Ferrovia – quanta mentira para proteger um monopólio

2 Likes

Sérgio, tens de ouvir isto:

Eles lá, que são jornalistas conhecedores do tema, dizem que este tema é sempre lançado pelos mesmos bitoleiros… ouve!

3 Likes

“Claro que os subscritores do Manifesto, os tais defensores da mudança da bitola, como referido no texto do PÚBLICO, que não são estúpidos, andam há anos a propor uma coisa bastante mais simples e mais barata: construir uma linha nova em bitola UIC para comboios de mercadorias de 740 metros, electrificada e com os mais modernos sistemas de segurança e controlo, isto é, fazendo tudo de uma vez, mas rápido e poupando dinheiro e a paciência dos exportadores.”

Os subscritores do manifesto não explicam como é que os comboios iriam atravessar Espanha, que não tem bitola europeia em linhas de mercadorias.

3 Likes

Estes bitaiteiros apologistas da teoria do caos…

2 Likes

Não existem linhas exclusivas para mercadorias e em Espanha todas a novas linhas construidas foram-no em bitola europeia. Aliás a conversão em bitola europeia resume-se à colocação de um terceiro carril na infraestrutura actual.

1 Like

Esbarrei com este vídeo, mostrando como é a mudança de bogie para um mesmo trem fazendo serviço de passageiros circular em ferrovias de bitolas diferentes, entre Polónia e Ucrânia.

A partir de 22:30.

1 Like

O artigo não aborda os custo financeiros e execução que tal empreendimento teria. Esse sim é o problema :slight_smile:

100 minutos para mudarem os boggies