Este sábado: o que fazias com 12.5 m2 na tua rua?

Para que serve a rua?
Vem conversar connosco e deixar-nos a tua opinião!

Este sábado, dia 10 de Outubro, entre as 11h e as 17h, integrado no Festival UmundoLx vamos estar a desenvolver um evento de co-criação de #parklets * com a comunidade, e queremos saber o que tu tens para dizer. O que gostavas de ver mais na tua rua? O que te faz falta? O que te encheria o coração? :slight_smile:

(*) parklets são lugares de estacionamento automóvel recuperados e reconvertidos em micro-espaços públicos para as pessoas - estacionamento para pessoas onde antes havia estacionamento para carros

Este evento integra-se nas atividades do projeto piloto que estamos a desenvolver com o apoio do Fundo Ambiental, da Junta de Freguesia de Campolide, e de outros parceiros, para a instalação de 7 parklets na cidade.

Por que é que isto deve interessar aos utilizadores de bicicleta? Por que uma cidade com menos carros e com mais espaços públicos de qualidade, é uma cidade mais segura e agradável para toda a gente, e porque os parklets podem incluir estacionamento para bicicletas, mantendo a capacidade de estacionamento de veículos, mas sobrando muito espaço para muitas outras coisas que fazem falta a toda a espécie de seres humanos, sejam ou não utilizadores de bicicleta. :wink:

Inscreve-te aqui https://www.umundu.pt/events/parklets-lx/ e vem daí! :slight_smile:

3 Curtiram

Neste evento esteve presente a Patrícia Melo da BiciCultura Portugal, que exibiu uma apresentação com informação muito relevante sobre o assunto. Pedi-lhe autorização para a publicar, coisa que ela até agradeceu :smile:

Postais-ParkletsLx.pdf (1.7 MB)

Deixo também convertido para imagens directamente aqui, de maneira a ser mais acessível:

Não consegui encontrar lá estes dados. Alguém daqui já andou a ver disto?

Perguntei-lhe e ela respondeu-me por via de e-mail.

from: Patrícia Melo
to: Sérgio Loureiro
date: 25 Oct 2020, 19:14
subject: Re: [Café Central] Este sábado: o que fazias com 12.5 m2 na tua rua?

resposta dada nesta conversa da bicicultura sobre políticas de estacionamento, esse valor foi calculado com base nos custos operacionais com lugares de estacionamento na via pública ordenados pela emel. Link abaixo:

1 Curtiu

Okay, isto parece misleading então, porque os valores não foram dados (i.e. directamente calculados) pela EMEL…

Obrigado por teres tido o trabalho de perguntar!

1 Curtiu