Gestão e visibilidade dos grupos no perfil

Talvez alguns tenham reparado mas no perfil aparece uma lista dos grupos a que o membro pertence.

Até agora é para além dos grupos de trabalho havia dois grupos “socio” e “core”. Até agora os elementos da “core” não faziam parte do grupo “socio”. Para efeitos de permissões não tem problema nenhum.

No entanto ente método tem alguma desvantagens:

  • Os membros da “core” não contam para o total de sócios.
  • Por questões simbólicas Parece-m e mais correcto que todos os membros da “core” também devem ser parte do grupo “socio”. Se alguém sair ou entrar na core basta atribuir ou de retirado o grupo “core”.

Até aqui tudo relativamente fácil de decidir.

Algo que fiz nos últimos dias foi dar um título mais extenso aos grupos:
“socio” - “Sócio da MUBi”
“core” - “Membro da CORE”

Estes títulos mais extensos aparecem debaixo dos nome de que publica mensagens o que é simpático.

O que ainda não percebi ou controlei é quando há um membro “socio” e “core”. O que está a acontecer é que que só é do grupo “core” mostra como “Membro da CORE” quem é membro do grupo “socio” e “core” aparece “Membro da MUBi”.

Confusos? :slight_smile:

Opiniões sobre o assunto são bem vindas.

1 Curtiu

Concordo.

Pois, eu reparei nisso há pouco, mas não consegui perceber completamente o que se passava.
Por exemplo, neste excerto de outro tópico aqui ao lado:

Neste exemplo o RF e Herculano surgem com 2 grupos distintos porquê?

Sim, @jpbarreto o sistema ainda não está a funcionar bem.

Para já está a funcionar de forma um pouco estranha:

Para quem pertence os grupos “core” e “socio” coloca “Sócio da MUBi” junto ao nome.
Para os que pertencem só ao grupo “core” coloca “Membro da CORE” junto ao nome.

O que derrota um pouco a ideia que todos do grupo “core” tb deveriam pertencer ao grupo “socio”.

Mas o discourse tem uma forma de ultrapassar isso: “grupo primário”. Que no fundo é o grupo que é usado para colocar ao lado do nome da pessoa.

Ora eu já coloquei o “core” como grupo primário

Mas continua a não funcionar.

O grupo primário também pode ser alterado utilizador a utilizador - mas para já acho que será melhor que a “core” seja primário e tenha precedente em relação ao “socio” se bem que o ideal fosse ter os dois (mas parece ser impossível).

A mim parece-me que é um etiqueta que se pode mudar no perfil.

Mas quando tentas alterar esse “title”, que opções te aparecem?
No meu caso, quando tento alterar, surge-me este menu:

Não parece haver grande liberdade.

Esta experiência de, durante uns dias, ter visto muita da malta etiquetada como “Sócio da MUBi”, levou-me a sentir que esta etiqueta pode ser uma boa forma de angariar novos sócios (entre os utilizadores não sócios do fórum).

Um tipo lê “Sócio da MUBi” em vários outros utilizadores e pensa “epá, se calhar também devia tornar-me sócio”.

(Claro que se pode dizer o mesmo quanto a “membro da Core”.)

1 Curtiu

Eu por exemplo, na minha página de edição do perfil, não tenho nenhum campo para o “título”.

Suponho que seja uma opção apenas para administradores do forum.

Não querendo desviar a atenção da questão do @joaopferreira, porque é que alguns membros dessa lista aparecem como “Sócio da MUBi” e outros como “Membro da CORE”?

queres mencionar nomes? É puro acaso dos badges do Discourse

Basta abrires o link. Logo no topo da lista:

ajoaof António João Fernandes
Sócio da MUBi
anabananasplit Ana Sousa Pereira
Membro da CORE
ana_pocas Ana Pocas
Membro da CORE
ana_santos Ana Santos
Sócio da MUBi

Boas, reparei agora ao que te referes e obrigado por avisares!

Embora não tenha sido eu a criar essa categorização ou título (é essa a definição do Discourse), o problema está resolvido. Confirma: http://forum.mubi.pt/groups/core/members

alguma incongruência avisa pois não consigo detetar tudo :slight_smile:

Movi para aqui estas msgs.

Fui eu que achei que era uma boa ideia abrir essa “etiqueta/título” em frente do nome dos membros do fórum. Reparei na altura que não estava a funcionar bem mas acabou esquecido porque também ninguém pareceu dar importância ao assunto e eu considerei que com o tempo se resolveria.

Parece que o @joaopferreira resolveu o problema.

Podemos concluir que é uma boa ideia e como o @jpbarreto disse também funciona como forma de transparência na organização e angariamento de sócios e para a core.

1 Curtiu

eu resolvi manualmente :slight_smile:
ou seja, fui a cada membro e editei o título manualmente!

acho todavia que devíamos usar os badges e reputação do Discourse para definir quem pertence à core

Boa! Pois estava a evitar usar esse método manual. Parece ser um “bug” do discourse. O ideia teria que ser automático para não termos mais esse trabalho. Mas por agora resolve.

Admito que sim, que se pense em “mínimos” para pertencer à core mesmo que muito baixos. É um assunto delicado que merece reflexão em sítio próprio.

Ainda sobre as etiquetas de títulos acho que seria bom para questões de angariação que para além do “primary title” se pudesse por todos os grupos a que o membro pertence. Mas na altura que vi isto o discourse não permitia e admito que possa ser excesso de informação.

Esta questão dos títulos só funciona com o método manual? Fui ver aqui: Fórum da MUBi

paulovieira
Paulo Vieira
Membro da CORE
racribeiro
Rui Ribeiro  

Sócio da MUBi

ricardocruz
Ricardo Cruz

Membro da CORE

O Rui Ribeiro é o único que está como “sócio da mubi” no grupo core.

Sim. Foi a conclusão que chegamos eu e o Pimentel. Mas era um bug da altura. O ideal era que fosse automático. E que o grupo “primário” fosse a core isto é o grupo que tem precedente sobre todos os outros. Mas não funcionava e por isso o Pimental mudou todos manualmente. O Rui Ribeiro é recente. Pensei que tinha mudado manualmente mas aparentemente não gravei.

1 Curtiu

Fiz a alteração manual.

2 Curtiram