Finanças dão carros a combustível em concurso

Mas é exactamente isso, taxam os refrigerantes por terem 10% de açúcar e ignoram gomas e rebuçados por terem mais de 80%. A mentalidade é a mesma, mas o objectivo das finanças é a obtenção de receita. Não existem princípios!

"Assembled in Portugal " Mas isso de oferecer carros é de facto populismo barato!

1 Curtiu

Mas agora é um crime ter um carro ou andar de carro?

Não, não é.

Eu próprio tenho carro e hoje já andei nele. A questão já está bem explicada na minha mensagem anterior: Finanças dão carros a combustível em concurso

1 Curtiu

Acham mesmo que uma industria que representa 2% do PIB nacional e emprega quase 5000 trabalhadores vai fazer o quê aos 230 000 carros que produz por ano vai perder o lobby instalado???

Ainda bem! Porque me desloco de bicicleta (muito mesmo) mas por vezes não tenho outro remédio senão ir de carro. Também tenho um que emite 99g de CO2 por Km. Sem ser híbrido das mais baixas emissões.

Não Nuno, não é! Ninguém aqui é contra o objeto carro ou as pessoas que o usam!

A questão aqui é o abuso do uso automóvel, e se se diz uma coisa e faz outra, se se continua a apostar nos modelos antigos, então nada muda!

2 Curtiram

Tb não é crime fumar. Mas seria impensável uma instituição do Governo dar como prémio maços de tabaco.

1 Curtiu

Crime não sei se será. Mas existe uma lei proíbe o fumo em vários sítios.

Achas mesmo que uma indústria que representa só em Portugal 2% do PIB nacional que emprega só em setubal quase 5000 pessoas que contribui Para a receita através dos impostos que IUC e ISV depois os impostos sobre os combustíveis, a receita da EMEL, o contributo para a economia anula através da vendam-se peças e das garagens de reparação mais os pneus venda e reparação mais os impostos que pagam. Achas mesmo que tudo isso vai acabar de um momento para o outro ?
Se por artes mágicas todos os 40000 carros que se vão retirar da baixa se transformassem em carros eléctricos então todos podiam entrar na baixa chiado. Afinal o trânsito não é a desculpa mas é o lobby do ministro que proferiu declarações que os carros a combustíveis fósseis daqui a sete anos não valiam nada. E há que agir em consonância com isso mesmo. Se fores à Holanda que tem uma rede de TP incomparavelmente melhor que a nossa verás que Amsterdão tem dos piores índices de poluição do ar. O que fazes com medidas que limitam o uso do carro e que quem deixa de os usar são os pobres e os remediados. Pelo contrário para os que têm mais dinheiro continua tudo igual. Mas afinal somos socialistas e temos de nivelar… por baixo.

Apesar de Amsterdão ter uma melhor rede de transportes públicos que a nossa, mesmo assim não consegue resolver o problema de congestionamento que tem. A densidade populacional na Holanda é tão elevada que nem com auto-estradas subterrâneas redundadas com estradas residenciais por cima, infra-estrutura ciclável e transportes de fazer inveja a Portugal conseguem tirar os engarrafamentos do quotidiano.

https://dutchdailynews.com/netherlands-named-second-worst-country-for-traffic-congestion/

Pois, mas os custos externos dos transportes, para os quais o transporte rodoviário é responsável por 3/4 do total, correspondem na UE a 7% do PIB, suportados maioritariamente pela sociedade.

Prevê-se q em 2030, 12% dos carros serão eléctricos. Os restantes, já sabemos.

Eu não espero nada da indústria automóvel q não seja defender-se, como qq outra.
O q espero das políticas públicas é q sejam isso mesmo, públicas.

Não percebeste nada ou não queres perceber. O tema aqui é oferecer carros!

Porque os carros têm de se vender. Porque é que o PM e o P CML não andam de TP e continuam a andar de carro (parece que agora eléctricos) mas comprados com parte do meu dinheiro. Ainda por cima são socialista…

Ó Nuno, estamos a falar de oferecer como 1.º prémio de um concurso um carro!!! Quem falou em vender?!

Vais ao encontro do que digo. Se os 40000 que a CML vai retirar (e bem) sou a favor da medida para que não hajam dúvidas apenas os critérios da aplicação são para mim discutíveis, se os 40000 passassem a eléctricos tínhamos o problema do trânsito na mesma?!

1 Curtiu

E porque o povo continua a querer carros… :wink:

Mas quem é que falou em elétricos? ou a diesel? Está a misturar tudo!!
O que está mal é oferecerem um carro!
Na eFatura antes ofereciam carros, agora oferecem certificados do tesouro…

Obviamente que ainda e durante muito tempo o carro será um bem que é visto como algo que promove status, se queremos mudar isso, e quem nos governa diz que quer mudar o paradigma, não pode oferecer carros! Como não oferece bebidas alcoólicas ou cigarros! que se vendem muito e sempre se vão vender…

2 Curtiram

A questão aqui é ética. Provavelmente um iluminado das finanças achou que conseguiria reduzir a evasão fiscal se o prémio fosse apetecível quando o que deveria fazer seria fraccionar o valor do automóvel em mais prémios de menor valor e assim premiar mais cidadãos. O facto é que no universo de contribuintes nacionais a probabilidade de ganhar o carro é muito próxima de zero.

1 Curtiu


Não sei se tal coisa existe, mas vou-lhe chamar “Paradoxo da Lei das Probabilidades de Laplace”: Ao haver um prémio mais chorudo, mas com menor probablidades de o ganhar, torna o concurso mais apelativo.
Há um exemplo claríssimo que é o número de apostadores no Euromilhões superou muito o número de apostadores no Totoloto. Embora no Euromilhões o prémio seja mais difícil de ganhar, é maior, e por consequência mais peesoal a querer arriscar-se a ganhá-lo.

Para juntar o útil ao agradável:

1 Curtiu