Fase de testes Sistema de Bicicletas Partilhadas de Lisboa

Vai lá dizer isso ao moço :slight_smile:

Acho que a falta que o moço sentiu de um suporte para o telemóvel e de ter a campainha no lado direito… bem, acho que quando se quer fazer uma review de algo, tem que se arranjar sempre qualquer coisa por onde pegar :roll_eyes:

2 Curtiram

Já agora, reparei que aumentaram o horario da fase piloto:

d) O serviço Lisboa Bike Sharing, durante a fase piloto, funciona todos os dias, entre as 7:00
horas e as 22:00 horas, devendo a Viagem realizar-se apenas neste período horário e
dentro dos limites do Concelho de Lisboa.

1 Curtiu

expliquem me uma coisa se souberem. já vi noticias em que dão valores diferentes para os custos de utilização, há já alguma confirmação dos valores e quais as consequenciais de se passar os 30 minutos de utilização?

O New In Town tem obviametne de dizer mal, senao nao tinha artigo para escrever

a app em ingles entao é a critica que mostra mais isso, se ele tem o sistema em ingles, todas as apps sao em ingles por defeito, mas claro, é preciso inventar algo para as pessoas clicarem no link.

a maior queixa que vejo é de ser dificil por / tirar as bicis mas tambem penso que seja algo que com o habito as pessoas se habituem ao “jeito” do sistema.

de resto, tudo o que seja falhas na app facilmente se corrigem

falhas nas bicicletas, mais dificil já que as mesmas já devem estar todas prontas a ir para a rua :stuck_out_tongue:

1 Curtiu

Sabem onde se pode ver um mapa com todas as futuras estações de recolha/entrega das bicicletas? Sei, que já vi aqui no fórum uma imagem disso mas não estou a encontrar.
Basicamente o que quero saber é se irá haver alguma na zona das Amoreiras. :wink:
Obrigado.

1 Curtiu

Obrigado. Parece então que não vou ter sorte. :frowning:

O contrato de concessão da EMEL com a Órbita está aqui: http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/264353

Inclui um mapa (não muito legível) com as estações (“docas”) e um quadro com os nomes e número de bicicletas.

Mais importante ainda: inclui também os preços de reforço do sistema…

3 Curtiram

Um dos moderadores do fórum Lisboa Bike Sharing divulgou isto:

«O tarifário não está totalmente fechado mas já se sabe o custo de uma viagem que tenha até 30 minutos.

  • em bicicleta convencional: 0,10€
  • em bicicleta assistida eletricamente: 0,20€

O custo Maximo por mês deste valor é de 8€ se usar sempre bicicleta assistida [4€ se se usar sempre bicicleta convencional].

Sempre que a viagem dure mais de 30 minutos tem um custo acrescido, que serve para fomentar o uso da bicicleta pelo maior número de pessoas possível.»

«Existe um valor de adesão anual : 25 € e um de utilização com o limite de valor por mês que indiquei.»

1 Curtiu

Hmm… também é proibido conduzir bicicletas alcoolizado …

eles já disseram como vao fazer para evitar os roubos (ou reduzir o seu efeito)?

o pessoal que tá a fazer testes nao teve de dar nenhum cartão de crédito para caução como nos outros paises, será que nao vao pedir?

1 Curtiu

Portanto para poderes usar tens que ter Smartphone e cartão de crédito :smiley:

Sendo grande parte das bicicletas eléctricas, a distribuição das estações poderia ser feita de outra forma mais abrangente. Assim apenas contempla as zonas mais planas da cidade (zona ribeirinha, parque das nações e planalto central). :frowning:
Pode ser (espero) que um dia mais tarde a rede se possa estender ao centro histórico e à zona das Amoreiras, por exemplo.

1 Curtiu

Suponho que dá para pegar uma na zona ribeirinha e deixá la no planalto central, por exemplo.

2 Curtiram

1 Curtiu

Boa tarde, Encontram-se em instalação as estações do GIRA na Freguesia das Avenida Novas.

A forma como as mesmas estão a ser instaladas parece-nos que pode ser perigosa, uma vez que a retirada e montagem/desmontagem da bicicleta se faz directamente para a via de circulação. Isto está correcto?

Noutras cidades vi que as estações estavam viradas para dentro ou seja para o passeio permitindo segurança as operações de retirada/colocação nas estações e monta/desmonta.

Gostava de saber a vossa opinião.

Abraço,
Rui Barbosa

3 Curtiram

Já tive oportunidade de testá-las na Expo, e o sistema de encaixe, obriga a
uma manobra com algum cuidado, não me parece nada seguro e correcto usarmos
a via onde passam os carros, para fazer esta manobra.

No limite, se o transito estiver em engarrafamento, ninguém coloca ou tira
a bicicleta. No entanto, isto levanta outra questão, se os peões quiserem
passar num passeio estreito(em que a retirada seja pelo mesmo), e houver
manobras de retirada de bicicleta, por onde é que eles passam?

2 Curtiram

esta de facto não tem muito espaço, nem de um lado nem de outro…

se tivesse ao contrário, para meter a bici numa doca do meio também era preciso andar uns metros pelo passeio

de qq forma assim parece que as bicis vão ficar com a roda na estrada 0o

Se calhar existia um local mais adequado… ora vejam lá aqui a apenas 20 metros desse local…

passeio largo o suficiente para estrutura, bicicleta, manobra e peão!

2 Curtiram