Gira - Bicicletas de Lisboa

Boa noite,

Uma questão: Até 30 de Setembro, os primeiros 45 minutos eram gratuitos. Alguém me sabe dizer se esse tempo foi alargado? Ou se agora teremos que pagar os 0,10€ (caso de clássica) ou 0,20€ (caso de eléctrica)?

Obrigada.

1 Curtiu

Bom dia.

No site diz que até ao final de 2018 não são aplicados os valores:
https://www.gira-bicicletasdelisboa.pt/passes-e-tarifarios/

Resumindo, fica tudo na mesma. :slight_smile:

Eles têm adiado sucessivamente o pagamento das taxas, já faz pelo menos um ano.

Penso que só colocaram a pagar, quando tiverem todas as estações implementadas, e todas as bicicletas a rolar.

2 Curtiram

Obrigada ! Na aplicação ainda dá às datas de 31/Set. Por isso, é que perguntei. Sendo assim ainda temos mais 3 meses onde os primeiros 45min são gratuitos.

Obrigada!

2 Curtiram

Mais 3 meses sem bicicletas.

1 Curtiu
2 Curtiram

Está a haver operações STOP na ciclovia do Saldanha para multar utilizadores nas bicicletas PEDELEC que não usem capacete.

Bom dia.
O que eu li (https://www.dn.pt/cidades/interior/anda-de-trotinete-e-bicicleta-sem-capacete-psp-fiscaliza-e-multa-chega-aos-300-euros-10272096.html) é que a Policia ia sensibilizar o uso de capacete e não propriamente andar á caça da multa.

Hoje passei por lá e zerinho de Polícias na rua/ ciclovia a fazer esse serviço. :face_with_monocle:

1 Curtiu

Sempre que a polícia faz trabalho que deve chamam-lhe caça à multa. :stuck_out_tongue: Não se ponham a jeito e não terão problema nenhum !

Está a gozar? Neste caso o que se passou é grave, pois a polícia tem coisas muito mais graves a fiscalizar e não o faz.

4 Curtiram

Cabe à polícia determinar o que é mais grave ou não. O péssimo hábito Tuga de desautorizar as forças da ordem só consegue manter a impunidade dos muitos grunhos, azeiteiros e criminosos que infestam o país

Com certeza ficaram bastante sensibilizados!

1 Curtiu

Bom dia.

Eu não ando de trotinete, mas tive a pesquisar um pouco na net sobre as regras da utilização e cheguei logo ao uso obrigatório de capacete.

(imagem tirada desta noticia: https://pplware.sapo.pt/motores/atencao-condutores-de-trotinetes-multas-da-psp-podem-chegar-aos-300-euros/ )

Eu como ando somente na(s) GIRA, fui me informar/ pesquisar antes de as usar e…:

(imagem tirada do próprio site da GIRA: https://www.gira-bicicletasdelisboa.pt/perguntas-frequentes/ )

Infelizmente a dita “sensibilização” deveria se calhar neste caso obrigar o condutor da trotinete a terminar a utilização dado que é obrigatório o uso do capacete. - Isto sou eu a ser o Polícia “fixe”

@Lobo estão a multar também quem anda de GIRA eléctrica sem capacete.

Também li isso algures isso. Afinal nas bicicletas electricamente assistidas é ou não é obrigatório o uso de capacete?
Este artigo do DN induz ainda mais em erro: https://www.dn.pt/cidades/interior/anda-de-trotinete-e-bicicleta-sem-capacete-psp-fiscaliza-e-multa-chega-aos-300-euros-10272096.html?fbclid=IwAR2RTeu-09yb-uGqHRnf7R0kMAhKuJbT5MkcN2zzo-4wIe4gTi6VJWj-9Xo
Dá a entender que o capacete é obrigatório em todas as bicicletas.

Está tudo no código de estrada.

1 Curtiu

A única sensibilização necessária é a dos nosso governantes para alterarem o código da estrada.

3 Curtiram

Estou a ficar confuso… ou seja, se a Bicicleta não for eléctrica a lei diz que não é obrigatório o uso do capacete. Por outro lado se for eléctrica é obrigatório o uso? É isso?

Artigo 112.º
Velocípedes
1 - Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas acionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.
2 - Velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar com potência máxima contínua de 0,25 kW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o condutor deixar de pedalar.
3 - Para efeitos do presente Código, os velocípedes com motor, as trotinetas com motor, bem como os dispositivos de circulação com motor elétrico, autoequilibrados e automotores ou outros meios de circulação análogos com motor são equiparados a velocípedes.

hmmm… :face_with_monocle:

Qual é o sentido do que está escrito no site da GIRA se as pessoas andam a ser multadas?

4b60bfe19c87afcdd92944bf5d3c9a752b178ada_1_690x207

:face_with_monocle:

Se o CE for alterado de cada vez que um cidadão se sentir incomodado pela sua aplicação isto torna-se numa bandalheira. Já bastam os grunhos que violam o CE gratuitamente e sem pejo.