Grupo fb para discutir mobilidade no PN

o tema vai ser sobretudo mobilidade pedonal, mas tb há espaço para falar de bicicletas, claro

havia 1 grupo geral, mas o admin único tinha a mania que era czar e fui fora quando comecei a apresentar estudos a mostrar que o número de vias de um atravessamento pedonal tem impacto nos atropelamentos ^^

para quem quiser, deixo o exemplo do primeiro post :stuck_out_tongue: se apanharem alguma gralha ou quiserem sugerir algo podem fazer aqui, ou por lá se quiserem entrar

https://www.facebook.com/groups/915083842524065

3 Curtiram

o primeiro post é de uma situação perigosa para todos os peões, mas em particular para alguém com mobilidade reduzida ou que ande com um carrinho de bebe.

fica na intersecção da Rua do Caribe com a Rua do Polo Sul, a passadeira na saída do “túnel” tem visibilidade muito reduzida devido às “paredes do túnel”, e é praticamente impossível para quem desce a Rua do Caribe ver se estão carros a vir sem estar mesmo na beira da estrada.

para alguém com carrinho de bebe é dificil conseguir visibilidade sem o carrinho já estar na estrada, ou ter de ir de “marcha atrás”

para alguém com mobilidade reduzida é difícil negociar a descida do passeio, particularmente íngreme, e parar no espaço reduzido onde dá para ter alguma visibilidade. além disso se tiver em cadeira de rodas tem ainda menos visibilidade pela altura reduzida

a mesma falta de visibilidade afecta os condutores, em particular os que circulam na via da direita, e durante uma boa parte do dia é uma zona propensa a encandeamento pelo alinhamento com o sol, por ser uma subida, e por se estar a sair de uma zona de baixa luminosidade

a forma de mitigar estes problemas, curiosamente, é visível na foto retirada do google street view: eliminar a via da direita. no fundo mantendo a via única que existe apenas uns metros atrás.

o sitio visto no google maps:

https://www.google.com/…/@38.7656271,-9…/data=!3m1!1e3

vista de um peão que se prepara para atravessar a passadeira no sentido oeste->este:

(ver foto

foto do google street view, onde se vê como a redução de via pode funcionar, de forma simples, permitindo aos peões ter um sítio seguro, já na estrada, onde podem ver e ser vistos. também é visível o efeito de encadeamento que ocorre por volta do meio dia

https://www.google.com/…/data=!3m6!1e1!3m4…

a intervenção no nível mais básico é de muito baixo custo, bastando alguma tinta e uns pinos.

um passo à frente seria sobreelevar a passadeira, que além das vantagens já conhecidas permite reduzir a inclinação na aproximação à estrada, que existe por uma combinação de, inclinação geral da Rua do Caribe, do facto de haver ali um túnel, e do rebaixamento do passeio.

no outro lado do túnel, na Avenida do Pacifico, existe uma situação semelhante.

2 Curtiram

Já lá estou.

Conheço bem esse túnel e concordo que não é nada agradável passar lá a pé. Além das duas pontas desse túnel, há uma situação semelhante na saída do estacionamento do CC Vasco Da Gama.

Qual é o nome do grupo?

“mobilidade no parque das nações”

1 Curtiu

mandei uma versão adaptada do 1º post (que copiei neste topic

para a junta de freguesia, entretanto já encaminharam para o departamento de mobilidade da cml

deixa ver no que dá ^^

passado mais de 2 meses sem resposta (da parte da CML, para onde a junta encaminhou

perguntei o que se passava, a junta respondeu passados 1 dia ou 2 a encaminhar novamente e a passar a minha mensagem… vamos ver se desta há resposta… é que parece ser a intervenção mais simples de sempre :x menos que isto so se fosse rebaixar 1 passeio ou algo assim