ódio e o radicalismo anti automóvel. Queres viver numa gaiola, fica à vontade mas não obrigues mais ninguém a seguir a tua doutrina!

Portanto a solução é procurar uma casa próxima de um supermercado, imaginem como seria a organização urbana se todos seguissem essa regra. Pedir carro emprestado quando precisar: pois, mas o emprestador tem de o manter, chamam-se penduras. Arranjar emprego com carro de serviço, Isso todos tentam, mas nem vale a pena comentar de tão demagogas que são essas propostas.

E claro, o espaço, todos preocupados com o espaço. Sem a existência de carros a maior parte das avenidas que constituem as cidades nem existiriam, seriam apenas burgos medievais encavalitados de gente.

Antes dos carros, todos tinham cavalo, burro, bois e carroças. Se junto do rio, tinham barco ou canoa. A mobilidade é uma constante na história humana e não podem suprimi-la. Novamente, a demonização do automóvel é uma patologia grave. Posso concordar em que deviam ser banidos das cidades mas desde que existam alternativas de mobilidade, e não são SÓ bicicletas.

Claro que se consegue viver sem automóvel, desde que se seja servido pelos automóveis dos outros !

1 Curtiu

Eu nem me dei ao trabalho de ler o teu texto. Não tenho carro há seis anos, mesmo quando habitava em Lisboa. De acordo com o autocustos já poupei mais de 20 mil euros. Concordo apenas numa coisa contigo, obviamente que fora dos meios urbanos, é mais complicado prescindir do carro. Mas a minha avó viveu a vida toda no campo, foi muito feliz, e nunca teve carro. É também geracional.

3 Curtiram

De acordo com a mesma lógica de cálculos:
Sem carro desde final de 2015 (mas não contei esse ano).
3072€ que poupei anualmente. 2016 + 2017 = 6144€

Entretanto já usufrui de umas excelentes férias :slight_smile:

2 Curtiram

Essa mania de se preocuparem com o dinheiro dos outros é realmente típica dos xuxas

ahahahahahah

em 4 anos sem carro
nunca me servi dos dos outros

supermercado
tenho 7km para norte
ou 6km para sul

trabalho fica a 8km

atulhadas de carros
vai dar ao mesmo

errado
não tinham

claro que se consegue viver sem automóvel

3 Curtiram

Acredito ser possível desde que haja vontade para tal. O problema é que estamos “formatados” para usar sempre o carro. Actualmente não me vejo a abandonar o carro por completo por ter uma filha pequena e por ser mais cómodo. No futuro, quem sabe…

2 Curtiram

Deves achar que os supermercados são abastecidos com bicicletas …

1 Curtiu

Não estamos formatados para coisa nenhuma, as infraestruturas é que estão construídas para a utilização do carro, é algo muito diferente!

1 Curtiu

Desde quando eu faço entregas para os supermercados? Eu sou cliente, não sou fornecedor. Sabes a diferença?

Continente

Pingo Doce

1 Curtiu

são-no com carros???

1 Curtiu

Acabas de dizer que não estamos formatados… logo de seguida dizes de que forma estamos formatados, e nem te apercebes que o disseste.

1 Curtiu

Toda a gente sabe que os supermercados são abastecidos por todos aqueles carros que entopem a A5 junto ao viaduto Duarte Pacheco. As pessoas que tentam lá chegar de autocarro perdem anos de vida naquilo mas têm de compreender que é para manter os supermercados cheios…

Os carros que na minha zona estacionam em cima dos passeios e passadeiras no meu trajecto a pé para a estação também apenas estão ali, porque estão a fornecer supermercados. Lá tenho eu que andar a pé na estrada, para depois receber razias e buzinadelas de outros carros que vão fornecer outros supermercados.
Mesmo na minha rua passam a vida a abastecer o mini-mercado ali debaixo, que isto está sempre cheio de carros. Tem de ser, pah, os produtos têm de chegar às pessoas…

1 Curtiu

Estão todos a abastecer os hipermercados!!!

Não se vê bem na imagem, mas as malas dos carros estão cheias de legumes e frutas frescas.

5 Curtiram

Uma pessoa ausenta-se umas semanas, mas as Thrêtas continuam as mesmas.

Em nome de toda a malta de esquerda, as nossas desculpas por ele.

1 Curtiu

Mas aqui a unica pessoa que vai pela esquerda(em contra mão) é o three :wink:

A segunda, 19/03/2018, 18:18, Luís Marques [email protected] escreveu:

Não há paciência… um gajo tem que engolir o lixo que alguns grunhos debitam, caso contrário é fascista.

Não é possível aos administradores bloquear users, como se faz noutros fóruns? Convenhamos que há gajos que não trazem nada de bom ao ambiente cá do sítio… só cá estão para destabilizar e encher o fórum de lixo e asneiradas para quem nos visita.

2 Curtiram

Isto é um sistema democrático. Quando alguém escreve coisas não apropriadas, qualquer utilizador do fórum pode marcar o post. Ao fim de algumas marcações, o sistema automaticamente suspende o post.

1 Curtiu

Liberdade de expressão não implica que todas as opiniões sejam equivalentes, meu caro.

Não podes esperar que as tuas alarvidades sejam consideradas em pé de igualdade com a opinião dos outros, e depois constantemente jogar a carta do Calimero.

Liberdade de expressão implica sofrer as consequências pelo que se diz. E o teu contributo neste fórum é, geralmente, tóxico.

3 Curtiram

Liberdade de expressão é não ser silenciado por alguém que não gosta do teu comentário.
Não existem opiniões “melhores” ou “piores”.

Neste forum parecem querer seguir o modelo Chinês

https://www.telegraph.co.uk/travel/news/china-travel-ban-bad-social-credit-from-planes-trains/

1 Curtiu