Sérgio, tens de ouvir isto:
Eles lá, que são jornalistas conhecedores do tema, dizem que este tema é sempre lançado pelos mesmos bitoleiros… ouve!
“Claro que os subscritores do Manifesto, os tais defensores da mudança da bitola, como referido no texto do PÚBLICO, que não são estúpidos, andam há anos a propor uma coisa bastante mais simples e mais barata: construir uma linha nova em bitola UIC para comboios de mercadorias de 740 metros, electrificada e com os mais modernos sistemas de segurança e controlo, isto é, fazendo tudo de uma vez, mas rápido e poupando dinheiro e a paciência dos exportadores.”
Os subscritores do manifesto não explicam como é que os comboios iriam atravessar Espanha, que não tem bitola europeia em linhas de mercadorias.
Estes bitaiteiros apologistas da teoria do caos…
Esbarrei com este vídeo, mostrando como é a mudança de bogie para um mesmo trem fazendo serviço de passageiros circular em ferrovias de bitolas diferentes, entre Polónia e Ucrânia.
A partir de 22:30.
O artigo não aborda os custo financeiros e execução que tal empreendimento teria. Esse sim é o problema
100 minutos para mudarem os boggies