Fotos de ruas de cidades vazias precisam-se

Quem tem fotos das nossas artérias vazias nas principais urbes?
Partilhem para fazermos uma campanha à là GreenPeace Madrid…

Está é Lisboa :

4 Curtiram

A terça, 28/04/2020, 17:02, Nuro Carvalho via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

2 Curtiram

Ahahah. O eixo-norte sul ciclavel é capaz de ser demasiado, era capaz de dar uma apoplexia ao Carlos Barbosa.
Obrigado pelas imagens.
Vou tentar trabalhar a da Av da Liberdade. Quando mais altas/áreas forem as perspectivas, melhor.

2 Curtiram

A perspectiva não permite ver muito mais. Como escrevi a cima, quanto mais aerea melhor.

3 Curtiram

Epah muito bom! Podemos usar?

Devem! Claro que sim!

1 Curtiu

2 Curtiram

Brutal.
Alguém tem um drone para irmos tirar umas fotos?

2 Curtiram

Andares altos tb servem, já te mando uma das Forças Armadas.

1 Curtiu

1 Curtiu

Enviado para o Sexta de Bicicleta


Chega, @Francisco_Costa?

Fica atento a este tópico que poderão aparecer mais: https://www.facebook.com/SextaDeBicicleta/posts/2989335534464309:0

2 Curtiram

Para ser honesto, para o tempo que tenho entre fraldas… sobra. Se tiveres alguma preferencial nas fotografias a cima diz, há varias com potencial amanha se tiver tempo começo pelas mais faceis.

Entretanto deixo aqui mais umas bricadeiras, com antes de depois, agora na Av. das Forças Armadas como prometido:

5 Curtiram

Olá,

Fazendo um pouco o papel de advogado do diabo, não seria preferível focarmo-nos em ruas/ avenidas em que, efectivamente, seria importante haver uma ciclovia. Além disso, mesmo que o façamos para avenidas como a das Forças Armadas, talvez substituir o sinal de 30 por um de automóvel.

Iremos facilmente ser acusados de fundamentalistas e querermos acabar com o carro, quando na verdade o que queremos é reduzir os excessos (certo?).

Finalmente, sem querer estar a complicar mais, nalgumas faria todo o sentido termos também uma parte do espaço assinalado para peões.

Seja como for, gosto muito do resultado e vou tentar arranjar algumas imagens de outros locais da cidade.

Abraços

6 Curtiram

imagem

4 Curtiram

Olá Ricardo! Concordo que ter espaço para peões é essencial. Se conseguirem, e para efeitos da montagem, diria que pintar uma faixa (ou parte dela) na cor do passeio. Pq ruas gigantes vazias cheias de pinturas, mesmo sem carros, não ganham escala humana :wink:
Abraço!
Rita

5 Curtiram

@ricferr já tinha pensado nisso e concordo em absoluto.
Estas imagens feitas pelo @Francisco_Costa estão muito fixes para nós que já estamos convertidos à bicicleta, mas receio que possam ser consideradas “radicais” pela restante população, que é exactamente quem gostávamos que a campanha atingisse.

@Francisco_Costa, se puderes dar uns toques nisso, entre fraldas seria brutal :slightly_smiling_face:
As que escolheste parecem-me bem.
Se puderes pega também nestas:

2 Curtiram

Olá @ricferr ,
Concordo com parte do que dizes: “seria preferível focarmo-nos em ruas/avenidas em que, efectivamente, seria importante haver uma ciclovia.”

Isso ajuda a passar uma mensagem mais consistente e como dizes focada, por isso ao invés de ter muitas imagens, tentaria primeiro eleger os sítios onde a mudança é mais urgente e quando for feita (mesmo que primeiramente apenas em fotomontagem), a diferença passará a ser mais óbvia e inegável. Conto convosco para ajudar a eleger as melhores imagens, e dentro dessas exactamente o tipo de vias que devem ser simuladas.

Ainda relativamente ao que escreves, discordo de ti quando dizes que a Avenida das Forças Armadas não seria prioritária:

  • Na Avenida das Forças Armadas mora muita gente (eu incluído) e vai em breve morar mais quando se fizer a habitação de renda acessível que está prometida.

  • Apesar de ser uma Avenida, é o apenas no nome, tem um perfil e volume de trafego de auto-estrada levando os níveis de ruido e poluição a ser incomportáveis, com o padrão de avenida central uma capital verde europeia onde mora gente, e que têm por isso de ser reduzidos por todos os meios com a maior urgência – neles incluindo a redução da velocidade para 30km/h.

  • A inclusão de uma ciclovia no eixo Avenida EUA-Forças Armadas faz todo o sentido por unir transversalmente as ciclovias do eixo central: a nascente à que se espera para breve na Avenida de Roma e ás já existentes nos parques do vale da montanha e da bela vista; e a poente com a que está a ser construída na Av. Do Combatentes e com as que arrancam a partir de Sete-Rios/Campolide, para Alcântara e Monsanto.
    Além disso esta ciclovia passaria pelo Hospital de Santa Maria, permitindo acessos mais francos e seguros de bicicleta a este hospital para todos os profissionais de saúde e não só, o que nos tempos que correm ainda dá mais mérito a esta opção.

Não sei exactamente como querem usar estas imagens, eu fiz a primeira mais como brincadeira/provocação ao @Nuro_Carvalho , sugerindo que se fizesse como em Madrid e assim que for levantando o estado de emergência se saísse a rua a produzir estas vias em modo DIY, com ou sem a bênção da CML.

Como tenho 2 filhos muito pequenos, não tenho muito tempo livre e não consigo em tempo útil fazer Photoshop a todas as imagens já sugeridas, posso ir fazendo (esta tarde na hora da sesta espero safar mais umas) mas não tenho volume de produção para todos as requisitações, assim deixo aqui um link de we transfer para os ficheiros de Photoshop das imagens que já fiz, para que quem for versado nesta arte e tiver tempo livre, faça as imagens que bem entender. https://we.tl/t-44ov7EaukR

Queria muito fazer esta tarde a da rua do alecrim, e esta do viaduto Duarte Pacheco sem carros que o Medina partilhou a semana passada na conta de twitter dele.

Obrigado pelo feedback!
Abraços

4 Curtiram

Tens toda a razão.

É defeito de quem aí passa muito pouco porque quando preciso de ir para o lado da praça de espanha ou sete rios, venho quase sempre de sul e, por isso, sigo pela avenida de berna que é plana :slight_smile:. No fundo, quase nunca precisei de transpor essa colina.

Por outro lado, associo-a mais às universidades do que a zona residencial.

bom trabalho!

abraços

2 Curtiram