Fundo Ambiental 2022 - Compra de bicicleta eléctrica

Existe maneira de saber se ainda restam incentivos? Queria comprar uma convencional e aproveitar para poupar os 100€ mas pelo que percebi só há 1500 para bicicletas convencionais. Isso é capaz de voar muito rápido, não?

No ano passado, e penso q tb em 2020, disponibilizavam os dados das candidaturas em “tempo real”.

Tem o endereço de email no fundo da página. O melhor será perguntar-lhes se o vão fazer tb este ano.

1 Curtiu

Olá,

Comprei uma bicicleta elétrica no estrangeiro, vinda da Alemanha, e a fatura que eles me enviaram faz menção que cobraram o iva alemão (19%).

Ou seja, é uma fatura válida mas não liquidou o iva em Portugal (de 23%).

Sabem se isto me exclui automaticamente da candidatura ao Fundo Ambiental?

Obrigado desde já

Fiz agora a candidatura online, foi bastante simples. Alguém já recebeu os benefícios para compras deste ano? Quanto tempo demora, normalmente?

1 Curtiu

A minha candidatura foi submetida no início de abril e continua como estando “por validar”.

2 Curtiram

Segundo as regras podes comprar em qualquer estado membro, mas precisas de uma declaração que ateste que é uma bici urbana ou de carga…

Canyon ??

Para quem estiver interessado, já é possível ver “em tempo real”:

https://www.fundoambiental.pt/veiculos-de-emissoes-nulas/total-candidaturas.aspx

3 Curtiram

O presidente do CDS-PP, em declarações à Lusa à margem de um passeio de bicicleta eléctrica que realizou na cidade do Porto para assinalar o dia do ambiente, classificou de “ridículo” que Portugal tenha um fundo ambiental com 2,6 milhões de euros para 4.550 bicicletas.

“Basicamente com 500 euros por bicicleta, o que é simplesmente ridículo, quando se apela politicamente a uma transição, quando se tomam medidas que têm em vista a sustentabilidade e energia limpa, 4550 bicicletas eléctricas num país, que só no Porto tem mais de 50 mil pessoas a circular, ou Lisboa, é coisa nenhuma”, declarou.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0Cw8apd4Q1qDZCQfhzUHbLizyhDLAzpsoKQBAsKLGf9XUhHMLZRMAEiXiSACn2AYsl&id=100044539084919

2 Curtiram

obviamente com o nosso bias, gostava de dizer que tem toda a razão mas a verdade é que já vamos em junho e só agora se ultrapassou a metade das candidaturas.

2 Curtiram

A bem do CDS, partido em quem nunca votei, acho-os um partido muito religioso e desadaptado da modernidade, tenho a dizer o seguinte: RECOMENDAÇÃO
REQUALIFICAÇÃO DA CALÇADA DE CARRICHE
A PORTA DO LUMIAR:

A mal desse presidente, sei que é um coleccionador de carros antigos:

Portanto, não esperem que esse indivíduo, “carrista” como é, de um dia para o outro vire um pró-bicicletas.

Curioso vindo do líder de um partido que, no Porto, tem tido a posição que conhecemos sobre a implementação de infraestrutura ciclável nas cidades.

A vereadora do CDS-PP no Porto chegou a dizer numa sessão pública sobre mobilidade, que não fazia sentido fazer mais ciclovias porque as que existem não são utilizadas.

3 Curtiram

Parte da razão é a incerteza de saber se vais ter apoio ou não. Isso pesou na minha decisão de não comprar uma elétrica.

2 Curtiram

Tu e muita gente.

Isto é obvio que doi.

Um incentivo que te obriga a gastar o dinheiro primeiro e só depois saberes se recebes ou não o incentivo não é incentivo nenhum porque na pratica não se pode contar com ele.

Provavelmente grande parte das pessoas que beneficiou do “incentivo” já iria comprar com ou sem incentivo.

2 Curtiram

Acho q no ano passado sim, quando os incentivos acabaram, e o Governo disse q ia reforça-los.
Na verdade, todas as candidaturas válidas de bicicleta tiveram apoios, pq sobrou dinheiro da categoria dos ligeiros de mercadorias. Mas este aspecto, só se confirmou no fim, depôs de as candidaturas fecharem.

Como no ano passado, este ano há uma tabela com as candidaturas submetidas. Ainda não chegou ao limite, por isso sabes q se cumprir os critérios a candidatura receberá apoio.

Ou a questão não é tanto nos apoios disponíveis, mas saber se a candidatura cumpre ou não cumpre os critérios.

O despacho governamental que regula o programa, caslda ano tem dito q no final o Fundo Ambiental tem de fazer um relatório do programa nesse ano. Seria interessante ve-lo, mas, se fizeram, nunca publicaram este relatório.
Seria importante para este re6 o Fundo Ambiental perguntar as pessoas coisas como essa: se teriam comprado mesmo sem o apoio, se trocaram o carro pela bicicleta, etc

1 Curtiu

Eu comprei a contar com o incentivo.
Aqui no forum estava tudo muito bem explicado. E desde que passem a declaração no acto da venda, é quase garantido que recebem.

A menos que o dinheiro já esteja quase todo atribuido…
Mesmo nestes casos(pelo menos nas janelas aconteceu), eles depois atribuiram nova verba…

2 Curtiram

Não digo que não tenha havido quem o fizesse.

Há sempre quem esteja disposto a correr o risco.

Recebi hoje um email a dizer que a minha candidatura tem elementos em falta. No email diz:

“Notifica-se que a candidatura identificada sob o n.º XXXX foi objeto de verificação, tendo sido identificada a necessidade de retificação dos elementos indicados abaixo, pelos motivos mencionados:”

Depois não tem nada. Ou seja, não me diz quais os elementos em falta e não há nada “indicado abaixo”. No site, a candidatura passou para “Aguarda elementos adicionais” mas não há qualquer indicação do que falta, todos os campos estão preenchidos e está tudo conforme o pedido…não faço ideia o que possa ser. Já aconteceu a alguém? Estou preocupado porque no email dizem que tenho 5 dias úteis para adicionar os elementos em falta sob pena de exclusão…

3 Curtiram

Se der coloca o email como anexo no portal(onde demonstra que nao solicitaram os dados em falta). E responde com essa mesma informação.

Boa sorte…

A quinta, 18/08/2022, 20:05, Alex P. via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

2 Curtiram

A mim aconteceu-me exactamente o mesmo, no mesmo dia. :roll_eyes: Estarão a tentar-se descartar de pagar o que prometeram?

1 Curtiu

Eu coloquei umas janelas e submeti ao fundo e ando ha um ano para receber o valor. Estao sempre a solicitar algo de novo e a dizer que falta qualquer coisa. Quando submeti a bicicleta foi bem mais rapido…

A sexta, 19/08/2022, 08:10, Romão Leiria via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

1 Curtiu