Guardas Civil [Espanha] camuflados como ciclistas sancionam condutores q não respeitam 1.5m

http://diariodeltriatlon.es/not/6696/guardias-civiles-camuflados-como-ciclistas-vigilan-que-se-respete-los-1-5-metros-de-seguridad/

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cá não pode ser, seria mal visto pela populaça…
“camuflados? onde já se viu… andam na caça à multa”

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Este artigo refere uma outra coisa mt interessante: o 1º estudo sobre ultrapassagens a ciclistas em estrada … enquanto por cá parece q nada se sabe e menos se quer saber da sinistralidade com ciclistas, apesar de, segundo o Eurobarómetro da ECF do ano passado, Portugal ser dos 28 países da UE aquele q tem a mais alta taxa de fatalidade de ciclistas e aparecer tb no pior lugar em segurança nos números.

Do estudo, observaram q 1/5 dos condutores não deixa a distância mínima de segurança de 1.5m ao ultrapassar ciclistas.

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na minha amostra diária diria que 1/5 respeita os 1,5m e alguns passam para a outra via, poucos mesmo.

@Nuro_Carvalho acho que essa amostra vai depender muito da posição que ocupas quando conduzes e do tipo de vias em que circulas.

Ando no meio da via e só me encosto quando abrandam à minha velocidade e não vêm ninguém no sentido oposto. Ando com a tshirt da MUBi por estradas que passam por localidades/aldeias num percurso de 12 kms entre terrinhas, de Carnaxide ao TagusPatk, e mesmo assim só 1/5 respeita, é a minha amostra.

Já fui para o tagus Park durante uns tempos e não tenho essa experiência. Mas ia da estação de Barcarena e isso pode fazer a diferença.

Curiosa foto dum manual de condução português de 1940 a falar em 2 metros!
image

Encontrado em


e

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Há tempos estava à procura de onde se compraria ou quanto custaria um sensor de distância e encontrei isto: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1689244997257062/Dissertacao_final_82316.pdf

Tens alguns dados sobre distâncias de ultrapassagem (embora não exaustivos) por volta da pág. 61 e seguintes.

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Que outros países têm exemplos deste tipo de fiscalização?

“We are currently evaluating a series of pilot close pass operations which involved police officers in plain clothes on unmarked bicycles equipped with cameras, supported by police motorcyclists to identify drivers who don’t give cyclists enough room when they pass.”

Colocar polícias, à civil, na bicicleta serve como forte elemento disuasor:
Nenhum condutor imagina como tendo bom resultado uma razia a um polícia.

E, com os seus na estrada, a Polícia ganha outra sensibilidade sobre esta questão.

Só vejo vantagens.

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Há mais vantagens ainda nas patrulhas policiais de proximidade em bicicleta: são mais rápidas e cobrem uma área maior do que as patrulhas a pé; são mais lentas e com maior percepção da envolvência do que trancados dentro de um carro.

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