Estacionar em segurança

Boa tarde,
Gostava de utilizar a bicicleta como meio de transporte, mas tenho receio dos roubos… onde posso guardar na Avª António Augusto de Aguiar?

Esse é um dos calcanhares de Aquiles das bicicletas. É um tipo de veículo propenso a roubos parciais quando deixado na via pública.

2 Curtiram

Se arranjares um bom cadeado em U não deverá haver problema em prenderes em qualquer lado.

2 Curtiram

Olá @Dulce,

A António Augusto Aguiar ainda é comprida. Em que zona seria?

Assim de repente estou a lembrar-me que em frente à Decathlon existem uns suportes em U invertido para parqueamento de velocípedes.

Se é para ficar na rua, é imprescindível que invistas num bom cadeado U-lock.

1 Curtiu

Olá @pmmsanches Pedro, Olá Romão @romaosl
Muito obrigada pelas vossas respostas. É mesmo aí, em frente, mas não sinto que fique em segurança.
Teria que prender a roda da frente de trás, celim, etc etc.
Todos sabemos que há roubos de peças…

Para as rodas e para o selim podes optar por trocar os apertos rápidos. Podes colocar um parafuso com porca que só se tira com uma chave de bocas ou luneta, ou podes investir um pouco mais e colocar apertos especiais que só se abrem com chave própria.

2 Curtiram

@pmmsanches obrigada Pedro, esses “apertos especiais” desconhecia, vou investigar.

Tens aqui uns exemplos:

https://pinheadlocks.com/store/en/16-locks-for-bikes-with-quick-release-wheels

2 Curtiram

Se a bicicleta tiver apertos rápidos podes troca-los por estes: https://www.decathlon.pt/aperto-selim-rodas-antirroubo-id_8380625.html

Também convém que a bicicleta não custe vários milhares de euros senão torna-se apetecível.
E deixar preza durante a noite também náo dá sorte.

Tirando isso, se prenderes com um cadeado em U os ladrões vão sempre preferir as presas com fios de aço, fáceis de roubar.

2 Curtiram

Olá!

Eu também comecei a trazer a minha bicicleta para o trabalho e esse foi um dos problemas com que me deparei. No meu caso, consigo colocar a bicicleta numa sala fechada dentro do meu local de trabalho.
Não consegues fazer o mesmo no teu?

1 Curtiu

Olá Cláudio @ClaudioFCoelho isso era o ideal e o que eu realmente queria, mas não dá trabalho no último andar e o elevador é uma caixa de fósforos. A Bicicleta sim… é relativamente boa! Obrigada Cláudio

1 Curtiu

@Three Pois… já fiquei sem uma mota não quero ficar sem uma bicicleta ou parte dela.

Se uma bicicleta dobrável for opção, poderá ser uma solução para levar para o escritório mesmo num elevador pequeno.
Senão, como já foi dito:

  • 1 ou 2 bons cadeados (U-lock + Abus Bordo 6000 - vale a pena o investimento)
  • Apertos anti-roubo para as rodas (eu uso uns Pinhead, mas os da Decathlon também devem servir).
  • Levar o selim contigo, usando um aperto rápido que permite tirar e pôr o selim em 2 segundos.

Ao prender a bicicleta com o cadeado, é sempre importante deixares o mínimo de folga/espaço para tentativas de violação. Prender o quadro + roda traseira ao estacionamento é uma boa prática.

2 Curtiram

Como já foi dito, usar um bom cadeado em U e certificares-te de que a infraestrutura onde a prendes é sólida.
Para as rodas, tens diversas soluções: ou os apertos que o @pmmsanches falou (mais caros), ou os da Decatlhon referidos pelo @romaosl. Mas também podes usar um cabo deste género, que prende no U-lock e passa pelas rodas e/ou selim: https://www.amazon.com/Kryptonite-Kryptoflex-Cable/dp/B00K036F6K

Se o selim tiver aperto rápido podes sempre leva-lo contigo para o escritório.

Acrescento que deves deixar a bicicleta numa zona visível e movimentada para que seja menos susceptível a desaparecimentos :wink:

1 Curtiu

Pois Dulce assim é mais dificil. :confused:

Sem acrescentar muito aos comentários anteriores:

O roubo é uma possibilidade, mas pode ser tornado improvável. Basta dificultar a vida ao amigo do alheio, colocando a bicicleta num sítio bem movimentado, e utilizando sistemas de tranca complicados ou, sobretudo, DEMORADOS de destruir. Se um ladrão não conseguir soltar a bicicleta em segundos, especialmente à vista de todos, não vai perder tempo.

Finalmente, pode não ser uma hipótese, mas… realmente era de considerar o uso de uma bicicleta menos €chamativa€ para as deslocações dentro da cidade.

Sem entrar em muitos detalhes, ser relativamente boa significa o quê, ser bicicleta eléctrica? Ou é uma bicicleta especializada, tipo para BTT?

Bom dia Dulce,

Não sabendo o teu horário, lembrei-me do Museu da Gulbenkian, mas também não me lembro os horários do mesmo…
Porque lá dentro, à entrada que dá acesso ao anfiteatro ao ar livre, há um bom estacionamento e anda sempre lá um segurança/polícia a rondar e é um lugar público e com movimento.
Fica a dica e claro o mais importante é um bom cadeado, seja onde for onde deixes a bicicleta!

Bom dia Dulce,

Sugiro uma leitura breve deste tópico.

3 Curtiram

Isso até pode ser eficiente mas o U-lock esfola-te o quadro e a jante traseira ao fim de pouco tempo.

Os bons u-lock são revestidos a borracha e não estragam nada.

2 Curtiram